RESPONSABILIDADE SOCIAL

 

CURSOS PARA O EXECUTIVO DO 3o. SETOR

 

A expansão do Terceiro Setor - hoje existe cerca de 320 mil organizações sem fins lucrativos, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) - acentuou a demanda de profissionais qualificados para dirigir essas entidades. O Senac São Paulo e 15 unidades regionais do Senac em outros estados mais a Fundação Banco do Brasil fecharam parceira com uma das mais conceituadas universidades norte-americanas no assunto: a Johns Hopkins University. O curso, que integra o projeto Formatos Brasil, tem como objetivo formar multiplicadores para disseminar o conhecimento adquirido para organizações sociais.

A partir de maio, professores da instituição norte-americana estarão em São Paulo, ministrando o curso “Terceiro Setor Brasil”. O conteúdo, preparado pela equipe da John Hopkins, inclui planejamento estratégico, avaliação de resultados, parcerias e relacionamento com governo.

 

MBA em gestão

A FAAP inicia, em maio, o MBA Gestão de Responsabilidade Social Empresarial, com 480 horas. Direcionado aos profissionais das organizações empresariais, o curso pretende formar agentes capacitados a planejar, gerir e avaliar os resultados das ações de responsabilidade social dentro das organizações. A idéia é fazer com que o conceito seja percebido como valor institucional por todos os públicos da empresa, segundo Valdir Cimino, um dos coordenadores do curso e presidente da Associação Viva e Deixe Viver.

O curso engloba os módulos “Cenários Mundiais, abordando o desenvolvimento social e o papel do terceiro setor”, “Responsabilidade Social Empresarial - função dentro do contexto macro e micro”, “GESTÃO Empresarial”. “Aspectos Legais e Tributários”, “O Gestor Social e a construção de um relacionamento com seu parceiro”, além da análise de casos práticos.

 

Fonte: Jornal Gazeta Mercantil -SP; Seção:Carreiras; Pg A-21; 27/04/2004