EXISTE A PROFISSÃO DO FUTURO ?

Palavras do Presidente do CIEE aos jovens que vão enfrentar o mercado de trabalho no próximo milênio

Com a chegada do próximo milênio muitas são as dúvidas em relação ao futuro, principalmente quando se trata de profissão e mercado de trabalho devido aos altos índices de desemprego que afetam a grande maioria dos países e, notadamente, a população jovem. Diante desse quadro sempre surge uma pergunta sobre a existência de determinadas atividades que garantirão um emprego certo nos próximos anos. Más será mesmo que existe uma profissão do futuro ?

Segundo o presidente executivo do CIEE – Centro de Integração Empresa Escola, Luiz Gonzaga Bertelli, não há uma carreira específica capaz de ser chamada de a profissão do futuro. "O que acontece hoje é que existem muitas áreas que não são bem exploradas e poderiam gerar muitos empregos, como Engenharia de Alimentos, Moda, Geografia e História, e outras que são extremamente competitivas".

Ainda de acordo com Bertelli, profissões já "consagradas", como Administração de Empresas, Direito, Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Informática e Processamento de Dados, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Comércio Exterior, Arquitetura e Secretariado Executivo, ainda continuarão sendo as áreas mais procuradas.

"Por isso, não podemos caracterizar uma única profissão como sendo a do futuro, mas várias delas, mesmo as muito competitivas e concorridas, porque ainda têm muito espaço para crescer."

Para garantir um lugar ao sol nesse mundo cada vez mais competitivo e com as exigências do mercado cada vez maiores, o jovem profissional, que está apenas começando, deve desenvolver algumas habilidades, além da formação acadêmica propriamente dita. "As empresas têm procurado profissionais polivalentes, ou seja, que falem um segundo idioma obrigatoriamente, que tenham espirito de liderança, sejam criativos, tenham capacidade de trabalhar em equipe e, além disso, conheçam informática", analisa Bertelli.

Nesse sentido, cabe aos cursos superiores prepararem os jovens para esse mercado, extremamente exigente, mudando a tradição das escolas que somente informam e não formam. Bertelli acredita que existe um grande abismo entre o mundo do fazer e o do saber: "As faculdades precisam integrar o mundo acadêmico com o operacional, na forma de treinamentos, estágios, worshops e seminários, a fim de eliminar esse abismo".

E é exatamente isso o que o CIEE proporciona aos jovens profissionais que o procuram. A instituição oferece programas para adequar os estudantes ao mercado de trabalho, com cursos gratuitos de gramática e redação, inglês, informática e comportamento atitudinal(como se relacionar e como resolver problemas dentro de uma empresa). O objetivo é encaminhar os jovens com um currículo mais completo.

Mas além de ações voltadas aos estudantes, o CIEE trabalha para para proporcionar estudos às comunidades carentes. Foram desenvolvidos os programas de alfabetização Gratuito para Adultos, Programa Alfabetização Solidária, coordenado pela primeira-dama Ruth Cardoso e o Programa Adolescência e Cidadania, no CIEE do Espírito Santo, que visa integrar os estudantes com as empresas e o mercado de trabalho.

A matéria acima foi publicado no Jornal de Recursos Humanos,( O Estado de S. Paulo) da Associação Paulista de Adminsitração de Recursos Humanos, 01 de agosto de l999, ano 14, n. 817


AS PROFISSÕES DO NOVO MILÊNIO

O CIEE lançou, neste mês, a edição no 31 da Revista Agitação, publicação da entidade, distribuída gratuitamente às escolas, empresários e estudantes.

A reportagem de capa traz uma análise das profissões do novo milênio, mostrando a substituição de antigas atividades por outras, criadas pelas exigências do mundo moderno e da globalização. A matéria inclui depoimentos de especialistas da área de Recursos Humanos e do secretário Nacional de Política de Emprego do Ministério do Trabalho, Nassim Gabriel Mehedff. Outra reportagem enfoca as vantagens de trabalho em uma pequena empresa; para os estudantes, há informações sobre o que são os cursos seqüenciais, uma nova e rápida modalidade de formação em nível superior.

Os exemplares da Revista podem ser solicitados, gratuitamente, pelo fax (0xx11) 3040-9955 ou pelo e-mail: presidente@ciee.org.br, indicando nome e endereço completos para envio. O site do CIEE traz as matérias de destaque da publicação. Os interessados podem acessar o endereço www.ciee.org.br.

PERSPECTIVA DA ECONOMIA BRASILEIRA

A edição no 33 da Coleção CIEE, intitulada “Perspectivas da Economia e do Desenvolvimento Brasileiro”, já está sendo distribuída, graciosamente. O livro traz a integra da palestra do Presidente da Siemens da América Latina, Hermann Wever, proferida no CIEE/SP, com o mesmo título.

Os interessados podem solicitar um exemplar pelo fax(0xx11) 30409955 ou pelo  e-mail presidente@ciee.org.br, informando nome e endereços completos.


PSICÓLOGA ORIENTA SOBRE PROFISSÕES
 
A psicóloga Selma Mascagna está desenvolvendo o "Projeto Escolha Seu Futuro", que tem o objetivo de orientar jovens, sobre a escolha da profissão, e adultos, sobre como encontrar um novo rumo profissional. O trabalho é desenvolvido em até dois meses de encontros, individuais ou em grupo, nos quais são realizadas atividades de dinâmica de grupo e relaxamento. Informações: 5549-8971 - Fonte JT. Coluna Educação página 14 A 25.05.00