O Relacionamento com a Imprensa
Passo a Passo
29 de Novembro
 

Público-alvo
• Analistas de comunicação corporativa
• Profissionais das assessorias de comunicação
• Responsáveis pela contratação de assessorias externas

Programa
• Quem é o jornalista hoje, em um mundo globalizado onde tudo é instantâneo
• Os jornais em tempo real e que exige a informação em tempo real
• As diferenças dos veículos impressos, radiofônicos e os de
rede
• Os públicos da imprensa, quem são eles, o que interessa informar
• Segmentos tecnológicos, cada um e suas especificidades
• Conjunto de ações, o que fazer e quando para ter resultados
surpreendentes
• O que muda e como se faz o relacionamento com a imprensa
no dia-a-dia
• As etapas da conquista em termos de mídia, o que ela significa na vida de uma empresa

 
 

Instrutor: Rivaldo Chinem
Data: 29 de Novembro
Horário: 9h às 18h
Valor:
Associado: R$ 440,00 Não-associado: R$ 560,00

 

O House Organ do Século 21
30 de Novembro
As lições das publicações empresariais mais inovadoras do Brasil e do mundo
 
 


Público-alvo
• Diretores, gerentes e analistas de
Comunicação Corporativa
• Diretores, gerentes e analistas de
Recursos Humanos
• Profissionais de agências de
comunicação empresarial
• Repórteres e editores de
publicações organizacionais

Objetivos
Capacitar jornalistas e profissionais de comunicação na arte de planejar e editar publicações empresariais com alto poder de atração.

Programa
• Como estimular a leitura de publicações empresariais: as
táticas dos vencedores do Prêmio ABERJE e exemplos
internacionais de sucesso.
• O que mais desperta atenção nas páginas: pesquisa de Gonzalo
Peltzer, consultor internacional da MediaAcción.
• Ferramentas para tornar a publicação empresarial um sucesso de leitura entre os públicos estratégicos.
• Os segmentos de mercado propícios ao Custom Publishing:
tornando o house organ um centro de lucros para as companhias.
• Case mundial de inovação: 10 lições da revista New World, da
Siemens.

 
 

Instrutor: Luiz Chinan
Data: 30 de Novembro
Horário: 9h às 18h
Valor:
Associado: R$ 440,00 Não-associado: R$ 560,00

 

Como Implantar Canais de Ouvidoria: Potencializando a Interatividade na Organização
06 de Dezembro
   
Comunicação
• Principais conceitos  
• Pontos fundamentais: educação, credibilidade, relevância e significado 
• Como se processa a comunicação em mão dupla : referências de
mercado 
• Identificando os pontos críticos na comunicação interativa
• Saber ouvir : desafio da gestão moderna 
• Como se processa a comunicação de mão dupla 


Sistema de Ouvidoria
• Principais conceitos: o que é e o que não é um sistema de ouvidoria
• Pontos fundamentais: respeito e imparcialidade
• Acompanhamento: o Calcanhar de Aquiles da Ouvidoria 
• Entendendo a cultura organizacional: respeito ao funcionário e à empresa 
• Retroalimentando a relação entre empresa X funcionário X empresa 
• Canais de ouvidoria: quais são e qual sua utilidade


Sistema de Ouvidoria e a Comunicação Interna
• Como elaborar e implantar um Sistema de Ouvidoria: principais
passos 
• O que fazer quando os canais de ouvidoria estão disponíveis e não
são utilizados 
• Áreas parceiras: estabelecendo compromisso no feedback aos
funcionários  
• Gerenciando o processo: administrando as informações obtidas e estimulando o feedback nas relações.
 
 

Instrutor: Carlos Parente
Data: 06 de Dezembro
Horário: 9h às 18h
Valor:
Associado: R$ 440,00 Não-associado: R$ 560,00

 

Como Fazer Jornal Mural
07 de Dezembro
 

Objetivo do curso
Oferecer um passo a passo da criação, produção e gestão de jornais murais, ressaltando o papel e a eficácia desse veículo na estratégia de comunicação interna das empresas.

Programa
• Diferença entre jornal mural e quadro de avisos
• Finalidade do jornal mural
• Conteúdo
• Periodicidade
• Localização
• Texto e diagramação
• Recursos para atrair a atenção dos leitores
• Gestão do jornal mural
• Apresentação de murais de algumas grandes empresas - cases

Público-alvo
Gerentes e analistas de comunicação, jornalistas e profissionais de relações públicas.


 

 
 

Instrutora: Neusa Ribas
Data: 07 de Dezembro
Horário: 9h às 18h
Valor: Associado: R$ 440,00 - Não-associado: R$ 560,00

 

Processos de Criação e Design Gráfico
13 de Dezembro
 

Público-alvo
Profissionais que contratam serviços de criação ou produção de materiais utilizados em ações de Comunicação Empresarial.

Objetivos

• Abordar os principais aspectos do processo criativo e da criatividade em comunicação, além dos principais aspectos da linguagem visual aplicada na produção de produtos de comunicação, principalmente jornais, revistas, boletins, murais, campanhas internas, logomarcas, cartazes, material de apoio a eventos, entre outros.
• Ampliar o conhecimento das etapas do processo criativo, com foco nos aspectos primordiais que diferenciam a qualidade e eficiência da forma, aliada ao conceito de ações de comunicação empresarial.
• Discutir as estratégias criativas que auxiliam a nortear a criação e produção de produtos gráficos mais competitivos, na percepção do público.

Programa
O programa será desenvolvido alternando conceitos teóricos e experiências práticas, incluindo o desenvolvimento de trabalhos.
• Criatividade e processos criativos na comunicação;
• Linguagem visual gráfica
• Análise de peças de comunicação
• Desenvolvimento do briefing ideal para criação em comunicação (visão de quem contrata e de quem desenvolve a criação)
• Processo de criação de jobs que envolvem ações de Comunicação Empresarial
• Análise de resultados

 



 
 

Instrutor:João Vicente Cegato Bertomeu
Data: 13 de Dezembro
Horário: 9h às 18h
Valor: Associado: R$ 440,00 - Não-associado: R$ 560,00

 
Argumentar e Convencer:
O Poder da Linguagem

14 de Dezembro
 

Este curso levará o participante a:
• Usar novas estratégias de contato para conquistar a
atenção e o interesse dos clientes;
• Neutralizar argumentações contrárias;
• Usar o poder da argumentação e de suas influências nos
relacionamentos;
• Criar estruturas para argumentação, convencimento e persuasão;
• Identificar os elementos relevantes para a organização de suas idéias;
• Utilizar a linguagem para uma eficiente comunicação interna e
externa à empresa;
• Utilizar a comunicação oral para projetar uma imagem profissional de sucesso, competência e seriedade;
• Adequar a sua linguagem aos diversos tipos de interlocutores e
hierarquias: superiores, clientes, fornecedores, funcionários etc.

Objetivos
• Apresentar e discutir estratégias argumentativas, coesivas e persuasivas para a construção de textos (orais e escritos) que contribuam para o sucesso profissional.
• Contribuir para a atualização e capacitação do profissional da área de comunicação que utiliza a linguagem argumentativa no seu dia-a-dia profissional.
• Levar o profissional a falar de maneira clara e objetiva, segundo a norma culta da Língua e os seus padrões formais.

Conteúdo
• O pano de fundo da argumentação
• O processo comunicativo
• Os elementos de argumentação
• As estratégias argumentativas
• A escolha e a apresentação dos dados
• A interação e a força dos argumentos
• Formas verbais e argumentação
• Os fins e os meios
• Clareza e cortesia
• A adequação da linguagem ao interlocutor
• Os aspectos gramaticais que valorizam o texto


 

 
 

Instrutora: Laila K. Vanetti
Data: 14 de Dezembro
Horário: 9h às 18h
Valor: Associado: R$ 440,00 - Não-associado: R$ 560,00