Landor faz parceria no Brasil

Welliton Moraes

Hill & Knowlton representa empresa de consultoria de marcas

Dois grandes nomes do segmento de comunicação corporativa, ambos pertencentes ao Grupo WPP, uniram suas forças no mercado brasileiro. A agência internacional de relações públicas Hill & Knowlton é, desde a semana passada, a representante exclusiva no Brasil da empresa de consultoria de marcas Landor. O objetivo da parceria é oferecer projetos feitos sob medida para a criação ou reformulação de marcas.

De acordo com o presidente da Hill & Knowlton no Brasil, Roberto Grad, o trabalho da agência será identificar potenciais clientes, coletar informações sobre eles e enviá-las para análise da Landor, que vai avaliar que tipo de ação essa companhia precisa para melhor posicionar o seu nome diante da concorrência tanto nacional como internacional. O vice-presidente da Landor para as Américas, Hayes Roth, afirma que o trabalho de reposicionamento de uma marca é um dos passos mais importantes que serão dados pela empresa, que pretende consolidar sua participação no mercado ou ampliá-la.

Roth considera que o caso da Petrobras é um bom exemplo dos estragos que uma decisão mal pensada pode ocasionar para uma empresa. O desastrado episódio de troca de nome para Petrobrás e a desistência da estratégia foram ações que arranharam as imagens interna e externa da estatal de petróleo. Ele acredita que no Brasil os setores que estão mais dispostos a investir nesse tipo de ação são o bancário, o manufatureiro, o agrícola e o de tecnologia, além do petroleiro.

A Landor, fundada em 1958, desenvolve trabalhos isolados para empresas brasileiras há sete anos. Neste período, ela atuou por meio de um profissional que representava o grupo no País. Por enquanto, a intenção não é montar uma estrutura administrativa, e sim viabilizar todo o trabalho da empresa por meio da agência de relações públicas. Ela já atendeu, entre outros, Bradesco, Varig e Brasil Telecom. No segmento internacional, a Landor criou as marcas da Coca-Cola, Levi's, Kellogg's, GE, Fuji Film, 20th Century Fox, Philip Morris e Disney. A consultoria tem 20 escritórios em 18 países.

A Hill & Knowlton é sediada em Nova York e está presente em 34 países. Para Grad, a parceria com a Landor "oferecerá ao mercado brasileiro de comunicação uma consultoria completa de construção de imagem, combinando a identidade da marca com a credibilidade corporativa das empresas", afirma. A Landor também vai aliar-se à Hill & Knowlton em Buenos Aires, na Argentina.

Meio e Mensagem - Edição: nº956 - 30 de abril de 2001