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Já está circulando o Guia do Estudante Abril 2002, muito rico em informação para quem vai prestar vestibular e está cursando curso de graduação. Vamos reproduzir as palavras da Redatora-chefe:

SUMARIO

A hora da decisão

Escolher uma profissao e um curso universitário não é facil. Muitas são as dúvidas e incertezas, principalmente porque você esta prestes  a definir seu futuro e vai investir muito tempo e dinheiro para chegar lá. Para ajudá-lo nessa tarefa, a tradicional edição do GUIA DO ESTUDANTE sobre profissões e cursos  universitários - agora  chamada de Guia do Estudante Vestibular - explica como se preparar bem para enfrentar o vestibular  e os demais processos seletivos. Também descreve cada uma das carreiras universitárias, dá dicas de como descobrir as que combinam com você e conta onde encontrar a melhor formaçao para se tornar um profissional competente. Com todas essas informaçoes em maos, temos certeza de que você conseguirá tomar a decisao mais adequada a seu projeto de vida, com setgurança e tranquilidade. Sucesso!

Carmen Nascimento
Redatora-chefe
cnascimento@abril.com.br
 
RELAÇÕES PÚBLICAS

É a promoção da boa imagem de empresas ou instituições por meio de seu relacionamento com diferentes públicos

O bacharel de Relações Públicas traça a estratégia de comunicação de uma empresa ou órgão do governo e administra ações que garantem o bom relacionamento da organização com os empregados, os clientes e os fornecedores, bem como com o governo e a comunidade. Produz boletins internos e externos e promove o contato com a imprensa. Cria programas de integração com a comunidade e organiza atividades promocionais. A abertura da economia e o conseqüente acirramento da concorrência entre as empresas aquecem o mercado para esse profissional. É obrigatório o registro no Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas.

Salário médio inicial: R$ 1 000
 

O QUE FAZER COMO PROFISSIONAL

É a promoção da boa imagem de empresas ou instituições por meio de seu relacionamento com diferentes públicos

O bacharel de Relações Públicas traça a estratégia de comunicação de uma empresa ou órgão do governo e administra ações que garantem o bom relacionamento da organização com os empregados, os clientes e os fornecedores, bem como com o governo e a comunidade. Produz boletins internos e externos e promove o contato com a imprensa. Cria programas de integração com a comunidade e organiza atividades promocionais. A abertura da economia e o conseqüente acirramento da concorrência entre as empresas aquecem o mercado para esse profissional. É obrigatório o registro no Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas.

Salário médio inicial:




Administração - Promover ações que valorizem uma marca ou a imagem de uma empresa. Criar canais de comunicação com o público interno (funcionários) e o externo (fornecedores, clientes, governo e comunidade). O mesmo serviço pode ser prestado como assessoria ou consultoria.
Cerimonial e protocolo - Orientar empresários, políticos e chefes de Estado sobre regras e padrões internacionais de etiqueta.
Comunicação institucional - Elaborar planos de divulgação das políticas e dos valores da empresa para funcionários, clientes, consumidores e fornecedores da organização.
Eventos - Planejar e organizar palestras, exposições, recepções, coquetéis e solenidades políticas e comerciais para promover a empresa.
Ombudsman - Atender às solicitações e reclamações de clientes e consumidores, visando à melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.
Pesquisa de opinião - Coletar informações sobre o público da empresa (funcionários, fornecedores, consumidores e concorrência) para criar um plano de comunicação.
Planejamento estratégico - Traçar a estratégia de relações com a comunidade, a imprensa, os fornecedores, a concorrência e os consumidores da empresa e elaborar, entre outras atividades, os programas de comunicação.
Projetos institucionais - Elaborar projetos sociais em ONGs, tendo em vista a viabilidade técnica e econômica e os benefícios para os usuários. Analisar, em empresas privadas, os projetos a elas apresentados, considerando sua adequação à filosofia do negócio e os benefícios que poderão trazer à imagem da empresa.
 
 
O CURSO
 

Organização de eventos, política, pesquisa de opinião e planejamento são disciplinas específicas do currículo. Nos dois primeiros anos, você tem as matérias da área de Comunicação. O currículo inclui também aulas de economia e administração – importantes para compreender o funcionamento de uma organização. Algumas faculdades oferecem inglês e espanhol como disciplinas opcionais. Para tirar o diploma é comum a exigência de um projeto de comunicação.

Duração média: quatro anos
Área: Comunicação
 
 
 

Clique na Faculdade para obter mais informações:
Estágios
    Num bom estágio você não só aplica, na prática, os conhecimentos adquiridos na escola, como também soma experiência ao currículo. Aqui, algumas empresas e centrais de estágio que oferecem boas oportunidades para quem quer dar os primeiros passos no mundo profissional.

Embaixadas e Consulados
    Nestes sites de consulados e embaixadas você encontra informações básicas para fazer um curso no exterior e enriquecer o currículo com a experiência de viver um tempo numa cultura diferente.
Escolas e Agências de Intercâmbio
    Aqui estão listadas escolas que recebem alunos estrangeiros para cursos de língua ou para estudar um determinado período letivo (ensino médio, graduação ou pós-graduação). As agências de intercâmbio organizam sua ida para outro país e fazem contato com as escolas.

PARA SUBIR NA CARREIRA


A pós-graduação com ênfase em gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas proporciona um conhecimento amplo dos processos internos das empresas.
MERCADO DE TRABALHO

O especialista em planejamento estratégico encontra boas opções de emprego principalmente em empresas recém-privatizadas ou recém-instaladas no país. O mercado está em alta para quem sabe planejar ações voltadas à melhora da imagem institucional da empresa ou a valorizá-la perante o público. A Insight, agência de relações públicas e assessoria de imprensa sediada no Rio de Janeiro, criou um escritório em São Paulo para atender apenas às contas de empresas de informática e de telecomunicações. A agência deverá contratar novos profissionais em meados do ano 2000. Na área de hotelaria cresce a demanda por profissionais planejadores de eventos, especialmente em hotéis de categoria superior ou luxo. O Grupo Accor, que administra hotéis em diversos estados do país, tem a meta de triplicar de tamanho em cinco anos e pretende abrir vagas para novos profissionais. Cresce também o número de bacharéis em Relações Públicas para trabalhar como ombudsman de grandes empresas. Sua função é atender a solicitações e reclamações de clientes, a fim de satisfazê-los, e contribuir para melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

DEPOIMENTO

“Acho legal o potencial da universidade quanto à pluralidade de ofertas de cursos, estágios e opiniões. O relacionamento com os outros alunos é muito bom e os professores são abertos, estão prontos para ajudar.”
Klaus Winckler, aluno da USP

 

Fonte: Guia do Estudante/Vestibular 2001 www.guiadoestudante.com.br  setembro de 2001