Intercom começa dia 03/09

Luiz Otávio, de Belo Horizonte

 

O professor Salvador Alsius, da Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona, vai fazer, no próximo dia 03/09, a conferência inaugural do 26º Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (Intercom), abordando o tema “Mídia, Ética e Sociedade”, em um evento que se estende até o dia 06/09 e reunirá cerca de quatro mil pessoas, entre estudantes de Comunicação e profissionais. Fundada em 1977, a Intercom é ligada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e os eventos se concentrarão, principalmente, no campus da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC-MG.

Para o dia 04/09, está prevista uma palestra sobre o tema “Ética e cobertura da invasão do Iraque”, com a participação da professora Sílvia Helena Simões Borelli, da PUC-SP e o professor Dr. Shinar, da Universidade israelense Ben Gurion-Negev, além das professoras Christa Berger (UFRGS) e Sônia Virgínia Moreira, da UERJ. Paralelamente, acontecerá um debate sobre “Ética e prática jornalística”, reunindo o jornalista Ananias José de Freitas, professor da PUC-MG e José Arbex, da Folha de São Paulo, além do professor Jonh Dowling, da Universidade do Texas.

Ainda neste dia, serão apresentadas as conferências sobre “Ética e Comunicação Institucional”, com o professor Valério Fuenzalida, da universidade espanhola Diego Portales, Gilberto Leifert, do CONAR, Paulo Nassar, da Aberj e tendo como mediador o professor Gaudêncio Torquato, da USP. “Ética e a nova mídia” será o assunto que reunirá os professores Giuseppe Richeri, da universidade de Lugano, Muniz Sodré, da UFRJ e Marcelo Coutinho (Casper Líbero).

O professor da PUC-MG, Mohazir Salomão, também diretor da área de Integração com Universidades do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG), afirmou que este congresso da Intercom “vai possibilitar aos estudantes obterem uma maior clareza e conhecimento de que a Comunicação é um vasto campo de estudo” que, em sua opinião, “consegue interagir e retroalimentar as pesquisas nas áreas de ciências humanas e sociais”. Já a coordenadora do evento, professora Ivone de Lourdes Oliveira, diretora da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC-MG, comentou que, neste congresso, os alunos terão a oportunidade “de conviver com os autores dos livros que lêem nas salas de aula. Quem participar, ficará sabendo de tudo o que está ocorrendo na área de Comunicação Social, em todo o Brasil”, concluiu.

Fonte: Comunique-se 02/09/03