UFG discute a comunicação como ciência

Da Redação

 

 

Professores de comunicação de Portugal, do Rio Grande do Sul, de Goiás e do Distrito Federal estarão reunidos, entre os dias 10 e 11/09, para discutirem a epistemologia da comunicação (teoria do conhecimento e metodologia). Entre os temas debatidos estão a "Ciências da Comunicação: um campo em construção no Brasil" e a "Esfera pública e o campo dos media".

O Seminário de Comunicação e Política será realizado na forma de conferência e debate e estará aberto também a estudantes, profissionais e professores das universidades privadas. A inscrição custará R$ 10,00 e a carga horária do evento poderá ser usada como atividade complementar nos cursos de graduação.

O evento será realizado no Anfiteatro do Instituto de Matemática e Estatística, no Campus II da Universidade Federal de Goiás, e terá como conferencistas os professores José Luiz Braga, Doutor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo (RS); autor de vários livros e um dos principais teóricos da comunicação no Brasil, e Adriano Duarte Rodrigues, Dr e Vice-Reitor da Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

Para que esse primeiro Seminário de Comunicação e Política pudesse ganhar uma conotação internacional foi realizada uma parceria entre seis instituições de ensino superior de Goiânia e Brasília, e várias universidades de outros Estados. As instituições do Centro Oeste envolvidas foram a Faculdade Cambury, a Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (por iniciativa e coordenação do seu Núcleo de Pesquisas em Comunicação e Política – NPCP/CNPq), a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, o Centro Universitário de Brasília – CEUB, o Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB) e a Universidade Católica de Brasília (UCB).

Outros dois seminários estão previstos para acontecer este ano, graças ao apoio de quatro entidades e empresas: Universidade Federal de Goiás, Sebrae-GO, Editora Kelps e Faculdade Cambury. As questões relevantes da política pública de comunicação, da formação da imagem pública, do cinema, da política e do jornalismo político serão alguns dos objetos a serem abordados nos próximos eventos.

Conferência e debate:
Dia 10/09, quarta-feira – “Ciências da Comunicação: um campo em construção no Brasil".
Conferencista: Prof. Dr. José Luiz Braga (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo -RS).
Debatedores: Prof. Dr. Luiz Signates (FACOMB/UFG) e Prof. Ms. Daniel Chistino (ALFA) Coordenação: Profa. Dra. Maria Elisa Rocha França.

Dia 11/09, quinta-feira - "Esfera pública e o campo dos media".
Conferencista: Prof. Dr. Adriano Duarte Rodrigues (Universidade Nova de Lisboa - Portugal).
Debatedores: Profa. Dra. Maria Elisa Rocha França (FACOMB/UFG) e Prof. Ms. Weber de Lima Bonfim (UNIVERSO).
Coordenação: Prof. Dr. Venerando Ribeiro Campos.

Fonte: Comunique-se  09  setembro de 2003