CONFIARP

A CONFEDERAÇÃO INTERAMERICANA  DE RELAÇÕES PÚBLICAS - CONFIARP - ex-FEDERAÇÃO  INTERAMERICANA DE ASSOCIAÇÕES DE RELAÇÕES PÚBLICAS - FIARP - foi fundada em l960 na cidade do México, por ocasião da I Conferência  Interamericana  de Relações Públicas. A iniciativa partiu de Dom Federico Sanchez Fogarty e de um grupo de profissionais, orgulhosos de sua atividade e dotados de idealismo a II Conferência Interamericana em Caracas    (Venezuela) quando foi subscrita a Ata Constitutiva. As associações que participaram das I e II Conferências Interamericanas são consideradas Membros - Fundadores da FIARP: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

A CONFIARP, que tem entre seus objetivos fundamentais, promover e manter o intercâmbio de idéias e experiências, bem como coordenar a correta interpretação do conceito, das funções e do exercício da profissão de Relações Públicas, consciente dos seus deveres com a comunidade de toda a América, vem assumindo a responsabilidade de contribuir para a solução dos grandes problemas do continente americano por meio de programações de Relações Públicas que possam estimular, complementar e apoiar todos os esforços empreendidos   pelos organismos oficiais e particulares, na realização efetiva de seus legítimos propósitos.

Aqui, cabe lembrar duas finalidades que nortearam na criação da CONFIARP nos termos de seus Estatutos. A primeira: “solicitar que as Associações-Membros participem de todas aquelas atividades que tendam a promover o progresso sócio-econômico de seus países e a integração de suas comunidades no processo de desenvolvimento nacional”. A segunda: “contribuir, com todos os esforços, pelos órgãos internacionais, para a defesa dos direitos do Homem, a manutenção da paz, da solidariedade e da mais sincera colaboração entre os povos das Américas e dos demais países do mundo”.

O órgão máximo e soberano que dirige a entidade é o Conselho Diretivo, integrado por um representante de cada uma das Associações Nacionais filiadas à  CONFIARP e assessorada pelo Conselho Permanente que é integrado por Ex-Presidentes, após indicação e eleição do Conselho Diretivo.

A CONFIARP reúne associações nacionais distribuídas em três zonas: Centro:  Panamá, México, Antilhas Holandesas, Costa Rica, Porto Rico e Cuba; Norte: Colômbia, Venezuela, Equador e Peru; Sul: Argentina, Brasil, Paraguai, Chile e Uruguai.

A ONU, a OEA e a ALADI reconhecem oficialmente a CONFIARP como órgão Assessor Não-Governamental.

A entidade distribui dois prêmios “El Chasqui”, nas categorias ouro e prata.

“El Chasqui” é uma homenagem a um herói inca da era pré-colombiana, o qual teria realizado uma façanha junto ao seu povo, considerada hoje como a primeira atividade de Relações Públicas, nas Américas.  Esse prêmio são outorgados aos Conselheiros que, tenham desenvolvido relevantes atividades em prol da CONFIARP ou contribuído sensivelmente para a concretização de seus objetivos.

“El Chasqui”de prata destina-se à pessoa física e de ouro, à pessoa jurídica . A Associação Brasileira de Relações Públicas foi outorgado “El Chasqui”de ouro. Três brasileiros receberam “El Chasqui”de prata, Senhores, Ney Peixoto do Valle, Cândido Teobaldo de Souza Andrade e Milton Cavalcanti.

Colaboração da Professora Doutora Maria Stella Thomazi - SP 25.09.2000

Nesta Conferencia no México é que foi criado o dia Interamericano de Relações Públicas, 26 de setembro de 1960, pelos paises participantes.