Bola da Vez

O Bola da Vez é o espaço que o Vox News reservou para, através de entrevistas, mostrar o trabalho e a opinião de profissionais que estão se destacando no meio da comunicação e daqueles de quem ainda vamos ouvir falar...

Por Priscila Serra

Ronald Mincheff, responsável pela supervisão geral da agência Edelman Public Relations, de São Paulo, fala ao Vox News sobre as relações empresa X assessoria de imprensa e assessorias de imprensa X veículos. Também comenta a atuação da Edelman, presente no Brasil há quase quatro anos, quando adquiriu a agência local VK & Associados, pertencente a Vivian Pinto Hirsch, que continua à frente dos negócios da agência no país.

Entre os principais clientes da agência no Brasil destacam-se Ericsson, Grupo Pão de Açúcar, Samsonite, Kraft Foods, Kellogg, MasterCard, UPS.

Vox News - Quais as principais áreas de atuação da Edelman?
Ronald Mincheff - A Edelman promove a integração de diferentes segmentos econômicos, com metodologias próprias de comunicação para impulsionar as atividades de vendas e marketing, projetando e protegendo as marcas e a imagem corporativa de nossos clientes. As principais áreas de atuação são: Preparação e administração de crise - Public Affairs, Planejamento Estratégico, Treinamento de porta voz, Comunicação Interna, Assessoria de Imprensa, Eventos dirigidos, e Pesquisas.

Vox News - O que normalmente o cliente espera de uma assessoria de imprensa?
Mincheff - O cliente sempre espera é pro- atividade, visibilidade privilegiada e idéias arrojadas.

Vox News - É fácil fazer o cliente entender que nem tudo é notícia?
Mincheff - Gerenciar a expectativas do cliente é um assunto muito delicado mas se a agência souber lidar com o cliente de uma maneira transparente e verdadeira, isso trará muita credibilidade e confiança no relacionamento agência/cliente. O importante, sempre, é que a agência explique ao cliente como a imprensa funciona, e então ele mesmo irá adquirir o discernimento daquilo que é notícia.

Vox News - A Edelman realiza algum trabalho de media training nas empresas?
Mincheff - Sim. As empresas procuram muito a Edelman para realizar treinamento de porta-voz pois saber falar com a imprensa, saber passar a sua mensagem, dominar as técnicas de linguagem corporal e postura é algo fundamental para um executivo, e indispensável para a criar uma identidade única para a empresa.

Vox News - Como o Sr. analisa a relação dos veículos com as assessorias de imprensa?
Mincheff - Intimamente ligados. A assessoria de imprensa depende dos veículos de comunicação e os veículos também dependem das assessorias. Um trabalho sério e transparente é fundamental para ambos os lados.

Vox News - Essa relação varia dependendo do país?
Mincheff - Pode variar sim, mas nos lugares onde a imprensa e o RP são conceituados, a relação é a mesma.

Vox News - Uma assessoria de imprensa pode virar fonte de algum jornalista?
Mincheff - Sim. E os jornalistas sabem que as assessorias são sempre as primeiras a receberem as informações.

Vox News - Qual o principal papel da assessoria?
Mincheff - Consultoria estratégica ao cliente.

Vox News - Há a intenção de expansão da Edelman no Brasil?
Mincheff - A Edelman do Brasil está sempre analisando o mercado e as oportunidades de expansão.

Vox News - Em quais países a Edelman atua além do Brasil?
Mincheff - A Edeman Public Relation Worldwide atua em 17 mercados nos Estados Unidos, na América Latina estamos presentes em Sao Paulo, Buenos Aires e Cidade do México, dez países na Europa e nove na Ásia. Nós somos a maior agência de relações públicas independente do mundo.

Vox News - No total, quantos clientes a Edelman atende?
Mincheff - A Edelman do Brasil é dividida em práticas: Corporativo/Industrial, Produtos de Consumo, Serviços Financeiros, Saúde, Tecnologia, Esporte, Cultura e Social. Atualmente estamos prestando os nossos serviços em todas as áreas citadas, tendo em cada uma delas clientes de muita presença no mercado brasileiro e mundial.

Fonte: Voxnews on line  -   20/06/02