RIO DE JANEIRO

INSTITUIÇÕES OFERECEM CURSOS SOB MEDIDA PARA EXECUTIVOS

Conciliar vida profissional e educacional não é tarefa fácil. Afinal, além de força de vontade, o profissional precisará de jogo de cintura para não desistir no meio do curso. Na tentativa de facilitar a rotina dividida entre trabalho e estudo, as instituições de ensino vêm oferecendo horários cada vez mais diversificados.

O esquema, porém, deve vir acompanhado de cuidados com a saúde e suporte familiar para entender que nem todos finais de semana serão parra a vida social. “As privações serão parte de uma situação temporária e o investimento será recompensado. Nem que seja a longo prazo”, assegura Iêda Carvalho, sócia da Humanus Consultores Associados.

Uma das mais conceituadas instituições de ensino, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) oferece atualmente oito cursos de Master in Business Administration (MBA), sendo que os mais procurados são Gestão Empresarial, Finanças e Marketing. As pós-graduações acontecem tanto pela manhã, com início às 7h e término às 9h30, quanto à noite e aos sábados.

Com uma grade de cursos ainda mais ampla, a Universidade Estácio de Sá dispõe de 80 especializações diferentes, com duração média de um ano. Segundo Samuel Cruz dos Santos, diretor de pós-graduação, hoje há 5 mil alunos inscritos nas turmas, sendo que 90% trabalham. O investimento mensal gira em torno de R$ 250.


O aluno determina o horário das aulas

De olho no mesmo público, disposto a absorver novos conhecimentos teóricos sem deixar de lado o dia-a-dia nos escritórios, o Ibmec Business School oferece os MBAs de Finanças, Gestão e Marketing. Todos com duração aproximada de 18 meses e podendo ser cursados durante dois dias da semana, a partir das 19h ou aos sábados.

Como o nosso sistema é de crédito, o aluno ainda tem maior flexibilidade. Ele é quem dita o horário mais conveniente - diz Isabel Cerchiaro, coordenadora do MBA de Marketing do Ibmec, que exige investimento entre R$ 17,5 mil e R$ 21 mil.

Na Universidade Federal Fluminense (UFF), a realidade não é muito diferente. Entre os MBAs oferecidos estão os de Gestão pela Qualidade Total, Engenharia Econômica e Financeira, e Gestão de Negócios Sustentáveis, todos com aulas aos sábados, da 8h às 17h. As especializaões podem se estender por até 15 meses e exigirão investimento entre R$ 4,4 mil e R$ 8,4 mil. Além disso, a instituião oferece especializaões durante a semana e cursos com carga horária reduzida.

Manter-se atualizado e somar, a cada dia, novas habilidades no currículo é indispensável para os profissionais que desejam ascender na carreira. O extenso cardápio de opões de cursos e a flexibilidade de horários devem ser encarados como aliados para alcançar o objetivo, como diz Haydée Maria Rosas Rodrigues, diretora da A&D Metodologia e Procedimentos, especializada em gestão de pessoas, treinamento e desenvolvimento.

Mesmo que o profissional seja obrigado a estender sua jornada de trabalho em algumas horas para dar conta dos afazeres da empresa - afirma Haydée, que está concluindo o MBA em Tecnologia Educacional na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).

As opões sob medida para executivos não se restringem à pós-graduação. Mesmo idiomas, quase tão indispensáveis quanto a formação superior, têm cada vez mais opões para fisgar quem vive em guerra com a agenda. Procurando atender à demanda, são várias as instituições que oferecem cursos voltados ao ambiente corporativo.

O Centro de Cultura Anglo-Americana (CCAA) faz parte do grupo que decidiu investir neste público tão seleto. A rede lançou o English for Professionals in General (EPG), curso de inglês específico para profissionais, que aborda a linguagem utilizada no cotidiano das companhias.

As aulas são montadas em cima das 1,8 mil palavras mais utilizadas no dia-a-dia das companhias. Procuramos reproduzir em sala situações rotineiras, como entrevistas de emprego, reuniões de trabalho e consultas médicas - explica Rogério Gama, diretor de marketing do CCAA.

O curso, que tem a duração de quatro módulos com 58 horas cada, pode ser ministrado em sala de aula ou até individualmente, na empresa ou na casa do aluno. “Esta é, inclusive, uma das vantagens. As aulas vão direto ao ponto de interesse”, diz o diretor de marketing da rede.



Atividades Virtuais e Workshops Temáticos

O Business Plus, curso oferecido pelo Yázigi, também tem como público-alvo profissionais que não querem perder tempo. O conteúdo é dividido em atividades na Internet, que podem ser feitas em casa ou no escritório, e workshops realizados no Yázigi ou na empresa. As atividades virtuais são pré-requisitos para acompanhar os workshops temáticos em classe.

Os temas procuram atender a profissionais de diferentes áreas, abordando situações presentes no cotidiano das companhias. O curso tem a duração de 31 horas, sendo seis horas em quatro workshops, com 90 minutos cada, e 25 horas de atividades na Internet, com orientação e feed-back do professor.

Outra escola que tem cursos direcionados aos executivos é a Seven. Há 13 anos no mercado, a instituição oferece inglês e espanhol para profissionais. As aulas são definidas em estágios de 70 horas e sua duração varia, dependendo da necessidade do aluno e sua disponibilidade.

Nas unidades da Seven, os cursos mais procurados são os intensivos de inglês e os de espanhol, com aulas duas vezes por semana. Para as pessoas que preferem aprender outro idioma no exterior, a Seven mantém intercâmbio com algumas escolas na Inglaterra, Estados Unidos e Espanha.



Serviço

CCAA, www.ccaa.com.br

Fundaão Getúlio Vargas, 2559-5900

Ibmec Business School, 3284-4000

Seven, www.sevenidiomas.com.br

Universidade Estácio de Sá, 2206-9760

Universidade Federal Fluminense, 2618-3427, 2717-6390, 2621-5140 e 2621-5137

Yázigi, www.yazigi.com.br



Fonte: Jornal do Comércio /RJ - Seção:Carreiras / Gerência - Pg. B-10 -24/06/2003 por Aline Abreu e Thiene Barreto.