Quarta-feira, 25 de setembro de 2002
A temporada por uma vaga de trainee está aberta
Grandes empresas estão procurando novos talentos. A concorrência para essas vagas costuma ser grande e o processo seletivo é longo. Apenas 30% dos trainees acabam contratados

Está aberta a temporada de caça aos novos talentos. Os universitários que se formaram há dois anos, no máximo, ou vão se formar até julho de 2004 podem começar a procurar vagas de trainees e estagiários. Grandes empresas estão com as inscrições abertas para os processos seletivos.

Podem se inscrever alunos de diversos cursos - Engenharia, Administração e Marketing são os mais procurados.

A concorrência nesse 'vestibular' é grande. E os obstáculos não acabam depois da aprovação no processo seletivo. Depois de escolhido, o universitário não tem a certeza de que será contratado. Segundo especialistas em Recursos Humanos, apenas 30% dos trainees são efetivados pelas empresas.

As companhias abrem algumas dezenas de vagas e milhares de candidatos fazem a inscrição. A diretora da Crossing Recrutamento, Regina Scaciotti, acredita que, em média, cerca de 10% dos inscritos são selecionados. "A procura por emprego começa cedo e a grande concorrência reflete isso".

O processo de seleção geralmente é longo. Os candidatos têm de passar por pelo menos três etapas: teste de conhecimentos gerais, inglês e português, além da dinâmica de grupo e entrevistas com diretores da companhia. "Esses estágios têm como finalidade ajudar no afunilamento", explica Regina. "Hoje, os universitários são bem preparados e é difícil escolher os melhores".

Segundo a consultora, itens como fluência em inglês e informática já são comuns entre estudantes que pleiteiam vagas de trainees e estagiários.

Afonso Lamounier de Moura, gerente do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), destaca que as empresas procuram por quem sabe trabalhar em equipe, solucionar problemas com rapidez e objetividade, tem bom relacionamento interpessoal e criatividade.

Inscrições na Internet

O CIEE está realizando a inscrição e seleção para estágios da Volkswagen e da Alstom. Brasil Telecom, Vésper, Natura, ABB, IBM, Bosch e Delphi também estão procurando universitários para estágio ou treinamento.

Para se inscrever, acesse os sites das empresas.

Os salários para estagiários variam de acordo com a carga horária escolhida pelo aluno - por causa do horário da faculdade, alguns deles trabalham apenas quatro horas por dia. Os trainees terão pagamento de até R$ 2,5 mil, além de benefícios como seguro saúde. Outra maneira de encontrar estágio ou treinamento é ir a feiras em universidades. A Semana de Recrutamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aconteceu há cerca de um mês e ainda mantém o site para os interessados em se cadastrar no banco de dados da Telefônica, Votorantim Celulose e Papel, Itaú, Riachuelo, Abbott, Danone e Pirelli (www.semanaderecrutamento.com.br).

 pag. 15 caderno A