O curso aborda o pontificado do homem chamado Joseph Aluisius Ratzinger, um papa raro pelo refinamento e engajamento intelectual e que fez estremecer o mundo ao renunciar ao trono de São Pedro. A complexidade do pensamento de Ratzinger pode ser resumida na sua trajetória papal, sempre descrita com a classificação de ser um Papa tradicionalista e agora encerrada com um gesto visto como favorável a uma mudança nas práticas da Igreja. Teólogo crítico do que considera a interpretação distorcida do Concílio Vaticano 2º e filósofo culto, Bento 16 é um crítico aberto da modernidade na família, no amor, na sexualidade, nos valores e até na liturgia da missa.

O papado que se encerra foi marcado pela rejeição enfática de práticas como o divórcio, a homossexualidade e o aborto, e pela busca da reafirmação do poder moral da Igreja. Como cardeal e papa, já censurou a teologia da libertação na América Latina, procurou enfrentar os escândalos sexuais encobertos pela hierarquia católica e teve que conviver com a crise das finanças do Vaticano, abaladas pela recessão na zona do Euro.
2 encontros | quarta e sexta-feira, das 20h às 22h
27/2 1. O papa filósofo e os problemas modernos de uma Igreja nada moderna
Luiz Felipe Pondé
1/3 2. O papa renunciou, viva o papa! Histórias de crise no papado
Leandro Karnal

Quando: 27/2 e 1/3
Quanto:
R$ 260 na inscrição

 


Leandro Karnal

é doutor em História Social pela USP.

Luiz Felipe Pondé
é professor da PUC-SP e da FAAP, professor convidado da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, pesquisador da Fapesp, professor convidado da Universidade de Marburg, da Universidade de Sevilla e do Kings College de Londres.


Casa do Saber invite ses amis à une matinée pas comme les autres. Clóvis de Barros Filho nous propose un cours sur l'éthique, en Français, qui sera enregistré et fera partie d'un séminaire international sur ce sujet à l'Unesco. Clóvis de Barros Filho enseigne à l'ECA (Escola de Comunicações e Artes) de l'Université de São Paulo. Il est aussi chercheur invité et représentant du Ministère de la Justice du Brésil auprès de l'Unesco.

Quando: sábado, 23 de fevereiro, das 11h às 13h
Observação:
A AULA SERÁ MINISTRADA EM FRANCÊS, sem tradução para o português.
Vagas limitadas. Inscrições gratuitas pelo telefone (11) 3707-8900
.
 


Clóvis de Barros Filho

é advogado, jornalista e professor universitário. Possui graduação em Direito pela USP (1986), graduação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1985), mestrado em Science Politique - Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1990) e doutorado em Ciências da Comunicação pela USP (2002). Obteve a Livre-Docência pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2007). Atualmente é professor livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da USP.