Erros de Português na Imprensa

O curso aborda, por meio de exemplos da mídia impressa, os erros mais comuns do jornalismo brasileiro. Serão estudadas questões gramaticais (emprego do acento da crase, regência, concordância, sinonímia, expressões inadequadas) e também de estilo.

PERÍODO DE ATIVIDADES
26 de novembro a 6 de dezembro de 2004, com parte das atividades em horário livre, a ser definido pelo próprio aluno (leia Perguntas e Respostas abaixo).

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

I. Introdução (offline)

26/11 a 02/12 (horários livres)
II. 1ª aula ao vivo 1º/12 (4ª-feira) - 20h30 a 22h
III. 2ª aula ao vivo 02/12 (5ª-feira) - 20h30 a 22h

V. Encerramento ao vivo

02/12 (5ª-feira) - 22h a 22h15

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
AULA 1
1. Usos do acento da crase;
2. Aspectos de regência e concordância verbal e nominal;
3. Problemas de sinonímia;
4. Palavras e expressões de uso polêmico (através/ por meio de; na medida em que/ à medida que; onde/ aonde; independente/independentemente etc);
5. Questões de estilo.

MINISTRANTE
Mariana Duccini, jornalista pela formada pela Unesp e mestranda em Jornalismo e Ciências da Linguagem pela ECA-USP. Foi vencedora dos prêmios Jornalista do Futuro (Revista Imprensa) e Estado-Unesco de Jornalismo (O Estado de S. Paulo). Na Revista Imprensa, trabalhou como repórter, editora de conteúdo e editora executiva.

VALOR DA INSCRIÇÃO
R$ 40,00

FORMA DE PAGAMENTO
À vista, via boleto bancário que será enviado por e-mail.

INSCRIÇÃO
Clique aqui.

MAIS INFORMAÇÕES
(11) 5589-5557
cursos@comunique-se.com.br


PERGUNTAS E RESPOSTAS

Como funcionam os Cursos Online?
Na primeira etapa do Curso (7 dias anteriores à primeira aula), o participante faz download de apostila, textos avulsos, vídeos e apresentações em slide. Esse material é introdutório e ficará disponível em uma página de internet nesse período (item I do Calendário de Atividades na tabela acima). Portanto, feito o download desses arquivos, o aluno tem total liberdade de horários para tomar conhecimento dos temas. Na segunda etapa, o aluno interage constantemente com o ministrante nas "Aulas ao Vivo", com horário pré-determinado (itens II, III e IV do Calendário de Atividades na tabela acima). O aluno entra em uma sala virtual, onde interage com o professor por chat (texto) ou canal de voz (se possuir microfone instalado).

Como eu faço download da apostila?
Haverá um site específico para os Cursos Online (www.webjornalismo.net) . Uma senha lhe será fornecida na véspera do início do curso. Nesse site, o aluno baixa arquivos, faz exercícios e interage com o professor e colegas, com livre acesso durante todo o período do curso, além de ter acesso à sala de Aula ao Vivo.

E se eu perder as aulas ao vivo?
Para seu melhor aprendizado, sempre será mais interessante participar dessas aulas. Nela, o contato com o professor é direto, por voz. Isso cria uma aproximação. Entretanto, se o aluno perder a aula, poderá acessar seu conteúdo posteriormente.

Eu preciso ter conexão rápida para assistir à aula ao vivo?
Não necessariamente. O importante é ter um computador com conexão estável à internet e com caixa de som.

Para eu ter um microfone, é complicado?
É muito, muito simples e barato. O microfone é tão simples quanto a caixa de som. Basta conectar o pino do microfone à entrada atrás de seu computador. Não é necessário instalar nenhum programa nem placa. Há microfones baratos no mercado, com preços a partir de R$ 8.

Um microfone de 8 a 15 reais serve para a aula?
Serve, perfeitamente, não só para a aula como para qualquer outro sistema de voz, cada vez mais comum na internet.

E se, ainda assim, eu não adquirir um microfone? Posso participar da aula do mesmo jeito?
Pode, sem problemas. Nesse caso, a participação será por meio de chat (texto), sem prejuízo para seu aproveitamento do curso.

A caixa de som também é dispensável?
A caixa de som é INDISPENSÁVEL. Sem ela, não se ouve o professor.

Li acima que haverá atividades com horários livres. Como funciona isso?
Haverá um site em que o aluno faz download de arquivos, exercícios e interage com o professor. Nesse site, ao qual se tem acesso somente por meio de senha, o aluno faz os exercícios propostos, via internet, no horário em que preferir. É dado um prazo que varia de 5 a 12 dias de curso para curso. Dentro desse período, o aluno faz o exercício quando quiser.

A interatividade com o ministrante se faz somente na aula ao vivo?
Não, a interatividade é constante. No site, há uma seção de troca de mensagens com o ministrante. As perguntas são enviadas por site e o professor as responde dentro de um prazo pré-estabelecido. Funciona como se fosse uma troca de e-mails. Esse espaço serve para qualquer tipo de comunicação que o aluno queira fazer com o professor.

É feita alguma avaliação dos exercícios ou da minha participação?
Todos os exercícios são corrigidos individualmente. São feitas correções e observações. Mas não é feita uma avaliação com notas ou conceitos. A única contagem que se faz é do número de exercícios propostos que o aluno tenha deixado de fazer.

Eu receberei certificado?
Sim. Ao final do curso, tendo feito de pelo menos 75% dos exercícios, o aluno recebe certificado, que é disponibilizado para download.

Como se faz a inscrição no curso?
A inscrição se faz pelo site de cursos mesmo. Para acessar a ficha de cadastro, clique aqui.

Como eu pago o curso?
Por e-mail, lhe será enviado um boleto bancário, cerca de dez dias antes do início do curso. O pagamento do boleto confirma sua vaga.

Fonte: Comunique-se  15/11/2004