Homens e mulheres pensam, sentem e se comportam de maneiras diferentes (e muitas vezes discrepantes. Como funcionam as mentes masculinas e femininas? Quais são suas semelhanças e diferenças? O cérebro dos homens é diferente do cérebro das mulheres? Partindo de pesquisas científicas nos campos da psicologia e das neurociências, o curso abordará essas fundamentais questões da psicologia dos gêneros.

2 encontros | sábado, 26 de abril, das 11h às 13h e das 14h às 16h

26/4

1. Preferências, habilidades e competências
Das 11h às 13h

26/4

2. Emoções, relações e sexualidade
Das 14h às 16h

Quando: 26/4
Quanto: R$ 145 na inscrição + 1 parcela de R$ 145


Pedro Calabrez
Professor e pesquisador na graduação e pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Na ESPM, é professor titular no Núcleo de Estudos em Gestão de Pessoas, no Núcleo de Estudos em Ciências do Consumo, no MBA em Ciências do Consumo Aplicadas, no MBA em Gestão de Mercados e no Departamento de Ciências Humanas. Fundou dois cursos de extensão (em nível de Pós-Graduação): "Neurociências Aplicadas ao Consumo", em 2010, e "Gestão de Pessoas: Psicologia e Neurociências Aplicadas", em 2013 – ambos inéditos no Brasil. Doutorando em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela USP, é mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM. Atua nas áreas de Filosofia, Psicologia e Neurociências, tendo experiência em comportamento, emoçõ ;es e tomada de decisão. É sócio-diretor da NeuroVox, empresa de consultoria e pesquisa em psicologia e neurociências aplicadas.


Dom Quixote costumava dizer aos que o chamavam de louco: “Yo sé quién soy”. Sócrates, inspirado pelo Oráculo de Delfos, baseou sua filosofia no “Conhece-te a ti mesmo”. O Profeta Muhammad disse: “Aquele que conhece a si mesmo, conhece o seu Senhor”. Foucault mostrou as relações do “conhece–te a ti mesmo” com o cuidado de si. Há um grande número de visões sobre autoconhecimento, e este curso vai explorar algumas delas, assim como a possibilidade de torná–las um instrumento de reflexão para a vida cotidiana atual.

4 encontros | sábados, das 11h às 13h

26/4

1. O autoconhecimento na Modernidade

10/5

2. Alma e coração: dois mundos distintos no Sufismo (mística islâmica)

17/5

3. Autoconhecimento e “rapport”. Estruturas contemporâneas de relacionamento e comunicação

24/5

4. Contos, imaginação e singularidade. Pontes entre o mundo contemporâneo e a herança de alguns conhecimentos antigos

Quando: 26/4 a 24/5
Quanto: R$ 194 na inscrição + 2 parcelas de R$ 193


Bia Machado
Doutora em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, é estudiosa do Sufismo e da obra do mestre sufi Ibn ‘Arabî. Autora, entre outras publicações, de Sentidos do Caleidoscópio – uma leitura da Mística a partir de Ibn ‘Arabî (Humanitas, 2004).


Mais do que ensinar os pais a educar por meio de medidas corretivas, o curso procura ajudá-los a formular, ao longo dos encontros, um projeto de educação preparatória levando em conta valores, as exigências do mundo atual e o temperamento e necessidades de cada filho. Cada encontro se divide em duas partes e fornece recursos para que os pais possam observar diversos aspectos em seus filhos e experimentar outros modos de interagir com eles.

6 encontros | terças-ferias, das 20h às 22h

22/4

1. Mudanças no contexto atual e seu impacto no modo de educar
O desenvolvimento psíquico até os três anos

29/4

2. Desenvolvimento psíquico dos três aos 12 anos
A formação da personalidade até os 16 anos

6/5

3. Exercícios para desenvolver competências de exploração: não ter medo de aprender e o prazer de experimentar; autoconhecimento e habilidade interpessoal; autonomia
Exercícios para desenvolver competências de resposta: lidar com frustração e flexibilidade; lidar com competição, sucesso, fracasso e frustração; entender o lugar da dor e do prazer na vida

13/5

4. As regras do jogo dos limites: limite com e sem trauma
Os momentos estruturantes de obedecer, desafiar e transgredir. A arte de dialogar com crianças e adolescentes

20/5

5. Limites não negociados, reprimir e punir quando e em que grau?
Promover mudanças de postura

27/5

6. Algumas diferenças na educação de meninos e meninas
Observar os filhos, quando cabe ou não a psicoterapia para crianças e adolescentes

Quando: 22/4 a 27/5
Quanto: R$ 215,50 na inscrição + 3 parcelas de R$ 217,50


Luiz Alberto Hanns
Psicólogo, psicanalista e pesquisador em psicoterapia comparada.