EDUCAÇÃO   /  VESTIBULAR

Guia: ajuda para entrar na faculdade

Acaba de chegar às bancas e livrarias de todo o país o Guia do Estudante Vestibular 2001, a mais completa e tradicional publicação para orientar o jovem que se prepara para entrar na faculdade. O guia oferece informações detalhadas sobre as melhores faculdades e sobre 9.030 cursos universitários em todo o país.

Além disso, orienta o jovem a lidar com as pressões diante do vestibular e traz reportagens sobre a escolha da profissão, os processos seletivos, como tirar proveito do mundo universitário, a maratona das provas e muito mais.

Repleta de novidades, a 13a. edição do Guia do Estudante Vestibular 2001 apresenta 144 carreiras de nível superior - 103 tradicionais e 41 tecnológicas. Além da descrição de cada uma e suas especializações, o Guia mostra como é o dia-a-dia do profissional, quais as funções mais quentes do mercado e salário médio inicial.

Para ajudar o jovem em sua reflexão e escolha, o Guia indica filmes ou livros sobre as carreiras e publica depoimentos de quem já terminou a faculdade e está bem posicionado no mercado de trabalho.

Experiência bem-sucedida em outros países e a mais recente modalidade de ensino superior do Brasil, os cursos seqüenciais são destaque no Guia do Estudante Vestibular 2001. Criados em 1999 para atender às novas demandas do mercado, eles oferecem formação técnica em diferentes áreas, de negócios até artes, e já são cerca de mil em todo o país. Há duas modalidades: curso superior de formação especifica e de complementação (para quem já fez faculdade).

O Guia traz ainda a relação de 850 faculdades e universidades brasileiras com endereço, telefone, site na Internet, e-mail, tipo de processo seletivo, periodicidade da seleção, épocas de inscrição e das provas, cursos tradicionais e seqüenciais. Há, ainda, quadros comparativos com a relação candidato/vaga do último vestibular nas principais universidades públicas, separadas por área de ensino.

Dicas Valiosas

O Guia do Estudante Vestibular 2001 inclui também orientações fundamentais para o jovem enfrentar  o período pré-vestibular. A reportagem “Dez questões da hora” traz as dúvidas mais freqüentes dos vestibulandos, apresentando os prós e os contras para que o jovem tire suas conclusões.

São perguntas como seguir ou não a carreira indicada pelo país, se o aluno deve terminar ou abandonar um curso de que não gostou, se é preciso diploma para atuar em determinada área, entre outras.

A matéria “Um, dois, três...já” é um roteiro dos principais passos para enfrentar com segurança a maratona das provas. Três meses antes dos testes, por exemplo, o estudante deve fazer uma agenda com as datas mais importantes, como dia para comprar manuais, para fazer inscrições e provas. Deve, também, reservar um tempo para a leitura de jornais diários para melhorar suas chances na prova de redação.

Para quem teme o vestibular, a reportagem “Sem tanta nóia” mostra como se sair bem nos novos processos seletivos. A avaliação contínua, por exemplo, é uma espécie de vestibular  em doses homeopáticas.

Trata-se de um conjunto de provas ao fim de cada um dos três anos do ensino médio. Outro critério de admissão utilizado é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do MEC. Boa parte das faculdades tem optado por uma combinação de diversas modalidades para montar seus processos seletivos.

Com 282 páginas, o Guia do Estudante Vestibular 2001 estará disponível em bancas de jornais e livrarias de todo o país por R$ 10,80.

Escolha da carreira

Este ano, o Guia do Estudante cresceu e deu frutos. A partir de agora, o jovem conta com duas publicações: Guia do Estudante Vestibular e Guia do Estudante Profissões e Mercado de trabalho, voltado para a escolha da carreira.

O Guia do Estudante Profissões e Mercado de Trabalho, recém-lançado pela Editora, apresenta uma completa radiografia e as tendências do mercado de trabalho, mostrando o que está mais quente para as diferentes profissões que estão se interligando devido às novas necessidades e relações de trabalho, o surgimento de novas funções e as áreas mais aquecidas. São informações detalhadas sobre 139 profissões, cursos técnicos, de pós-graduação e MBA. O Guia do Estudante Profissões e Mercado de trabalho também pode ser encontrado em bancas e livrarias de todo o país por R$10,80.

Fonte: A Gazeta de Cuiabá - Seção Zine - Pg 8Z - 4/9/2000