Boletim Eletrônico da Agência de Relações Públicas Unidade Experimental 

Curso de Relações Públicas - Universidade Metodista de São Paulo
Ano II - Número 23   14 de setembro de 2001

 

CANAL RP GANHA DESTAQUE ESPECIAL NA EXPOCOM

Por seu caráter inovador, o CANAL RP foi contemplado com o prêmio "Destaque Especial", na categoria Agência Experimental de Relações Públicas, na VIII Expocom – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação –, que é realizada, anualmente, durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Intercom. A premiação dos trabalhos classificados nesta exposição aconteceu no último dia 6, na UNIDERP – Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal –, em Campo Grande–MS.

Com expressiva participação no Congresso da Intercom, os alunos da Universidade Metodista de São Paulo foram ainda agraciados com mais 18 prêmios, recebendo também dois Grand Prix.

Paulo Rogério Tarsitano, Diretor da Faculdade de Publicidade e Propaganda da Umesp e Coordenador da Expocom, afirma que esta exposição é a grande vitrine do ensino da Comunicação no país, uma possibilidade rara de diálogo entre escolas, estudantes, professores e coordenadores das diversas habilitações.

 

Confira na página 2 a relação dos prêmios conquistados pela Metodista em diferentes áreas da comunicação na Expocom.

VEM AÍ CON+COM FEIRA E DEBATES DE COMUNICAÇÃO 

Com o objetivo de promover a formação de comunicadores qualificados para uma atuação socialmente responsável, unem-se, pela primeira vez, as Faculdades de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo para a realização da CON+COM – Feira e Debates de Comunicação, que acontecerá de 18 a 20 de outubro.

Um mix composto por palestras, workshops, ciclo de vídeos e uma feira de produtos e serviços de comunicação será promovido no Campus Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo. No decorrer do evento, temas atuais serão abordados durantes as oficinas. A participação de profissionais renomados nas diferentes especialidades da comunicação garantirá o sucesso deste grande encontro.

O evento é aberto à participação de outras instituições de ensino superior, exigindo-se apenas que cada participante contribua com 1kg de alimento não-perecível (exceto açúcar e sal). Os produtos arrecadados serão distribuídos pela Pastoral Universitária a entidades carentes. Veja a programação detalhada deste evento na próxima edição deste boletim (28/9).

Mais informações:

www.metodista.br ou pelo e-mail agenciarp@metodista.br

 

PROJETOS EXPERIMENTAIS DE RELAÇÕES PÚBLICAS DA UMESP CLASSIFICAM-SE NO CONCURSO DA ABRP

 logo_abrp.jpg (2379 bytes)

Três dos trabalhos apresentados para concorrer ao XIX Concurso Universitário de Monografias e Projetos Experimentais de Relações Públicas da Associação Brasileira de Relações Públicas foram classificados na seguinte ordem.

Na categoria atividades comunitárias, obtiveram o 2° lugar o projeto Centro de Assistência Social e Promoção, o 3° o projeto Creche Betel e o 8º o projeto Kallan Modas Ltda. A entrega dos certificados aos vencedores acontecerá no dia 24 de setembro, às 19h30, no Centro de Convenções da FAAP, na Rua Alagoas, 903 – prédio 5.

Página 2

I Seminário de Exportação Umesp

 

No dia 26 de setembro, acontecerá, na Universidade Metodista de São Paulo, Campus Vergueiro, o "I Seminário de Exportação: Mitos, Verdades e Oportunidades". Promovido pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC em parceria com empresas locais, o evento está sendo organizado pelo Núcleo de Eventos da Agência de Relações Públicas da Umesp. A abertura oficial do Seminário será às 13h, no anfiteatro do Campus Vergueiro. Inscrições gratuitas podem ser feitas pelo fax (11) 4366-5893.

Informações: (11) 4366-5880/4992-7352 ou e-mail: agenciarp@metodista.br

Campanha "Relações Paralelas" retorna com nova programação j0178133.gif (4003 bytes)

Várias atividades foram desenvolvidas com sucesso no I Semestre pela Campanha "Relações Paralelas". No dia 18 de setembro, terça-feira, das 9h às 11h, recomeça a campanha de promoção da atividade de Relações Públicas. O primeiro evento é dirigido aos alunos do I e do III semestres do curso matutino. "Empreendedorismo: o profissional de relações públicas como gerador de negócios" é o tema que será abordado pelo palestrante Prof. Marcos Antônio Picon, mestre em administração de pequenas e médias empresas e professor na Faculdade de Administração da Umesp. Até o mês de novembro estão programados mais quatro encontros da campanha.

 

RELAÇÃO DOS TRABALHOS DA UMESP PREMIADOS NA EXPOCOM 

logo2.gif (5092 bytes)

 

Agência Jr./ Experimental

Jornalismo

lugar: Agência Experimental de Jornalismo

Publicidade e Propaganda

lugar: Agência de Comunicação Mercadológica

Relações Públicas

Destaque Especial: Canal RP

 

Cinema e Vídeo

Educativo

lugar: Água Viva

Ficcional

lugar: Sonhos

 

Jornalismo

Jornal Mural

lugar: Mural Metodista

Telejornal

lugar: Jornal da Metodista

 

Comunicação On-Line

CD-ROM

lugar: FOLKOM

 

Publicidade e Propaganda

Campanha de Promoção

lugar: Tô Ligado nesta Promoção

Cartaz

lugar: Certas Coisas Só

Jingle

lugar: Zoológico de São Paulo

lugar: Jaguatirica

Pesquisa Mercadológica

lugar: Marcas ABC 2000

Produto Gráfico

lugar: 8ª Expocom

Spot

lugar: Dona Carmem

 

Rádio e TV

Programa de Rádio

lugar: Rádio Escola

Programa de TV

lugar: Rota Brasil

Vinheta de TV

lugar: Página Aberta

 

Relações Públicas

PE Empresarial

lugar: Umesp – Assessoria de Extensão

 

Estímulo à Cidadania

Rádio e TV

lugar: Minha Vida Marginal

 

GRAND PRIX

Agência Experimental

Agência de Comunicação Mercadológica

 

Cinema e Vídeo

Água Viva (Vídeo Educativo)

Página 3

CONGRESSO DA INTERCOM VALORIZA PESQUISA DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL

 De 3 a 7 de setembro, aconteceu em Campo Grande, MS, o XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que reuniu mais de dois mil profissionais de todo o Brasil, na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP. A professora Cicilia Khroling Peruzzo, atual presidente da Intercom e do Congresso, foi ouvida pelo CANAL RP e explicou os objetivos do evento, como foi sua condução e a que resultados chegou.

A presidente da Intercom analisou com otimismo o Congresso que organizou. Afirmou que em 2001 muitas novidades foram apresentadas, como diversas pesquisas que estão sendo realizadas em nível nacional e internacional, fruto do trabalho dos Núcleos de Pesquisa, que apresentaram 400 trabalhos, demonstração formidável do que vem sendo realizado no país no campo da comunicação.

Comentou a professora Cicília que a temática programada para o Congresso foi debatida, com sucesso, nas mesas centrais por especialistas convidados. Apontou como positiva a transformação dos GTs da Intercom em núcleos, o que levou à criação de novos núcleos de pesquisa, como, por exemplo, o de novas tecnologias e o da sociedade da informação. Além disso, essa nova forma de organização permite acolher mais pesquisas e trabalhos que estão sendo desenvolvidos nos últimos anos, procurando compreender os novos fenômenos da comunicação na sociedade tecnológica da atualidade.

Paralelamente, foram mantidas áreas tradicionais, como os Núcleos de Publicidade, Relações Públicas, Jornalismo, Comunicação para a Cidadania, Comunicação com as Minorias, Semiótica, Radiodifusão e Audiovisuais. Essa abertura dada pela Intercom permite tratar o processo de comunicação de forma global e exercitar a prática da interdisciplinaridade dessas áreas. Isso significa troca efetiva de idéias e é ótimo quando acontece dentro de um só congresso do porte da Intercom.

"Outra vantagem do congresso", na opinião da professora Cicília, "é criar oportunidades para que estudantes da área de comunicação possam participar do evento e nele entrar em contato com os autores dos livros que utilizam em seus anos de estudo na universidade. Notei, por exemplo, neste ano, o crescimento da participação estudantil no congresso da Intercom, o que denota que nossos universitários estão mais conscientes sobre a importância de eventos desse nível. Neste sentido, houve também preocupação nacional, por parte do INERP, de facilitar a presença dos estudantes nas atividades científicas. Este fato é animador porque contribui para o surgimento de maior número de pesquisadores, estimula o desenvolvimento de pesquisas científicas nas universidades e assinala passo positivo para o avanço da área da Comunicação Social no Brasil."

Deu importância, ainda, a presidente da Intercom à realização da Expocom – Exposição Universitária da Pesquisa Experimental em Comunicação –, espaço que recebe, reúne, classifica, expõe e premia os melhores trabalhos realizados pelos alunos das diversas habilitações da comunicação social, o que ocorre anualmente dentro do Congresso da Intercom. Para a professora Cicília, a Expocom "é estímulo à criatividade, contribui para estimular a produção de peças de qualidade, promove a troca de experiências durante o evento e dinamiza a formação de profissionais qualificados na área de comunicação".

 

Assine o Canal                            Criticas/Sugestões

  Expediente 
O Canal RP : informativo eletrônico quinzenal, criado pelo Professora Ms. Isildinha Martins e reestruturado pelo Núcleo de Produtos e Instrumentos de Comunicação da Agência de Relações Públicas Unidade Experimental da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).  Seu objetivo é divulgar e promover a atividade profissional , tendo como referencial a qualidade Umesp e seu curso de Relações Públicas

Equipe de Produção

Editor: Professor Ms. Fábio França (MTB1880).
Revisão: Professora Débora Marie Tamayose
Web Designer: Mara Oliveira Martine 
Equipe de Redação: Mara Oliveita Martine, Mariana de Marco Geraldine e MichelleYendis
Coordenador do Núcleo de Produtos : Prof Ms Fábio França CONRERP SP/PR-586


FACULDADE DE JORNALISMO E RELAÇÕES PÚBLICAS
Diretora e Coordenadora do curso de Relações Públicas:Professora Dra. Maria Aparecida Ferrari


E-mail: agenciarp@metodista.br
E-mail: canalrp@metodista.br