Boletim Eletrônico da Agência de Relações Públicas Unidade Experimental

Curso de Relações Públicas - Universidade Metodista de São Paulo
Ano II - Número 
21   17 de agosto de 2001

 

Edelman do Brasil ganha prêmio de melhor agência

 

 Entre os 41 j0178236.gif (18306 bytes)escritórios da Edelman, presentes em diversos países, a filial brasileira recebeu o prêmio de melhor agência do ano pela segunda vez consecutiva.

Fato este surpreendente, pois é a primeira vez que uma agência é contemplada com este prêmio por dois anos seguidos.

Resultados tão positivos fizeram com que Vivian Hisch, CEO da agência, fosse promovida à Presidente da Agência da Edelman América Latina, transformando, assim, São Paulo no escritório central da região.

A premiação foi divulgada na reunião anual dos general managers da Edelman PR Worldwide, realizada em Chicago.

j0336985.gif (1964 bytes)Eventos

Agência de Relações Públicas assessora XXIV Semana de Psicologia

 Nos dias 27, 28 e 29 de agosto ocorre, na Universidade Metodista de São Paulo, a XXIV Semana de Psicologia, que conta com a assessoria do Núcleo de Eventos da Agência de Relações Públicas.

Promovido pelo curso de Psicologia, a Semana terá como tema central "Trabalho e Subjetividade", permitindo, desta forma, a participação não só de alunos e profissionais da área mas também de outras, como, por exemplo, da área de comunicação.

Temas atuais de grande relevância garantem excelentes trocas de experiências, tanto pessoais como profissionais, uma vez que abordam questões intrínsecas à relação trabalho-trabalhador. Além disso, serão realizados debates sobre temas polêmicos, como a implicação das novas tecnologias na subjetividade do trabalhador; a responsabilidade social das empresas e ética e democratização no trabalho, entre outros.

A abertura oficial da XXIV Semana de Psiclologia está prevista para 27 de agosto, às 19h30, no Salão Nobre da Umesp. 

As inscrições para alunos de outras áreas deverão ser feitas até o dia 22 de agosto, na Agência de Relações Públicas, Ed. Delta – sala 223, ou pelo fax (11) 4366-5893.

Informações:(11)4366-5880 - Agência de Relações Públicas

  Página 2

Metodista destaca-se pelo grande número de projetos classificados para a Expocom 2001

j0283714.gif (10362 bytes)

  Foi divulgado, no dia 31 de julho de 2001, os finalistas para o prêmio Expocom. Exposição anual, a Expocom reúne produções de pesquisas experimentais realizadas por estudantes de graduação de distintas escolas de comunicação, sendo parte integrante do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

  A Universidade Metodista destaca-se pelo grande número de projetos finalistas.        

Jornalismo                         

Jornal Mural - Mural Metodista   Rádio Jornal                              Revista Impressa - Jornal da Metodista                                           CD-ROM - Folkcom                      Agência Jr. Experimental - Agência Experimental Umesp

Relações Públicas

Comunicação on-line - Canal RP       Projeto Empresarial - Umesp Assessoria de Extensão

Além desses, há ainda projetos  finalistas de Propaganda e RTV.

A Expocom terá seus vencedores anunciados no dia 6 de setembro, em solenidade oficial, que será realizada em Campo Grande – Mato Grosso do Sul.

Mais informações: www.intercom.org.br

Atividade voluntária aumenta a credibilidade das empresasj0174038.gif (4394 bytes)

 

Ultimamente, a palavra "voluntariado" está sendo demasiadamente utilizada, porém deixou de ser empregada e defendida apenas por instituições religiosas, filantrópicas ou ambientais. Empresas estão começando a perceber que esta palavra, quando bem empregada, pode gerar bons frutos e aumentar os lucros.

A empresa socialmente responsável possui um diferencial significativo perante as outras, pois sua ação está diretamente ligada à sua imagem, conquistando, desta forma, a credibilidade dos clientes, consumidores e empregados da instituição.

A multinacional C&A, por meio do Instituto C&A, é um exemplo de empresa cidadã. Além de ajudar a comunidade, a empresa ainda possibilita a participação de seus funcionários nesta tarefa, despertando neles a sensação de orgulho, satisfação e entusiasmo, sentimentos que podem aumentar a produtividade.

Porém, não podemos esquecer que estas empresas estão começando a entender que seus compromissos vão além dos interesses de sua cadeia produtiva. Além de zelar por funcionários e clientes, o empresariado passa a compreender o seu dever de contribuir para o bem-estar, a qualidade de vida, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento comunitário, uma vez que ele está inserido na sociedade e tem por obrigação prestar contas e ajudá-la.

Analisando o quadro exposto, é possível perceber que as Relações Públicas são a peça fundamental para o desenvolvimento desta política empresarial. Esta ação é um dos instrumentos que podem ser utilizados pelo empresário, com o intuito de agregar valor à imagem da empresa, tendo em vista seu relacionamento com os públicos-alvos.

Página 3

Umesp recebe novos professores no curso de Relações Públicas

AG00465_1.gif (8640 bytes)O curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo está recebendo, neste semestre, mais três professores novos: a professora Ms. Jocélia Maris Mainardi, vinda da Universidade Federal de Santa Maria - RS; o professor Rubens Marchioni, que já lecionava na universidade no curso de Publicidade e Propaganda; e o professor Roberto Constante Filho, especialista em comunicação tecnológica (Information Knowledge Specialist) da Edelman, agência internacional de Relações Públicas.

  A professora Ms. Jocélia M. Mainardi lecionará as disciplinas Planejamento de Relações Públicas para o IV semestre do curso e Projetos Experimentais para o VIII, orientando dois projetos. Além disso, participará da programação da Campanha Relações Paralelas e da realização da Semana da Comunicação, pela Agência de Relações Públicas. Na Universidade Federal de Santa Maria, Jocélia foi professora, coordenadora de alguns projetos ligados à universidade e coordenadora do curso de Comunicação Social. Com este amplo conhecimento na área, ela certamente contribuirá muito com a qualidade do ensino oferecido pelo curso de Relações Públicas (RP) na Umesp.

  A disciplina Produção de Textos Publicitários, pertencente à nova grade curricular do curso, será ministrada pelo professor Rubens Marchioni ao IV semestre. Formado em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing e docente do curso de Publicidade e Propaganda da Umesp, Rubens está tendo sua primeira experiência no curso de Relações Públicas e pensa ser significativa a contribuição que pode oferecer aos alunos, devido à sua vasta experiência na área da Comunicação.

  Outra grande preocupação do curso está sendo aliar a teoria à prática. Para tanto, Roberto Constante Filho, jovem profissional que trabalha, desde 1997, na Edelman, está vindo lecionar Produção de Textos Publicitários, juntamente com o professor Rubens, e Administração e Assessoria de Relações Públicas, para o VI semestre do curso. "Como tenho prática em algumas áreas da profissão e atuo no mercado de trabalho, posso transmitir aos alunos um amplo conhecimento", comentou o novo professor.

 

Assine o Canal                                Críticas/Sugestões

 Expediente  
Canal RP: informativo eletrônico quinzenal do Núcleo de Produtos e Instrumentos de Comunicação da Agência de Relações Públicas Unidade Experimental da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Seu objetivo é divulgar e promover a atividade profissional, tendo como referencial a qualidade Umesp e seu curso de Relações Públicas.
Equipe de Produção
Editor: Professor Ms. Fábio França CONRERP SP/PR-586
Revisão: Professora Débora Marie Tamayose
Web Designer: Mara Oliveira Martine 
Equipe de Redação: Mara Oliveira Martine, Mariana de Marco Geraldine 
Coordenador do Núcleo de Produtos: Prof. Ms. Fábio França (MTB1880).

FACULDADE DE JORNALISMO E RELAÇÕES PÚBLICAS
Diretora: Profª. Dra. Maria Aparecida Ferrari
Coordenadora do Curso de Relações Públicas: Profª. Dra. Maria Aparecida Ferrari

E-mail: agenciarp@metodista.br

E-mail: canalrp@metodista.br