com Robert Meeropol

O Caso Rosenberg, como ficou conhecido, foi o processo movido pelo governo dos Estados Unidos contra Ethel e Julius Rosenberg pela suposta espionagem em favor da União Soviética, em plena Guerra Fria. Judeus e comunistas, Julius (engenheiro elétrico) e Ethel (secretária) foram processados e executados em 1953, a despeito do intenso clamor que a condenação gerou no mundo inteiro – a favor dos Rosenberg, manifestaram-se personalidades tão distintas quanto Jean-Paul Sartre, Albert Einstein, Jean Cocteau, Diego Rivera, Frida Kahlo, Pablo Picasso e o Papa Pio 12.

Às vésperas dos 60 anos do caso, a Casa do Saber, em parceria com a Livraria da Vila, traz a São Paulo o filho dos Rosenberg, Robert Meeropol. Na década de 1970, Robert processou o FBI e a CIA e obteve acesso a milhares de páginas de documentos dos autos, o que resultou no livro “We Are Your Sons: The Legacy of Ethel and Julius Rosenberg” (1975) e no mais recente “Uma Execução na Família” (2006).

Um caso emblemático da história do século 20, o julgamento de Ethel e Julius Rosenberg simboliza os excessos do Macartismo e os extremos atingidos pela paranoia da Guerra Fria.

ENCONTROS
Memórias de um filho e sua “Vingança Construtiva”: ativismo da resistência e a criação do Rosenberg Fund for Children
20/jun, das 19h30 às 21h30
O julgamento de Julius e Ethel Rosenberg: a polêmica da acusação e as recentes revelações sobre o caso
21/jun, das 19h30 às 21h30
INFORMAÇÕES

Duração: 2 encontros
Dias: Quarta e quinta-feira, das 19h30 às 21h30
Encontros: 20/6 e 21/6
Local: Casa do Saber Shopping Cidade Jardim
Preço: R$ 115 na inscrição por encontro (R$ 190 para os dois encontros)
A inscrição inclui um exemplar de “Uma Execução na Família” (Casa Amarela, 2006).

SOBRE O PROFESSOR
Robert Meeropol
é mestre em Antropologia pela Universidade de Michigan, onde também se graduou em Direito. Em 1990, fundou o Rosenberg Fund for Children, do qual é diretor executivo.