Ética empresarial e gestão da reputação

No contexto atual de economias competitivas, regimes políticos liberais e mídia diversificada e ativa, as empresas vêem-se expostas a crescentes pressões de sociedades civis cada mais aguerridas e exigentes. A preservação de intangíveis como a reputação, a imagem, as marcas, obriga as empresas a realizar uma reflexão competente sobre os impactos que decisões e ações geram sobre as “partes interessadas” (stakeholders). A credibilidade pública das organizações tornou-se uma questão de estratégia de sobrevivência e de perpetuidade, à medida que entra em pauta a lógica da responsabilidade social.

Crises de confiança têm abalado os mercados internacionais de forma recorrente e têm provocado prejuízos significativos, quando não a perda do negócio de empresas tradicionais. A necessidade de efetivar análises éticas conseqüentes e de capacitar gestores e executivos a realizá-las tornou-se, por isso mesmo, um imperativo contemporâneo.
Público alvo
O curso destina-se preferencialmente a profissionais que estejam ocupando cargo de gestão, mas visa também a capacitar àqueles que estejam construindo sua carreira para assumir funções gerenciais em médio prazo.

Programa

  • Qual é o objetivo dos negócios?
  • O conceito de ética e seu objeto de estudo.
  • Para que estudar ética?
  • Egoísmo e altruísmos.
  • As teorias éticas da convicção e da responsabilidade e os processos de decisão.
  • A dupla moral brasileira e os efeitos da ambivalência.
  • O imaginário brasileiro em transição.
  • Por que ética nos negócios?
  • A reputação como cacife moral.
  • As frentes externa e interna da gestão da reputação.

Instrutor:
Prof. Dr. ROBERT HENRY SROUR é Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, Professor dos MBAs das Fundações da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) e Diretor Geral da RHS ? Serviços Científicos. Foi docente da Universidade de Brasília, da Fundação Getúlio Vargas (Escola de Administração de Empresas de São Paulo) e da Universidade Federal de Santa Catarina. Publicou os livros: Ética Empresarial. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000 e 2002 (8ª tiragem); 2003 (2ª edição revista e atualizada), Poder, Cultura e Ética nas Organizações. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1998 e 2002 (9ª tiragem), entre outros.


Mais informações: (11) 3662-3990 ou cursos@aberje.com.br

Data: 26 de setembro de 2003
Local: Av. Angélica, 1757 - 12º andar -SP
Horário: 9:00 às 18:00 horas
Preço:
Associado: R$ 480,00
Não-associado: R$ 680,00


 

Forma de pagamento:
Envie, juntamente com a ficha de inscrição, via telefax (11) 3662-3990, o comprovante de depósito em nome da ABERJE - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial Banco Itaú Agência: 0347 C/C: 02917-5

*Sua inscrição será confirmada por e-mail no prazo de um dia útil. Caso não receba a confirmação entre em contato pelo telefone: (11) 3662-3990.