Pasquale Cipro Neto analisa as regras para escrever um bom texto na Universidade do Livro

"Nosso Língua Portuguesa: Concisão, Clareza, Coesão e Outras Questões...." é o curso que a Universidade do Livro oferece nos dias 4, 18 e 25 de outubro. As aulas ficarão a cargo do professor Pasquale Cipro Neto, autor de diversas obras, entre as quais Dia a dia da nossa língua, O Brasil na ponta da língua (com Gilberto Dimenstein), Gramática da língua portuguesa (com Ulisses Infante). Articulista da Folha de S.Paulo, O Globo, Diário do Grande ABC e da revista literária Cult, Pasquale é também consultor do jornalismo da Rede Globo (São Paulo), idealizador e apresentador dos programas Nossa Língua Portuguesa (TV Cultura) e Letra e Música (Rádio Cultura).

Durante o curso, serão discutidos os problemas mais freqüentes nos diversos tipos de redação e as adequações e regras básicas de constituição de um bom texto. Para isso, Pasquale analisará fragmentos de textos técnicos, publicitários, jornalísticos, no que diz respeito à clareza, concisão, coesão, coerência, paralelismo, correção e adequação lingüística.

"Nosso Língua Portuguesa: Concisão, Clareza, Coesão e Outras Questões...." é voltado para estudantes de letras, comunicação, jornalismo, editoração, editores, editores­assistentes, revisores, copidesques, editores de texto, preparadores, professores, jornalistas, autores, bibliotecários e demais interessados.

As aulas acontecem das 19h30 às 21h30, na sede da Universidade do Livro, Praça da Sé, 108 (Centro – São Paulo – SP). O custo é de R$ 200 (estudantes e associados pagam R$ 160). Informações sobre reservas e inscrições podem ser obtidas pelo telefone (11) 3242-9555 e e-mail universidadedolivro@editora.unesp.br. O programa completo está acessível no site www.editoraunesp.com.br, link para Universidade do Livro.

As atividades da Universidade do Livro contam com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Fonte: Comunique-se 27/09/04