O curso apontará, de forma introdutória, as transformações provocadas pela emergência de um saber de si no pensamento grego. Com as mudanças ocorridas na transição do período Arcaico para o Clássico, filósofos como Sócrates, Platão e seus discípulos, passaram a enxergar o homem – não mais tribal, mas agora político, envolvido com a pólis – a partir de sua autonomia e interioridade, em conjunto com uma nova visão sobre o que é a alma. Esta mudança crítica é perceptível nas produções daquela época e aflorou para se disseminar pelo Ocidente a partir das obras de Platão.

3 encontros | sábados, das 11h às 13h

10/5

1. A "pessoa" na Grécia Arcaica: alma e liberdade nos textos homéricos

17/5

2. As cidades e o Orfismo: há uma interioridade órfica? Há uma interioridade na poesia lírica?

24/5

3. Sócrates e Platão: a inovação do campo anímico como cuidado de si

Quando: 10/5 a 24/5
Quanto: R$ 217,50 na inscrição + 1 parcela de R$ 217,50


Rachel Gazolla
Graduada em Direito e Filosofia pela USP, mestre e doutora em Filosofia pela mesma instituição. Professora titular da PUC-SP e da Faculdade de Filosofia São Bento. Faz parte do corpo docente de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de Valparaiso (Chile), como convidada anual. É editora responsável da revista Hypnos, de Filosofia Antiga, e coordenadora da coleção Philosophica, da editora Paulus.


O curso trata das relações de consumo nos dias atuais, nos quais o consumidor passa a ser, ele mesmo, objeto de consumo (e de desejo) de empresas, agências de publicidade e do mercado como um todo. Do nascimento da sociedade de consumo até a atual era de hiperconsumo, na qual consumir passa a ter um peso primordial na construção das personalidades, é possível entender como o consumo afeta as escolhas, os relacionamentos sociais e o dia a dia. Para tanto, será utilizado o olhar de sociólogos, antropólogos e pesquisadores de comportamento do consumo como Lipovetsky, Semprini, Harvey, Firat & Venkatesh, Bauman e Zizek, entre outros.

6 encontros | sextas-feiras, das 20h às 22h

9/5

1. O nascimento da sociedade do consumo

16/5

2. Do consumo de ostentação ao consumo experiencial

23/5

3. Consumo moderno vs consumo pós-moderno

30/5

4. A condição pós-moderna e seu impacto no consumidor

6/6

5. As características do consumo contemporâneo

13/6

6. Os impactos futuros do hiperconsumo na sociedade

Quando: 9/5 a 13/6
Quanto: R$ 217,50 na inscrição + 3 parcelas de R$ 217,50


Marcos Bedendo
Publicitário pela ESPM, mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV em estratégias de marketing e comportamento de consumo, é professor dos cursos de graduação e pós-graduação da ESPM-SP. É sócio consultor da Brandwagon, consultoria de marca, desenvolvendo projetos de branding, lançamento de marcas e gestão de inovação para empresas de médio e grande porte.


Traumas, Rupturas e Superação
Professora: Maria Lucia Homem
Duração: 6 encontros
Data: 6/mai, das 17h às 19h