Seminário Diálogo Social em Belo Horizonte
Workshop reunindo os principais temas da gestão de projetos sociais. Uma oportunidade única de Belo Horizonte conhecer e profissionalizar o Terceiro Setor!
 
Belo Horizonte/MG | 13 de junho de 2012 - 4ª feira - das 09h às 18h

 
Programa

 


Com o objetivo de fortalecer o conhecimento sobre gestão e administração dos profissionais e voluntários de instituições sociais, a Diálogo Social promove o evento Seminário Diálogo Social em Belo Horizonte.

Ao longo do dia, profissionais especializados em captação de recursos, elaboração de projetos, comunicação, legislação e marketing compartilham experiências e ensinam técnicas e ferramentas de capacitação.

Participe e troque experiências!
Programação:
8h30
Welcome coffee e credenciamento.
10h às 11h – Tomáz de Aquino Rezende
Aliança Intersetorial: A chave para o desenvolvimento das organizações sociais.
 
11h às 12h30 – João Paulo Vergueiro
Captação de Recursos no Brasil: Novas formas, tendências e práticas.
 
13h30 às 15h – Marcio Zeppelini
Organização e Sustentabilidade das ONGs: A Comunicação e a captação de recursos.
 
15h às 16h30 – Priscila Trugillo Moreira
Organização jurídica das Organizações Sociais: Cuidados e precauções.
 
16h30 – Café e network entre as instituições presentes.
 
17h às 18h30 – André Gabriel
Crowdfunding: Uma nova ferramenta da captação de recursos pela Internet.

 
18h30 – Sessão de autógrafos do livro Comunicação para Projetos Sociais com seu autor, Marcio Zeppelini.

 

Facilitador(es)
  Tomáz de Aquino
Graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas Gerais, com especialização em Controle Externo pela PUC-MG. É Procurador de Justiça; coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Tutela de Fundações e Entidades de Interesse Social; representante do Ministério Público no projeto Novos Rumos da Execução Penal (Apacs) do TJMG; presidente do Conselho Consultivo do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (Cemais); e fundador, ex-presidente e membro do atual Conselho de Administração da Cooperativa de Crédito dos Integrantes e Servidores do Ministério Público Estadual. Atuou como diretor de saúde e diretor financeiro da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) e ministrou diversas palestras e aulas em cursos de pós- graduação sobre Gestão no Terceiro Setor. Autor das obras: “Manual das Fundações”, “Novo Manual das Fundações”, “Roteiro do Terceiro Setor”, e “João Cidadão”.
  João Paulo Vergueiro
Administrador e mestrando em administração pela FGV-SP e bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo. Atua em organizações internacionais e foi diretor do Projeto Nós do Centro, da União Europeia com a Prefeitura de São Paulo e Gerente Administrativo e de Projetos da Oficina Municipal. É também professor universitário, consultor em administração pública e gestão do Terceiro Setor e Presidente da Associação Brasileira de Captação de Recursos – ABCR.
  Marcio Zeppelini
Produtor editorial, jornalista e empreendedor, é editor da Revista Filantropia, diretor executivo da Zeppelini Editorial, diretor da Diálogo Social Treinamentos e apresentador e diretor de Jornalismo da rádio Tom Social. É também palestrante e consultor em comunicação e marketing para o Terceiro Setor e conselheiro da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec).
  Priscilla Trugillo Moreira
Advogada; Membro da Advocacia Sergio Monello; Membro da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/SP; Especialista em Princípios de Gestão para Organizações do Terceiro Setor pela EAESP-FGV e Especialista em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pelo CEATS – Centro de Empreendedorismo Social Administração do Terceiro Setor /FIA – Fundação Instituto de Administração da USP.
  André Gabriel
Engenheiro pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduado pelo IBMEC – MBA em Gestão de Negócios e MBA em Finanças. Atualmente, é diretor de empresas tendo atuado previamente como consultor em Gestão Empresarial na Petrobras e na Gerdau Ameristeel (no Texas e em Minnesota - EUA) em projetos pelo INDG – Instituto de Desenvolvimento Gerencial. Trouxe para o Brasil, para o Terceiro Setor, a iniciativa do crowdfunding - financiamento colaborativo de projetos pela Internet - fundando o Vamos Agir ! – www.vamosagir.com e a LET’S – Construindo Histórias Juntos - www.lets.bt.
Informações
 
Outros
Treinamentos
abril
Lei de incentivo ao esporte: captação de recursos para projetos esportivos
São Paulo - Com Michel Freller
Criação ou aperfeiçoamento do Departamento de Captação de Recursos de organizações sociais
São Paulo - Com Marcelo Estraviz
Relações Públicas e a comunicação interna no Terceiro Setor
São Paulo - Com Valdir Cimino
Monitoramento de indicadores e avaliação de impacto de projetos sociais
São Paulo - Com Carol Zanoti
Voluntariado organizado: como captar, manter e gerenciar voluntários
São Paulo - Com Silvia Maria Louzã Naccache
Desenvolvimento comunitário e o impacto do trabalho com famílias
São Paulo - Com Maria Iannarelli
Elaboração e submissão de projetos para editais da União Europeia
São Paulo - Com João Paulo Vergueiro
maio
Dependência química: desafios e soluções para a prática profissional
São Paulo - Com Maria Iannarelli, Vera de Fátima Antônio