GRUNASE      32 ANOS DE MUITA HISTÓRIA

A GRUNASE - Grupo Nacional de Serviços, nasceu em 1968  , fruto de um sonho de José Maria Eymael : aproximar empresas entre si, promovendo um relacionamento comercial.

Com o capital inicial estimado em NCr$ 5 mil , e dividindo um sala de 16m2 com um amigo que lhe cedera um espaço , o gaúcho José Maria Eymael finalmente obedecia aos chamados  para sua vocação de Relações Públicas. Criou inicialmente a Divisão de Relações Comerciais , com objetivo de promover o contato inicial entre empresas. O resultado era satisfatório para ambas as partes porque a empresa visitada ficava sensibilizada pelo fato de a outra , para tratar de negócios , utilizara os serviços de uma firma especializada.

Os Primeiros Clientes

Um dos primeiros clientes foi a MPM, que objetivou com os serviços da GRUNASE , promover o relacionamento com outras empresas que desejava ter contato. Outro case importante é da Líder Táxi Aéreo que entrou no mercado de São Paulo por intermédio da GRUNASE.

Em 69, já ocupando meio andar de um dos prédios da Av.Paulista a GRUNASE ganhou mais 3 divisões: Relações Públicas , Pesquisa de Mercado e Congressos e Convenções.

A Pullsport Malharia procurou a Divisão de Relações Comerciais para ser apresentada às lojas da região de Pinheiros . Mas antes surgia a necessidade de realizar uma pesquisa para identificar  o potencial deste mercado . Foi então que a GRUNASE desenvolveu-se nessa área e muitas empresas confiou este trabalho a ela: CICA , IBM , Estrela e Glassulit.

A audácia de um evento

A Divisão de Congressos e Convenções  nasce a partir  da realização de um evento audacioso : "O Seminário Nacional  sobre a Organização de Congressos e Convenções " no Hotel Tambaú na Paraíba.

Para participar deste primeiro evento (experimental), foram convidados 50 presidentes de entidades que já promoviam grandes congressos. Mesmo assim, a GRUNASE fechou 11 contratos para a realização de novos eventos.

Como a equipe nunca havia realizado um evento e com a necessidade de penetrar nesta fatia de mercado, procurou-se todo o tipo de informações sobre o assunto e pouca coisa foi encontrada. Então a GRUNASE elaborou  um livreto sobre "Tecnologia na Organização de Congressos e Convenções ", mostrando com se fazia um planejamento, todas as seqüências da organização de um evento , a importância do clima e a administração financeira. Por vários anos este manual fora utilizado com bibliografia nas primeiras faculdades de Relações Públicas.

Acompanhando Tendências

Em 73, a Divisão de Comunicações Especiais vem antecipar a preocupação da GRUNASE em facilitar a comunicação entre a empresa e seus vários públicos (interno e externo) , buscando o diálogo entre consumidores, funcionários , distribuidores e fornecedores , abordando a elaboração dos vários meios de comunicação empresarial. Observando que a sociedade brasileira, mesmo sob um regime militar-autoritarista, estava ansiosa por exercer o seu papel de cidadã , cobrando seus direitos de consumidora.

Em 85, com o sucesso dos computadores , a Divisão de Informática se dedicava  à implantação de sistemas que viabilizasse o fluxo de informações via bits .Com o advento da Internet , mais uma vez o sonho de promover o encontro entre empresas  realizou-se através da divulgação das empresas pelas home pages , propagando a tendência do e-bussiness. Muitos sites requisitados foram feitos pela GRUNASE: Eletromídia, Fenacom e o próprio site do CONRERP.

A partir de 95  uma nova atividade faz parte do rol da GRUNASE: As Relações Institucionais. Atendendo reivindicações das entidades que representava em Brasília como Deputado Federal Constituinte, José Maria Eymael , estrutura depois de seu 2o mandato, esta nova divisão, objetivando assessorar o relacionamento entre as entidades e empresas com o Congresso Nacional.

O momento é de retomada. Entre os grandes trabalhos realizados este ano pela GRUNASE está, a articulação do  Parlacom - Grupo Parlamentar do Setor de Combustíveis e Consumidores, organizado por deputados federais e senadores .Uma iniciativa destinada a promover  uma  maior interação entre o Congresso Nacional e a Sociedade, para o debate , formulação de proposta e encaminhamento de soluções na área de combustíveis.

Em abril, foi realizado o Seminário de Reforma Tributária , em Brasília.

A GRUNASE também tem-se empenhado em projetar empresas com potencial de crescimento como a Arroyo e a Petrosul, e entidades como a Associação dos Delegados de Polícia de São Paulo através de um eficiente trabalho de Assessoria de Imprensa.