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  RP

 

Ano 1 - nº 7 - 01 de dezembro de 2000

 

Sumário

  • 02 de dezembro é Dia Nacional das Relações Públicas (Dia D)
  • Encontro Internacional de  
    Relações Públicas de Recife
    (ACOMtece)
  • 3º Seminário "A Comunicação Social e Coorporativa nas Grandes Organizações do Brasil" (ACOMtece)
  • Prêmio Caboré 2000  
    (ACOMtece)
  • Fórum de Discussão Política Universitária da USP
    (ACOMtece)
  • Agência atua em eventos com professores e alunos de RP
    (Agência Faz)
  • Projetos Experimentais de Relações Públicas da UMESP
    (Propesq) 
  • Núcleos de Pesquisa substituem
    Grupos de Trabalho na Intercom
    (Propesq)
  • Relações Públicas combatem crise (Propesq)
  • Governo envia ao Congresso projeto validando documentos eletrônicos (Propesq)

Dia D


02 de dezembro é Dia Nacional das Relações Públicas

       O marco da profissão de Relações Públicas aconteceu no Brasil no dia 30 de janeiro de 1914 quando Eduardo Pinheiro Lobo, o primeiro profissional da área, foi chefiar o departamento de RP da empresa canadense “The São Paulo Tramway Light and Power Co. Limited”. O setor foi criado para cuidar do relacionamento da empresa com a imprensa e os demais públicos. Graças ao desempenho do profissional, que nasceu no dia 2 de dezembro de 1876, foi instituído no dia 12 de dezembro de 1975 a “Medalha Eduardo Pinheiro Lobo” destinada a premiar as pessoas físicas e jurídicas nacionais ou estrangeiras que prestaram serviços à classe dos profissionais de RP.       Para se ter idéia da atividade profissional de RP, exige-se que ele tenha não apenas um perfil técnico, mas uma visão integrada e estratégica da comunicação, pois tem um amplo campo de trabalho que abrange empresas, instituições e entidades públicas e privadas, cabendo-lhe basicamente ser um gestor da comunicação organizacional. Além disso, deve atuar em departamentos de Comunicação Social, em íntima vinculação com o marketing e a área de recursos humanos. Entre as diversas atividades do RP estão os planejamentos de programas de comunicação estratégicos, além da realização de pesquisas de opinião.

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Sites interessantes:
Conrerp/ RJ: www.conrerp-rj.com.br
ABERJE: www.aberje.com.br
Sinprorp: www.sinprorp.org.br

Confira outras datas importantes:

01/12 - Dia Mundial de
                prevenção contra AIDS
                Dia do Imigrante
                Dia do Numismata
                Dia do Casal


02/12
- Dia Nacional do Samba
             Dia Pan-Americano de Saúde
             Dia Nacional da Astronomia
             Dia Nacional das RP


03/12
- Dia Internacional do
             Deficiente Físico


04/12
- Dia Mundial do Programa
             Dia do Pedicuro
             Dia do Orientador Educacional
             Dia do Trabalhador em
                minas de Carvã


05/12
- Dia Internacional do Voluntário

06/12 - Dia de São Nicolau

ACOMtece

Encontro Internacional de Relações Públicas de Recife
 
      Ocorre em Recife de 01 a 03 de dezembro o "Encontro Internacional de Relações Públicas". Promovido pela Associação Brasileira de Relações Públicas de Pernambuco (ABRP/PE) e pelo Centro de Estudos da Imprensa, analisará: "As Relações Públicas no século XXI "; "Gestão Estratégica das Relações Públicas e a busca da

3º Seminário "A Comunicação Social e Coorporativa nas Grandes Organizações do Brasil"

        Nos dias 12 e 13 de dezembro ocorrerá no Auditório da Bolsa de Valores do Estado de São Paulo o 3º Seminário "A Comunicação Social e Coorporativa nas Grandes Organizações do Brasil". O evento tem como objetivo revelar os grandes segredos do dia-a-dia da Comunicação nas grandes cooporações que atuam no país. É destinado a jornalistas,



Prêmio Caboré 2000

      No dia 4 de dezembro às 19h30 no Credicard Hall (SP) será realizado o "Prêmio Caboré 2000". Ele tem como objetivo homenagear as empresas e profissionais que se destacam em seus setores de atuação, além de incentivar o avanço da Indústria da Propaganda e o desenvolvimento do marketing e da comunicação no mercado nacional. O evento foi instituído em 1980 pelo jornal "Meio e Mensagem" e nesses 20 anos, ele se tornou o mais importante prêmio do mercado publicitário. A importância do prêmio se dá graças ao respeito e credibilidade do jornal "Meio e Mensagem", líder entre as publicações especializadas em marketing e comunicação.  
        Para se ter noção do evento, anualmente três concorrentes, por categoria, são escolhidos para disputar o prêmio. As indicações são feitas exclusivamente pelo jornal "Meio e        


Fórum de Discussão Política Universitária da USP

      Está acontecendo na Universidade de São Paulo o “I Fórum de Discussão Política Universitária da USP”. O Fórum, dividido em dois módulos, iniciou as discussões em novembro de 2000 e terá continuidade até março de 2001 analisando “As atividades-fim da Universidade”, o “Financiamento da Universidade Pública” e “Os Recursos Humanos na Universidade”.


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excelência na comunicação"; "O RP e o Mercosul"; "Las relaciones de las organizações com los medios de comunicacion"; "Comunicação integrada"; "Relações Públicas na Internet: Estratégias e Resultados".
Mais informações:
Fones: (81) 3221-7672/9262-5462

E-mail: fireman@elogica.com.br
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profissionais de marketing, relações públicas, publicidade e recursos humanos. As organizações convidadas são: Bradesco, Motorola, Philp Morris,
Rede Globo, Telefônica e Telemig.

Inscrições e informações:
(11) 55733627/ 55737573 e eventos@megabrasil.net.



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Mensagem", após um processo de consultas aos profissionais de reconhecimento do mercado eanálises dos diversos nomes que se destacam no dia-a-dia do negócio. Com os resultados em mãos, os assinantes do jornal são convidados a participar do processo, votando em um dos nomes de sua preferência em cada categoria.
       As categorias concorrentes são:  Empresário ou dirigente da Indústria da Comunicação; Profissional de Veículo;  Veículo de Comunicação; Profissional de Criação; Profissional de Produção;  Anunciantes; Profissional de Atendimento/Planejamento; Profissional de Marketing; Fornecedor; Profissional
de Mídia;  Agência de Propaganda;  Serviço Especializado.

Mais informações: 
(11) 3885-9700 - ramal 324 ou www.cabore.com.br

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Para que haja ampla oportunidade de discussão, os debates se iniciam antes no espaço virtual. Cada módulo está sendo desenvolvido em três estágios: preparativo de discussões, ativo e de consolidação de resultados.


Mais informações:
www.usp.br

Agência faz



Agência atua em eventos com professores e alunos de RP
 

     Nos dias 25 e 29 de novembro, a Agência de Relações Públicas - unidade experimental da UMESP esteve atuando no "2º Fórum de RP" e na exposição da história da calça jeans com professores e alunos do curso de RP da UMESP.
      A Agência de RP, junto com as professores Isildinha Martins e Kátia Pecoraro, organizou o "2º Fórum de RP", realizado no dia 25 de novembro  na UMESP.  As atividades envolveram todos os detalhes: desde o planejamento, contato, captação de recursos até a elaboração dos certificados, cerimonial e receptivo.
       Foram apresentados 4 painéis e o tema abordado foi "Relações Públicas -  Relações Múltiplas". Este foi o 2º Fórum realizado e continuamos trabalhando para  atender e suprir, cada vez mais, as necessidades e dúvidas dos estudantes na área.
      O evento foi um sucesso! Tivemos a participação de outras instituições que puderam interagir e discutir sobre


        


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temas importantes e atuais dentro da área de RP.
      Finalizando o "Projeto Mate a Fome com Cultura", a Agência Quality, formada pelos alunos Gisele Cardoso, Bianca Calça e  Ralfe Guazzelli, do VI semestre de Relações Públicas, juntamente com a Agência,  realizou, no dia 29 de novembro, uma exposição que trata da história da calça jeans e suas principais marcas.
       Foram expostas calças jeans, além de uma apresentação que relatou o surgimento do jeans que até hoje é moda no mundo todo.
      A Agência viabilizou os trabalhos dados em sala, dando todo o apoio necessário e cuidando da infra-estrutura para realização desta mostra. Este evento foi assessorado pela professora Isildinha Martins, coordenadora da Agência de Relações Públicas - unidade experimental da Universidade
Metodista de São Paulo.

     

Propesq

Projetos Experimentais de Relações Públicas da UMESP

       Dos dias 04 a 08 de dezembro serão apresentados na Universidade Metodista de São Paulo, Auditório Sigma, das 19h30 às 23h , os "Projetos Experimentais de Relações Públicas". Dez agências, formadas pelos alunos do 4º ano da UMESP, apresentarão as pesquisas realizadas com a Creche Betel, Sindicato dos Profissionais de Relações Públicas, UMESP, Gosto de Amor Indústria e Comércio Produtos Alimentícios Ltda, Clínica Infantil Terra Mater S/C Ltda, C&C & Construção, Creche do Centro de Assistência Social e Promoção, Volkswagen Clube, Kallan Modas Ltda e Colégio Escala.

       No "Canal RP" foram mostrados alguns trabalhos. Nesta edição serão destacados a "Clínica infantil
Terra Mater", "Centro de Assistência Social e Promoção" e "Kallan Modas Ltda". 

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Clínica infantil Terra Mater é tema
da Agência Prisma  
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       Os alunos do VIII semestre de Relações Públicas da UMESP, Alessandra Afonso de Assis, Carla S. Souza, Wandirene dos Anjos e Yanko de Carvalho constituíram a Agência Prisma Assessoria em Comunicação para elaborar e executar o projeto experimental de conclusão de curso.



Núcleos de Pesquisa substituem
Grupos de Trabalho na Intercom
 
       A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) desde 1977 atua intensamente nas pesquisas da área. Antes, através de 27 Grupos de Trabalho (GTs) e hoje com 18 Núcleos de Pesquisa organiza o conhecimento comunicacional em segmentos.
       A mudança do número e denominação dos grupos de pesquisa foi resultado da avaliação de uma equipe escolhida pelos sócios no Congresso realizado em Recife (PE) em 1998. Assim, concluindo que os grupos "nem sempre representavam novas demandas", o Congresso nacional realizado em Manaus (AM), em setembro, foi a última experiência com GTs.
       A partir de 2001, no Congresso Intercom que acontecerá em Campo Grande (MS), as pesquisas serão divididas em unidades temáticas nos Núcleos de Pesquisa: 1. Teorias da

Relações Públicas combatem crise
 
       Quem não se lembra dos seguintes fatos ocorridos: A queda dos aviões da TAM, da TWA e da Egyptair? Anticoncepcional do laboratório Shering do Brasil? Queda do Edifício Palace 2? Maníaco do cinema do Shopping Morumbi? O despreparo das empresas em administrar conclui se que não estão sendo tomadas as providências adequadas. As crises muitas vezes acabam com a imagem e reputação.
        Para proteger a imagem, a empresa precisa de um profissional de Relações Públicas, que tem a função de antecipar aos fatos e elaborar um plano de gerenciamento de crises: administração, reconstrução e também prevenção. Trata-se de um campo de atuação para os


Governo envia ao Congresso projeto validando documentos eletrônicos

      Com a acelerada expansão da Internet, o Governo enviou um projeto de Lei ao Congresso Nacional para dar validade aos documentos eletrônicos. Sua principal meta é desburocratizar os serviços oficiais usando a mais nova arma – a Internet. Atualmente a grande preocupação é desenvolver projetos em três áreas: Atendimento ao público; Intranet do Governo; e compras governamentais.

Attitude Relações Públicas
analisa o CASP
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       A agência Attitude - Consultoria em Relações Públicas, está realizando seu projeto experimental com o Centro
de Assistência Social e Promoção (CASP). A intenção das alunas Janaína Jardim da Silva e Priscila Sutecas é  estabelecer relações harmoniosas entre a CASP e seus públicos, além de buscar captação de recursos financeiros e governamentais para a melhoria da entidade e dos serviços prestados à criança. O projeto objetiva também a motivação dos funcionários do CASP, o esclarecimento dos pais das crianças que atende, além do reconhecimento da sociedade como entidade socialmente responsável.
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Kallan Modas é  tema  de
projeto experimental 

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      A agência IEL'S Comunicação,  composta pelos alunos Eliane
Gonçalves, Itamara Andrade, Luciana Reis da Silva e Luciene Martins,  desenvolve seu projeto experimental prestando serviços junto à Kallan Modas. O grupo busca motivar os funcionários, estabelecendo um perfil de atendimento mais eficaz.
      A conscientização da empresa para torná-la capaz de enfrentar a competitividade do mercado também é um dos pontos a serem trabalhados pelos alunos. 


 O tema da Agência Prisma é a "Clínica infantil Terra Mater". O objetivo do grupo é desenvolver atividades que possibilitem a integração da Terra Mater com os seus clientes, além de fidelizar sua imagem perante todos os seus públicos. 







Comunicação; 2. Jornalismo; 3. Publicidade, Propaganda e Marketing; 4. Produção Editorial; 5. Relações Públicas e Comunicação Organizacional; 6. Mídia Sonora; 7. Comunicação Audiovisual; 8. Tecnologias da Informação e da Comunicação; 9. Comunicação Científica e Tecnológica; 10. Estratégias de Comunicação; 11. Comunicação Educativa; 12. Comunicação para a Cidadania; 13. Comunicação e Cultura das Minorias; 14. Ficção Seriada; 15. Semiótica da Comunicação; 16. História em Quadrinhos; 17. Folkcomunicação; e 18. Mídia Esportiva. 
      As atividades de cada núcleo serão desenvolvidas através de comunicações científicas isoladas, coordenadas (pesquisas sobre o tema central) e mesas redondas.
Mais informações:
www.intercom.org.br.



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profissionais de Relações Públicas que está em pleno crescimento e que possui muita carência de análises e pesquisas no Brasil.
        Manues Furlanetto de Oliveira escreveu a monografia: "Converter a crise em oportunidade: Como as Relações Públicas podem auxiliar a empresa em situações de crise". Diz na introdução: "O que busco com este trabalho é chamar a  atenção e contribuir para uma maior reflexão sobre o tema que está num estado de maturidade nos Estados Unidos mas que ainda é um pouco misterioso para as empresas e profissionais brasileiros...". 
Pode ser encontrada no site:
 www.aberje.com.br/univer/univer1.htm




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      Em 2001 está nos planos implantar o cartão do cidadão, espécie de documento que conterá todos os números da área de seguridade. Devem ser implementados os pagamentos eletrônicos via impostos e informatização de todas as escolas. O projeto de longo prazo é implantar um ponto público de internet para cada 600 habitantes, permitindo aos cidadãos acesso a serviços públicos pela rede mundial de computadores.  

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Se você quiser colaborar conosco, envie suas sugestões e informações para o e-mail: canalrp@metodista.br

 

Expediente

 

 

O CANAL RP é um informativo eletrônico semanal da Agência de Relações Públicas - unidade experimental - do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Tem como objetivo divulgar atividades relacionadas à área de Relações Públicas em âmbito nacional e internacional.

Professoras responsáveis:
Eula Taveira e Isildinha Martins
Editora: Eula Taveira
Sub-editores:      Augusto Nascimento, Daniela Oliveira, Enrica Onitsuka, 
                           Juliana Juliani, Laudelina Pereira, Laura Cristina Braga,
                           Leninne Freitas, Maíra Tambarlini, Mara Oliveira Martine,  
                           Marialice da Silva, Michelle Yendis, Tatiane Torezan (Tatoo),  
                           Tatiani Pereira e Vanessa Higa.
Revisão: Carlos Straccia

Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
Reitor:
Davi Ferreira Barros
Vice-reitor de Administração: Márcio de Moraes
Vice-reitora Acadêmica: Rinalva Cassiano Silva
Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas
Diretora:
Maria das Graças Caldas 
Curso de Relações Públicas
Coordenadora:
Maria Aparecida Ferrari
Agência de Relações Públicas – unidade experimental
Coordenadora:
Isildinha Martins

Rua do Sacramento, 230 – Edifício Delta – sala 203 – Rudge Ramos
CEP: 09640-000 – São Bernardo do Campo –SP – Brasil
Fone: 55 11 4366-5880
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