Congresso internacional discute comunicação e democracia

Svendla Chaves, de Porto Alegre (*)

O papel que a mídia exerce para a realização plena da democracia, a liberdade de imprensa, a concentração da propriedade dos meios de comunicação e o poder que jornalistas e veículos adquirem na manipulação simbólica das populações são alguns dos temas que farão parte do Congresso Internacional “Comunicação e Democracia: Perspectivas para um novo mundo”. Promovido pela International Association for Media and Communication Research (IAMCR), o Congresso acontece de 25 a 30/07, em Porto Alegre, no Centro de Eventos da PUCRS.

O evento também vai abranger assuntos como recepção e audiência, política de tecnologia de comunicação, comunicação comunitária, mídia e esporte, opinião pública e psicologia, economia política e comunicação participativa. Entre os painelistas convidados estão os brasileiros Alberto Dines, Paulo Sérgio Rouanet e Renato Janine Ribeiro, o moçambicano Brazão Mazula, os mexicanos Luis Jesús Galindo Cáceres e Rossana Reguillo Cruz e o espanhol Enrique Bustamante Ramírez. As atividades terão a participação de especialistas como Janet Wasko, Beate Josephi, Friedrick Krotz, Karen Ross e Gita Bamezai.

A IAMCR foi criada em 1957 e é uma das maiores instituições internacionais voltadas para pesquisa em comunicação, com 2,3 mil membros de 70 países. O Congresso, denominado internacionalmente como IAMCR 2004, é destinado a graduados, mestrandos, doutorandos, acadêmicos e profissionais da área da comunicação e não aceita a participação de alunos de graduação. As inscrições podem ser feitas até 30/06 e custam R$ 400 para sócios do IAMCR e R$ 500 para não-sócios, podendo ser parceladas em duas vezes.

Informações e inscrições pelo site www.pucrs.br/famecos/iamcr.

(*) Da equipe do site Bem Informado.


11.06.04 Comunique-se