Storytelling: ferramenta inovadora de comunicação para mobilizar pessoas e recursos
Técnicas para sensibilizar, motivar e engajar simpatizantes, apoiadores e parceiros através da comunicação
 
São Paulo/SP | 31 de janeiro de 2012 - 3ª-feira - das 10 às 19h

 
Programa


Storytelling, ou simplesmente... Contar histórias. Pode parecer algo simples, mas é uma poderosa ferramenta de comunicação para projetos sociais. É a transmissão de eventos em palavras, imagens e sons, muitas vezes por improvisação ou histórias com narrativas que incluem enredo, personagens e ponto de vista narrativo.

O compartilhamento sistêmico em cada cultura como meio de entretenimento, educação, preservação cultural e de forma a incutir valores morais torna mais fácil a aquisição de adeptos e consequente mobilização de recursos financeiros e humanos.

 
O treinamento irá preparar os participantes para contar histórias sobre sua causa, ações e planos de forma a conduzir as pessoas à acreditação das ações da instituição. Serão apresentadas técnicas para sensibilizar e engajar simpatizantes, apoiadores e parceiros – proporcionando resultados mais eficientes para sua comunicação. No curso ainda serão vivenciadas situações de captação de recursos, lançamento de campanhas, formação de parcerias e muitas outras em que é preciso motivar verdadeiramente o público.

Objetivo:
  • Gerar ferramentas que deem suporte as organizações sociais, para que elas mobilizem colaboradores em razão de suas causas e ações.
Conteúdo programático:
  • O que é contar uma História?
  • O que contar sua história pode fazer por sua organização e sua causa;
  • Elementos da estrutura narrativa;
  • A história de uma organização contada para pessoas;
  • Objetivo da história: o que eu quero com isso?
  • História contada com palavras: o discurso;
  • História contada com recursos visuais: apresentação PowerPoint/Prezi, Vídeo, História em Quadrinhos, Facilitação Gráfica;
  • A sua história: o que contar e como contar;
  • Verificando resultados: a história provocou uma atitude ou revisão de comportamento?
  • Como avaliar o impacto e o alcance de sua história.
Público-alvo:
  • Gestores, profissionais de comunicação e captadores de recursos de organizações sociais;
  • Estudantes e profissionais de comunicação interessados em trabalhar com organizações do Terceiro Setor.
..:: Horários do treinamento ::..
 
9h Credenciamento e café de boas vindas
10h Treinamento – Parte 1
 
12h30 Pausa para almoço
13h30 Treinamento – Parte 2
16h Pausa para café
16h30 Treinamento – Parte 3
19h Fim das atividades
 
 

 

Facilitador(es)
  Fabiana Dias
Graduada em Comunicação Social (UMC) e pós-graduada em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ECA/USP). Atua desde 1998 em gestão e comunicação de organizações sociais e programas de responsabilidade social empresarial. Como consultora, atendeu clientes de diferentes portes e em diversas fases de desenvolvimento, com o interesse comum em se tornarem protagonistas de sua sustentabilidade econômica e fortalecerem o envolvimento de seus parceiros. Em sua atuação no Terceiro Setor desenvolveu planejamentos e ocupou cargos de gestão em organizações como APAE de São Paulo, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Casa Mateus, Comissão de Comunicação da Rede Nossa Crianças/Fundaç ;ão Abrinq, Centro de Inclusão e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Ceideca) e Organização Caetê. Foi sócia da Atuação Social, uma consultoria focada em sustentabilidade e mobilização de recursos. Foi professora na Escola de Administração de Empresas (EAESP) da FGV, co-
Informações
 
Outros
Treinamentos
janeiro
Oficina Intensiva em Siconv: Gestão de convênios e repasse de recursos do Governo Federal para o Terceiro Setor
São Paulo - Com Fernanda Lyra, Rosana Pereira
Elaboração de Projetos + Captação: Oficina integrada em mobilização de recursos
São Paulo - Com Marcelo Estraviz, Ricardo Falcão
fevereiro
Venda de produtos e serviços e outras formas de geração de renda para projetos sociais
São Paulo - Com Danilo Brandani Tiisel, Michel Freller
Formação e motivação de equipes interdisciplinares de organizações sociais
São Paulo - Com Maria Iannarelli
Inovação em fundraising: experiências latino-americanas para implementação de um programa de sucesso no Brasil
São Paulo - Com Marcelo Iniarra Iraegui
A violência doméstica e a exploração sexual infanto-juvenil
São Paulo - Com Margarete Freitas
Conselho consultivo: como montar, manter e potencializar a instituição
São Paulo - Com Marcelo Estraviz
Marketing digital para projetos sociais
São Paulo - Com Marcio Okabe