09 de agosto de 2004
......
ooo

 

 

 

 


Encontro Empresa-Imprensa
A ABERJE realizará o seu I Encontro Empresa-Imprensa no dia 31 de agosto, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. No primeiro painel, Marco Piquini (Fiat) e Nelson Blecher (revista Exame) discutirão o desenvolvimento das relações entre empresa e a mídia na Era da globalização: expectativas e resultados. No segundo debate, Francisco Carvalho (GTech Brasil) e Francisco Viana (consultor de comunicação) discorrem sobre gerenciamento de crise: quando chega a hora de testar a confiança na relação empresa-imprensa. Faça já sua inscrição !


Veja no site da ABERJE www.aberje.com.br o resultado do finalistas das etapas regionais. Agora, os responsáveis pelos trabalhos irão defendê-los diante de um júri especial. Já foi realizada a audiência pública do Prêmio ABERJE Nordeste, no dia 16 de
julho; a do Centro-Oeste/Leste, em 26 de julho; e a do Sul, em 27 de julho. Já foram marcados as datas das demais audiências públicas.

MINAS GERAIS: 12 de agosto
SÃO PAULO: 1º de setembro

RIO DE JANEIRO: 9 de setembro


As empresas têm até o dia 10 de agosto para se inscrever no Prêmio Balanço Social, promovido pela ABERJE, Apimec, Ethos, Fides e Ibase. Criada para estimular a produção e a publicação dos relatórios de sustentabilidade, a premiação reconhece e homenageia as melhores iniciativas da área, gerando referências na gestão da responsabilidade social corporativa. Maiores esclarecimentos no www.premiobalancosocial.org.br.

 

 

 
• Últimos dias para inscrições no curso ABERJE/FIA
As inscrições para o processo seletivo do curso de Gestão da Comunicação Organizacional, convênio da ABERJE com a Fundação Instituto de Educação (FIA/USP), se encerram no dia 10 de agosto. O curso visa proporcionar conhecimentos atualizados sobre conceitos e práticas de administração e de comunicação em negócios, apresentando o papel da comunicação integrada na formação da imagem e identidade corporativa. Entre os docentes estão professores titulares da USP e profissionais de notório saber em comunicação organizacional. Maiores informações em http://www.fia.com.br/aberje.
Carta de São Paulo – Consulta Pública
Está disponibilizada, no sítio www.aberje.com.br, para consulta pública, o conteúdo da Carta de São Paulo, resultado dos trabalhos da primeira reunião do Workshop de Planejamento Estratégico, realizado em São Paulo, nos dias 4 e 5 de junho. As apreciações e sugestões dos Associados da ABERJE a respeito das questões levantadas na Carta de São Paulo poderão ser enviadas para consultapublica@aberje.com.br , até o dia 13 de agosto.
Dilemas da Comunicação
O jornalista e professor de Filosofia, João Paulo Cunha, editor de Cultura do Estado de Minas Gerais, abrirá, no dia 13 de agosto, em Ouro Preto, Minas Gerais, o Workshop de Planejamento Estratégico da ABERJE, com a palestra “O mundo em desalinho: dilemas da comunicação contemporânea”.
Encontro de Ouro Preto
No encerramento do seu Workshop de Planejamento Estratégico, dia 14 de agosto, em Ouro Preto, Minas Gerais, os Conselhos Deliberativo e Fiscal e a Diretoria da ABERJE receberão os Associados mineiros e convidados, no Museu do Oratório (adro da igreja do Carmo), para um concerto para dois cravos, com os musicistas Josinéia Godinho e Moacyr Laterza Filho, que apresentarão repertório do barroco brasileiro do século XVIII.
SH cria método de avaliação de mídia
A equipe da SH Consultoria desenvolveu a Auditoria de Clipping, um produto que avalia qualitativamente e quantitativamente as notícias geradas pelas assessorias de imprensa na mídia. A auditoria realiza uma análise medindo, por meio de gráficos e dados estatísticos, leitores atingidos com notícias positivas e negativas, perfil dos leitores alcançados e porcentual da classe social leitora das notícias.
• ECA/USP realiza curso de marketing político
Com a proximidade das eleições, a Universidade de São Paulo (USP) oferece dois cursos de extensão na área de marketing político e propaganda eleitoral destinados a profissionais de comunicação, assessores políticos e candidatos. Os cursos Comunicação e Marketing Eleitoral e Competências expressivas e comunicacionais do candidato tem a coordenação do prof. Dr. Ivan Santo Barbosa e serão realizados no Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo-ECA/USP, de 14/8/04 a 25/9/04, aos sábados das 9h às 18h. Não é necessário possuir nível superior nem passar por processo seletivo. Maiores informações no www.eca.ups.br/sucesso.
• Listel promove concurso cultural
A editora de listas telefônicas Listel, juntamente com o Instituto Casa da Gente de Carapicuíba (entidade mantida pelo cantor e apresentador Netinho), realizou o concurso cultural Capa da Lista que premiou 65 crianças do Instituto com a publicação de seus desenhos nas capas das listas 2004/2005 e kits escolares. O projeto implantado pela RS Marketing Promocional também contemplou o Instituto e as APAEs locais com a doação de equipamentos e ajuda financeira. A logomarca do Instituto também estará presente em 65 produtos Listel, totalizando mais de 12 milhões de exemplares distribuídos no Brasil.
Companhia da Informação lança Media Training Internacional
A Companhia da Informação, que já adota o treinamento em mídia em português, criou o Media Training Internacional, desenvolvido para clientes que querem usar a mídia estrangeira como instrumento para conquistar reconhecimento internacional. Oferecido em inglês, começa com um briefing de background sobre o mercado de mídia do país de interesse e passa por simulações de entrevistas para mídia impressa, TV e rádio. O curso tem a orientação de Ciara O’Sullivan, profissional com dez anos de experiência em relações internacionais com a mídia.
Empresas formam pool de comunicação
A Inforpress, agência de comunicação corporativa, está anunciando sua parceria a um pool de empresas visando implementar negócios nos setores da comunicação, educação e edições. Participam do pool a SLiberat Produções e Promoções Culturais (SP/SP), a Orcal Planet Tour (operadora de turismo e organizadora de eventos), a Ong Knowledge Academy Management (KAM), a consultoria de marketing e negócios Green Meridian, a assessoria de imprensa Fasmidia, a agência de publicidadde Yellow Comunicação, a Vincere Assessoria, Consultoria e Comunicação, a provedora de serviços de internet Aliança Corp e o braço de responsabilidade social SOPHIE.
Unibanco faz projeto para despertar consciência ecológica
O Unibanco está desenvolvendo o Projeto Educação Ambiental sobre Rodas que tem como objetivo estimular a consciência ecológica de alunos e professores da 1ª à 4ª séries do ensino público fundamental em mais de 90 cidades brasileiras. A intenção do banco é contemplar cerca de 58 mil crianças até o final do ano e atender 173 mil pessoas até 2005. Na primeira fase, seis carretas equipadas com salas de cinema e exposições interativas irão rodar o País. A largada foi dada em São Paulo, em 3 de agosto, e o retorno dos caminhões está previsto para 4 de dezembro.
A rede de fast food Burger King finalmente confirmou sua entrada no mercado brasileiro. Elegeu a Ketchum Estratégia como sua agência de relações públicas e assessoria de imprensa e a MPM como agência de publicidade.
Marily Gallote (ex-Redecard) assumiu a superintendência de comunicação interna do Banco Real.
A TV Vitória, afiliada da Rede Record na capital do Espírito Santo, está com nova identidade visual a partir desta semana.
Paulo B. Pereira Júnior (ex-Millennium Chemical) é o novo gerente de comunicação da Schering do Brasil.
A Limplex Produtos para Limpeza, empresa de segmento de produtos de limpeza a seco biodegradáveis do Grupo Papirus, contratou a Nicolau Amaral comunicação para sua assessoria de imprensa.
A Ralcoh Assessoria & Estratégia de Comunicação conquistou as contas de assessoria de imprensa das fabricantes de tecidos Rosset e da Doutex.
Sugestões, comentários e releases podem ser enviados para Nara Damante no e-mail: acaoaberje@uol.com.br