MARKETING DE RELACIONAMENTO - Como fortalecer os relacionamentos
empresariais com seus públicos, gerando resultados e cumprindo suas metas

O Marketing hoje deixou de ser um diferencial para virar obrigação dentro das estratégias empresariais. Neste contexto, soluções tradicionais de marketing como propaganda e promoção de vendas, ou mesmo estratégias de relações públicas, convivem hoje com a necessidade de contribuir ativamente para o sucesso dos objetivos comerciais de suas organizações.

Num mercado atuante e competitivo, as técnicas tradicionais estão consolidadas entre as empresas, tornando-as 'commodities' - estratégias básicas, lógicas, naturais e usuais. Para vencer, surge portanto, a necessidade de desenvolver novas soluções e métodos de trabalho mais eficazes. O Marketing de Relacionamento é uma evolução dos conceitos de marketing e comunicação, e, por isso mesmo, o diferencial competitivo que as empresas estão buscando para liderar mercados.

Aplicar os conceitos de Marketing de Relacionamento significam customizar os esforços de marketing através de comunicações direcionadas e pertinentes aos seus públicos. Não somente clientes ou prospects, mas também aos públicos internos, fornecedores, intermediários e multiplicadores. Entende-se hoje que o caminho para o sucesso está no fortalecimento dos relacionamentos com seus públicos, criando elos e rotinas que melhoram a imagem das empresas, aumentando a qualidade percebida e garantindo assim, a superação de suas tão desejadas metas comerciais e financeiras.

Este curso irá abordar estratégias de ação e operações práticas de comunicação de relacionamento. Propositalmente não abordaremos o conhecido 'CRM', os sistemas de integração de informação implantado pelas consultorias de softwarehouse, mas infelizmente pouco praticado no dia-a-dia do relacionamento da empresa com seus públicos. Isso porque os sistemas são pontos de partida. É necessário aplicar ao software, a inteligência de Marketing de Relacionamento. E é isto que ensinaremos aos participantes.

Assuntos co-relacionados como Database Marketing, Marketing Direto, Promoção, Sistemas de Fidelização e Comunicação Empresarial também serão desenvolvidos no curso. São habilidades necessárias que precisam ser devidamente assimiladas para consolidar o planejamento de relacionamentos competitivos.

Aos profissionais de marketing, é um conhecimento complementar e obrigatório, importante para sua atuação e para a progressão de sua carreira. Para os alunos de graduação em comunicação, administração e marketing é um tema que precisa estar totalmente absorvido para garantir-se competitivo no mercado de trabalho. Como ainda é "novidade", agrega valor a quem sabe e domina o seu conhecimento.

E o mundo globalizado, percebemos, não valoriza as pessoas pela qualidade de suas informações, mas pela raridade e importância mercadológica do seu saber. Ainda ao final do curso haverá um módulo extra, onde ensinaremos como aplicar as estratégias de relacionamento para planejar sua carreira e melhorar o seu grau de 'empregabilidade'.

Use este curso para comandar sua carreira e seu sucesso profissional

OBJETIVOS:
- Transmitir os conceitos e estratégias de Marketing de Relacionamento e sua importância na comunicação da empresa com seus diversos públicos

- Apresentar novas formas e métodos de comunicação através de abordagens práticas e eficientes.

- Consolidar o conhecimento de marketing dirigido e as disciplinas relacionadas (DatabaDatabase Marketing, Marketing Direto, Promoção, Sistemas de Fidelização e Comunicação Empresarial)

- Capacitar o participante a planejar e implantar programas de relacionamento em empresas e organizações

- Agregar valor profissional através da aplicação do conhecimento no planejamento de sua própria carreira
PÚBLICO-ALVO
Este curso é destinado a estudantes, profissionais e gestores que se preocupam em estar atualizados com os novos métodos de atuação mercadológica, buscando aprimorar-se tecnicamente e profissionalmente:
- Estudantes de publicidade e propaganda que pretendem desenvolver carreira na área de marketing, seja em empresas, agências ou consultorias;

- Estudantes de relações públicas e jornalismo que buscam ampliar seus conhecimentos de comunicação e relacionamento empresarial, tão importante para o bom desenvolvimento das suas habilidades técnicas;

- Estudantes de administração e marketing que necessitam fortalecer seu aprendizado através de atividades e aplicações práticas do marketing dirigido;

- Profissionais da área de marketing, ou profissionais que pretendem trabalhar em marketing, que procuram aprimorar-se através do conhecimento de novas técnicas e processos de trabalho em sua área;

- Profissionais na área de vendas, que perceberam que as técnicas de Marketing de Relacionamento são fundamentais para a boa gestão da carteira de clientes e suas ações de vendas dirigidas;

- Gestores, diretores e gerentes, preocupados com a competitividade de seu mercado, que perceberam a necessidade de trabalhar novas estratégias de marketing.
PROGRAMA
1º Aula: Alinhamento conceitual: marketing tradicional x marketing dirigido
A busca pela 'atenção' nas relações com os públicos
A importância de cada público para os objetivos empresariais
A crise das técnicas tradicionais de marketing - a perda de eficiência.
2º aula: Marketing de Relacionamento - conceitos competitivos.
A comunicação como estratégia para consolidar relacionamentos
A importância das rotinas e processos de comunicação
3º Aula: As disciplinas co-relacionadas para o desenvolvimento de uma estratégia
eficientes de Marketing de Relacionamento: Database Marketing, Marketing
Direto, Promoção, Sistemas de Fidelização e Comunicação Empresarial
4ºAula: Programas de Marketing e Relacionamento - regras e detalhes
Procedimentos, políticas e dicas de implantação de programas
Análise de cases de sucesso e fracasso - levantamento de fatores críticos
Apresentação de roteiro prático para montagem e implantação de programa de relacionamento para públicos específicos.
5ºAula: Gerenciamento de programa de relacionamento - integração com as áreas de contato com os públicos
Workshop de criação de estratégias de relacionamento
Módulo extra: como aplicar as estratégias de relacionamento para planejar sua carreira e melhorar o seu grau de 'empregabilidade'.
PALESTRANTE
Marcelo Miyashita é consultor de marketing e vendas na Miyashita Consulting e Diretor de Planejamento e Pesquisa na RAE, MP Comunicação. É professor responsável pela disciplina Mercadologia I na Cásper Líbero e também orientador da empresa júnior da faculdade. É graduado em Publicidade na própria Cásper Líbero e especialista em Comunicação pela ESPM.
Em Resumo  
Data 12, 13, 14, 15 e 16 de Janeiro de 2004
Horário 19h às 22.
Carga Horária 16 horas/aula
Local Faculdade Cásper Líbero - Sala Citibank- 5º andar
Vagas 20
Valor R$ 200,00 ( até duas vezes). Alunos e funcionários da Fundação têm 10% de desconto.
Incrições Secretaria de Atendimento da Faculdade ou via internet
Informações Centro de Eventos Cásper Líbero (0xx11) 3170-5910 ou 289-4204
eventos@facasper.com.br
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