Curso Prático: Renovação CEBAS na Área Educacional (SISCEBAS/MEC)
Aspectos Operacionais e Contábeis
 
São Paulo/SP | 31 de maio de 2012 - 5ª-feira - das 10 às 19h

 
Programa

 


O treinamento irá projetar o sistema de certificação do MEC (SISCEBAS) e capacitar os participantes na sua operação, preenchimento, cuidados e cruzamentos. Além disso, ainda irá orientar sobre os documentos que devem ser enviados, bem como, os cuidados jurídicos (estatuto) e contábeis no preenchimento dos mesmos.

Objetivos:
  • Treinar e capacitar de forma prática os profissionais das áreas contábeis, administrativa e social para o processo de renovação CEBAS na área educacional (SISCEBAS/MEC);
Conteúdo Programático:
  • Introdução Geral – Cenário (panorama) atual das certificações na educação;
  • Aspectos Legais – CF, Lei nº 12.101 e Decreto nº 7.237;
  • Aspectos Estatutários – Previsões Obrigatórias;
  • Documentos Necessários para Renovação do CEBAS na área da Educação;
  • Validade do CEBAS e prazo para Renovação do CEBAS na área da Educação;
  • EBAS que atuam com atividades mistas – Documentos e análise;
  • O cumprimento das gratuidades na diferentes atuações na área da Educação – somente Educação Básica, Educação Básica e Ensino Superior, somente Ensino Superior e Ensino Superior com adesão ProUni;
  • Plano Nacional de Educação e Plano de Atendimento;
  • Motivos de Indeferimento e diligências junto ao MEC – casos práticos (exemplos)
  • Modelo de Requerimento para Renovação do CEBAS – sugestão de modelo a ser encaminhado para o MEC;
  • Como fazer a conciliação Dados Contáveis SISCEBAS x Demonstrações financeiras/Notas Explicativas em harmonia com as NBC T’s – Principal Objetivo: Facilitar apresentação das DF e NE com “linguagem” SISCEBAS (Apresentação das gratuidades, conceitos contábeis, entre outros), minimizando, dessa maneira, ocorrências de diligências e/ou indeferimentos.
  • Cuidados gerais no preenchimento do SISCEBAS, abordando os principais erros atuais do SISCEBAS, que influenciam diretamente no cálculo das gratuidades.
  • Adequação de rubricas e estruturas de DF e NE com a visão do SISCEBAS.
  • Cuidados no preenchimento da base de cálculo utilizada pelo MEC, visando garantir base fidedigna (Base contábil x Base financeira);
  • SISTEMA CERTIFICAÇÃO DO MEC (SISCEBAS): preenchimento, cuidados e cruzamentos;
  • Aspectos Polêmicos – Contraturno, Escolas Específicas, EJA e outras?
Público-alvo:
  • Profissionais da área contábil, financeira e administrativa interessados em obter conhecimentos para o processo de renovação CEBAS/MEC-2012 das entidades educacionais ou mistas (preponderância na educação).
..:: Horários do treinamento ::..
9h Credenciamento e café de boas vindas
10h Treinamento – Parte 1
12h30 Pausa para almoço
13h30 Treinamento – Parte 2
16h Pausa para café
16h30 Treinamento – Parte 3
19h Fim de nossas atividades
 

 

 

Facilitador(es)
  Ivan dos Santos Pinto
Profissional de Auditoria, com experiência há mais de 22 anos em entidades do Terceiro Setor; Sócio Fundador da AUDISA Auditores Associados; Membro do colegiado de Auditoria do IBRACON - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil; AUDIBRA - Instituto dos Auditores Internos do Brasil; IIA - Institute of Internal Auditors; Comissão de Estudos Técnicos do 3º Setor do CRC-RS. Bacharel em Ciências Contábeis; Registrado na CVM através do Ato Declaratório nº 7710, DOU 08.4.04; Pós-graduado em Gestão das Organizações do Terceiro Setor (PUC-RS); Pós-graduado em Auditoria e Perícia. Registrado no CNAI Cadastro Nacional dos Auditores Independentes No. 718; Formador Voluntário da “ONG Parceiros Voluntários”, no Projeto EDUCANDO PARA A TRANSPARÊNCIA; Professor Univer sidade Corporativa – UNIAPAE (EAD) – Normas Contábeis Aplicáveis ao Terceiro Setor; Coordenador do Curso de Especialização (Pós Graduação) Contábil em Entidades que atuam nas áreas da saúde, educação e assistência social (2012).
  Priscilla Trugillo Moreira
Advogada; Membro da Advocacia Sergio Monello; Membro da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/SP; Especialista em Princípios de Gestão para Organizações do Terceiro Setor pela EAESP-FGV e Especialista em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pelo CEATS – Centro de Empreendedorismo Social Administração do Terceiro Setor /FIA – Fundação Instituto de Administração da USP.
  Carlos Emanuel de Campos Silva
Graduado em Administração de Empresas, é profissional de consultoria, com mais de 10 anos de experiência, inclusive, com atuação no Terceiro Setor, filantrópicas ou não. Atualmente é Gerente de Consultoria da Audisa Auditores Associados
Informações
 
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