Este curso será oferecido pela ABERJE em convênio com a FIA.

FIA – FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO
(entidade conveniada com a FEA-USP e reconhecida pelo MEC).

ABERJE – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL.


OBJETIVOS:

• Proporcionar aos participantes conhecimentos atualizados sobre os conceitos e as práticas de Administração e de Comunicação em Negócios, utilizadas nas organizações modernas;
• Apresentar-lhes o papel da comunicação integrada na formação da imagem e identidade corporativa;
• Disponibilizar-lhes a base conceitual para desenvolver planos e projetos nas áreas de comunicação organizacional integrada;
• Fornecer-lhes os conhecimentos teóricos e práticos para a gestão do cotidiano da comunicação institucional, mercadológica e interna;
• Transmitir-lhes conhecimentos, técnicas e instrumentos gerenciais necessários para o seu aprimoramento profissional.

CORPO DOCENTE:

O corpo docente será formado por professores titulados dos departamentos da FEA, da ECA e de outras unidades da USP e por outros professores e profissionais com notório saber nas áreas de Comunicação, Marketing e Administração, além de palestrantes com domínio e conhecimentos específicos nos diversos campos da comunicação empresarial.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:


PARTE 1 – GENERALISTA

ADMINISTRAÇÃO

Módulo 1 - Ambiente Econômico
Módulo 2 – Organizações: Teorias e Gestão de Processos
Módulo 3 – Gestão de Pessoas
Módulo 4 – Marketing
Módulo 5 - Finanças para gestores de comunicação
Módulo 6 - Geo-estratégia Internacional
Módulo 7 - Exercício de gestão simulada

PARTE 2 – ESPECÍFICA

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL INTEGRADA

Módulo 1 – Teoria da Comunicação e a gestão simbólica de processos comunicacionais
Módulo 2 – Comunicação Organizacional Integrada
Módulo 3 – Imagem e Identidade Corporativa
Módulo 4 – Construção e gerenciamento das marcas (branding)
Modulo 5 - Relações Públicas nas Organizações
Módulo 6 – A Comunicação Interna como prática de gestão
Módulo 7 – Estratégias no relacionamento com a mídia
Módulo 8 – Comunicação Digital e seus usos institucionais
Módulo 9 – Propaganda e Publicidade
Módulo 10 – Pesquisa de opinião pública e de mercado
Módulo 11 – Planejamento estratégico de Relações Públicas

PARTE 3 – SEMINÁRIOS AVANÇADOS

Os seminários avançados serão complementares aos conteúdos ministrados nos módulos. Visam proporcionar aos participantes a oportunidade de debater com especialistas temas da atualidade e que sejam relevantes para formação de gestores e estrategistas da comunicação corporativa.

Temas programados:
1. Responsabilidade social corporativa
2. Comunicação de crises
3. Mídia e opinião pública
4. Memória institucional
5. Avaliação de programas de comunicação
6. Eventos
7. Patrocínios (esportivo, cultural e social)

PARTE 4 – OUTRAS ATIVIDADES

4.1 – Visitas técnicas

As visitas técnicas têm como objetivo levar os participantes do curso a conhecer a realidade de empresas que são consideradas como referências em algumas áreas da Comunicação Organizacional. Em princípio são indicadas empresas das seguintes áreas:

1. Empresas jornalísticas / Emissoras de RTV
2. Empresas líderes / top na área de comunicação

CALENDÁRIO E DURAÇÃO DO CURSO:

O curso será composto de 500 horas, compreendendo:

• 400 horas-aula;
• 100 horas de trabalhos de campo, atividades programadas, estudos, pesquisas e trabalho de conclusão de curso.

As aulas serão ministradas nas dependências da FIA, na Unidade Educacional Pinheiros – Rua Navarro de Andrade, no. 152 – Pinheiros – São Paulo/SP. (clique aqui para ver o mapa).

O curso terá início em 11 de setembro de 2004 e término em 16 de julho de 2005, com aulas às 2ª e 4ª, das 18h30 as 22h30, e um ou dois sábados por mês, das 8h00 as 17h00.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Fundação Instituto de Administração – FIA
Fone: (11) 3031-6868 / 3091-5844 – com Lucila

Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - ABERJE
Fone: (11) 3662-3990 – com Raquel

Veja o conteúdo completo clicando aqui