Página Principal
Página Principal Página Principal
   
Página Principal Página Principal
       
     
       
 

:: 1º Semestre de 2004 :: Início em Abril

 
   

INFORMAÇÕES
Escola Candido Mendes de Gestão Cultural
Rua da Assembléia, 10 - sala 616. Centro
Tel: 2531-1588 / 2531-2000 (r. 252/256)
Email: gestaocultural@candidomendes.edu.br
www.gestaocultural.ucam.edu.br

 
  :: Planejamento Estratégico em Marketing Social e Cultural (24h)
De 14/07/2004 a 01/09/2004
Professores: Elizabeth Ritto, Ivan Lee e Luis Gleiser
Ementa : Noções de Marketing. Conceitos de planejamento estratégico. Estratégias de marketing institucional. Sobrevivência em mercados “frágeis”. Diferenças entre marketing de produtos e marketing de serviços. Construção e gerenciamento de imagem. Como agregar valor à sua marca. Marketing de relacionamento. Pesquisas de marketing. Estratégias de intervenção local em cultura. Elaboração de diagnósticos e planos de marketing. Interfaces com o Terceiro Setor.
R$: 2 x 120,00

Gestão e Curadoria de Projetos (15 h)
De 09/08/2004 a 06/09/2004
Professora: Carla Esmeralda
Ementa: Elaboração de idéias e estruturação do projeto. Análise de viabilidade econômica. Possibilidades de financiamento. Análise de riscos. Elaboração e acompanhamento de orçamentos e cronogramas financeiros. Gerência financeira de projetos. Determinação de custos e recursos. Razão Custo Benefício. Aplicação de orçamentos. Projeção de sustentabilidade econômica do projeto. Gerenciamento financeiro de mudanças.
R$: 120,00

Análise de Experiências Corporativas em Marketing Cultural (15 h)
De 08/09/2004 a 06/10/2004
Professora: Eva Doris Rosental
Ementa: Estudos de casos de marketing cultural em organizações. Análise crítica de gestões em marketing. Marketing institucional. Avaliação dos numerários divulgados pelas empresas analisadas.
R$: 120,00

Ferramentas de Comunicação Social (15 h)
De 13/09/2004 a 11/10/2004
Professor: Eric Nepomuceno
Ementa: Assessoria de imprensa e relações públicas. Conceitos de “comunicação por atitude”. Marketing de patrocínios. Análise de serviços nos meios de comunicação. Elaboração de relatórios de atividades.
R$: 120,00

Legislação de Incentivo ao Setor Cultural (15 h)
De 13/10/2004 a 10/11/2004
Professor: Vera Zaverucha, Sandra Helena Pedroso , José Carlos Barboza e José Luiz Sabóia
Ementa: Roteiros de enquadramento de Projetos. Análise geral da eficiência da Legislação Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura. Legislação tributária específica relacionada ao setor cultural – Indústria Audiovisual, Gráfica, Fonográfica e de Espetáculos.
Determinantes da atratividade de projetos. Adaptação de perfis de projetos. Inserção de conteúdo dos projetos nas unidades programáticas institucionais. Leitura técnica orçamentária de projetos culturais. Prestação de serviços em Consultoria.
R$: 120,00

::Pesquisa de Mercado e Opinião
Datas: 31 de maio, 7, 14, 21 e 28 de junho
Prof. Antônio Carlos Alkmin
-Apresenta conceitos e procedimentos básicos de pesquisa social aplicada, especialmente enfocando nos métodos e técnicas quantitativas e qualitativas, voltadas para pesquisa de opinião e de mercado na área cultural.
R$ 120,00 - duração: 1 mês - segunda-feira das 19:00 às 22:00 (31/05 a 28/06)

Leis de Incentivo à Cultura
Datas: 15, 22, 29 de junho e 6 de julho
Profª Sandra Helena Pedroso
-Análise textual e de resultados em numerário das legislações vigentes. Leis do Audiovisual, Rouanet, ICMS e ISS.
R$ 90,00 - duração: 1 mês - terça-feira das 16:00 às 18:00 (15/06 a 06/07)


Oficina de Projetos Culturais
Datas: 21 e 23 de julho
Prof. Rafael Nacif
Elaboração, formatação e enquadramento em leis de incentivo. Conteúdo de textos relativos aos diversos segmentos de um projeto cultural.
Horário - das 18:00 às 22:00
R$ 90,00


 
2004 Copyright Universidade Candido