Agência de Relações Públicas Unidade Experimental

Curso de Relações Públicas - Universidade Metodista de São Paulo
Ano II - Número 29   11 de dezembro de 2001

Curso de Relações Públicas da UMESP entrega

Prêmio Cândido Teobaldo de Souza Andrade

 

O encerramento solene do curso Relações Públicas aconteceu no dia 7 de dezembro em cerimônia oficial, realizada no anfiteatro Sigma, com a presença dos formandos, de seus familiares e dos professores. Compareceram como convidados de honra a Vice-Reitora Acadêmica da UMESP, Profa. Dra. Rinalva Cassiano Silva;  a Diretora do curso de Relações Públicas, Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari; e o professor Dr. Cândido Teobaldo de Souza Andrade, convidado especial da noite.

Duas premiações foram apresentadas: "Talento Metodista", prêmio concedido ao melhor Projeto Experimental do ano;  e o prêmio Cândido Teobaldo de Souza Andrade, criado este ano e destinado ao melhor aluno do curso de Relações Públicas, considerando todo o período de sua duração.

Os três Projetos Experimentais colocados nos primeiros lugares foram: 

Em 3º lugar,  Aloha! Assessoria de Relações Pública. Cliente atendido: Lar do Alvorecer. Equipe ganhadora: Albano Gomes dos Santos Neto, Ângela Halk Villa, Carolina de Oliveira, Renata Giugliani e Tatiana Emiye Kubota.

Em 2º lugar foi ganhadora a equipe T4A Gestão de Comunicação: Cliente  atendido: Posto de Bombeiro Jardim do Mar. Formandos: Alessandra de Almeida Silva, Ana Cristina Bartmann, Ana Paula Souza Taibo, Andrezza Stefanutto Baldi e Thaís Germano Pereira.

O  lugar ficou o projeto desenvolvido para a Ação Social Nossa Senhora de Fátima pela equipe RpCom, que foi a ganhadora do prêmio e troféu "Talento Metodista 2001". Arlete Braglia Cláudia Regina Ranzani Macedo, Elide Puga, Tatiane Sant’Ana, Vivian Yoshie Yamashita.

A entrega do prêmio Cândido Teobaldo de Souza Andrade foi precedida de elogio ao emérito professor Teobaldo feito pelo professor Fábio França e das palavras da Vice-Reitora, que manifestou seu contentamento pela iniciativa do curso de Relações Públicas, ressaltando a importância da iniciativa da diretoria do curso, para estimular os jovens e para a melhoria constante do ensino oferecido pela Metodista. A própria Vice-Reitora fez a leitura do pergaminho oferecido ao Dr. Candido Teobaldo de Souza Andrade, que deu nome ao prêmio concedido ao melhor aluno do cursoEm 2001, a contemplada com o prêmio foi a aluna Arlete Braglia, com a nota global 9,15. 

Dois de dezembro:

 Dia Nacional de Relações Públicas

 

Comemorou-se no último dia 2 o Dia Nacional de Relações Públicas, criada em homenagem ao engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo, patrono da categoria, por ter sido o primeiro executivo a assumir a função de relações-públicas no Brasil. Este fato é considerado o marco inicial da atividade entre nós e aconteceu em 30 de janeiro de 1914, quando Pinheiro Lobo foi nomeado chefe do recém-criado Departamento de Relações Públicas da "The São Paulo Tramway Light and Power Co.".

Concessionária da iluminação pública e do transporte coletivo em São Paulo, a Light sentiu a necessidade de dispor de setor especializado para bem relacionar-se com os órgãos governamentais, com a imprensa e com a comunidade.

Pinheiro Lobo é alagoano de Penedo, nascido em 2 de dezembro de 1876. O "Dia Nacional das Relações Públicas" foi criado pela Lei n° 7.197, de 1984.

Mariana de Marco Geraldine

 

página 2

CONRERP entrega prêmio Opinião Pública de 2001

 

O Conselho de Profissionais de Relações Públicas da 2a. Região, São Paulo/Paraná, realizou, no dia 3 de dezembro, a premiação dos melhores trabalhos de relações públicas de 2001. Ao evento, que aconteceu no dia 3 de dezembro, compareceram representantes de todos as sedes regionais do Conselho Profissional e muitos convidados. Foram vencedores os seguintes trabalhos:

Projeto Estação Verão Free Way. Empresa: Concessionária da Rodovia Osório – Porto Alegre S.A. Profissional responsável: Daniela Rodrigues da Cunha.

Projeto Aprendendo com a Árvore. Empresa: Rigesa, Celulose, Papel e Embalagens Ltda. Profissional responsável: Desirée Colucci Martini.

Projeto Na Crise do Terror, a Vitória da Paz. Empresa: World Trade Center de São Paulo. Profissional responsável: Ingrid Jandira Rauscher. Assessoria Externa: ADS Assessoria de Comunicações Ltda.

Projeto: Elaboração e Implantação do Programa de Gestão da Comunicação Interna da Samarco. Empresa: Samarco Mineração S.A. Profissional responsável: Maria Aparecida de Paula

Projeto CIC – 100 Anos de História Empresa: Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul – CIC. Profissional responsável: Maria Lúcia Bettega.

Em promoção da ABRP, Seção São Paulo, foi premiado também o Projeto Estratégias de Relações Públicas na melhoria do processo de produção de uma indústria, do curso de Relações Públicas da Universidade de Londrina, apresentado no XVIII Concurso de Monografias e Projetos Experimentais de Relações Públicas 2001.

Michelle Yendis

 

Formandos apresentam 101 projetos

 de conclusão de curso

 

A vitalidade da área de comunicação da Universidade Metodista de São Paulo evidenciou-se, mais uma vez, pelo número de projetos de conclusão de curso avaliados neste final de 2001. Foram, ao todo, 101 projetos: 12 de Relações Públicas, 55 de Jornalismo, 17 de Publicidade e Propaganda 17 de Rádio e TV.

As bancas examinadoras dos projetos aconteceram de 19 de novembro a 7 de dezembro.

Foram abordados os mais diversos temasque demonstraram o interesse dos alunos por assuntos técnicos e comunitários. Os professores e os convidados presentes nas bancas ressaltaram notável progresso no tratamento dos diversos assuntos escolhidos pelos alunos, o que demonstra o crescimento da qualidade do ensino da Metodista.

Alguns projetos foram premiados como os melhores em cada categoria e poderão concorrer a prêmios externos, oferecidos por entidades que representam os diversos setores da comunicação.

 

Região Nordeste comemora dia nacional de

Relações Públicas em João Pessoa

 

Pelo sexto ano consecutivo, nos dias 30 de novembro e 1º  de dezembro, o curso de Relações Públicas da Universidade Federal da Paraíba realizou o ECORP - Encontro Comemorativo de Relações Públicas, cujo tema foi "Relações Públicas: estrategista da comunicação empresarial".

O evento, segundo seu Coordenador Professor Fábio Albuquerque, representa uma atividade de natureza prático-acadêmica, organizada pelo Laboratório de Relações Públicas (LARP), durante a qual os estudantes do curso de relações Públicas têm a oportunidade de trocar experiências com profissionais de outras universidades.

O encontro foi concebido com o intuito de comemorar, em toda a Região Nordeste, o "Dia Nacional das Relações Públicas", que ocorre no dia 2 de dezembro, em homenagem a Eduardo Pinheiro Lobo, patrono da profissão no país.

Participaram do ECORP conferencistas de diferentes especialidades de áreas de governo, universidades e organizações não-governamentais. O professor Fábio França, da Universidade Metodista de São Paulo, foi um dos conferencistas convidados e ficou bem impressionado com o progresso já alcançado pelos cursos de relações públicas das universidades federais do Nordeste.

    

página 3

 

Joaquim Ribeiro Júnior      

As Relações Públicas, ontem e hoje

 

Na galeria de profissionais de Relações Públicas, o Dr. Joaquim Ribeiro Jr. ocupa lugar próprio pelo conhecimento amplo da atividade e pelo domínio de seu exercício em diferentes campos, sobressaindo-se como profissional dinâmico, empreendedor e promotor de permanente diálogo com os públicos, alvos de seu trabalho.

 

No seu intento de divulgar nomes de profissionais que lutaram por Relações Públicas entre nós, o Canal RP entrevistou o Dr. Joaquim Ribeiro Jr. com o intuito de conhecer seu ponto de vista sobre as relações públicas ontem e hoje. A entrevista foi feita por Leonardo Filoso, sobrinho do "Senhor Ribeiro".

Nascido em São Roque, interior de São Paulo, Joaquim Ribeiro formou-se em relações públicas e dedicou toda sua vida profissional ao exercício permanente desta atividade em áreas empresariais, governamentais e comunitárias.

O "Senhor Ribeiro", como é chamado este homem de jeito simples, alegre e dinâmico, carrega consigo bagagem de invejável experiência para qualquer profissional de Relações Públicas. Dedicou largo tempo de sua vida à Associação Brasileira de Relações Públicasda qual foi um dos fundadores, ao lado de seleto grupo de 27 empresários. Tornou-se um de seus principais dirigentes, vindo a ocupar, inclusive, o cargo de Presidente do Diretório Nacional, posição que o tornou verdadeiro embaixador da profissão no exterior.

Uma das facetas mais brilhantes da carreira de Joaquim Ribeiro Jr. foi seu trabalho em áreas governamentais, prestando assessoria a políticos do Brasil e de toda América Latina. Desta fase, pode-se ressaltar o conhecimento completo que o Dr. Joaquim Ribeiro tinha sobre políticos de todo o Estado de São Paulo e suas atividades.

Como Diretor de Relações Públicas da antiga Sorocabana, hoje FEPASA, tornou-se precursor de grandes projetos até hoje aplicados nos meios ferroviários. Foi Diretor de RP da CESP, na qual deixou a marca de seu trabalho. Como grande idealizador, promoveu e atuou no Conselho Federal de RP, em Brasília, e também nos Conselhos Regionais e nas Seções Estaduais da ABRP.

Na entrevista ao Canal RP, Joaquim Ribeiro explicou de maneira simples e fácil o que é ser Relações-Públicas aqui no Brasil e falou sobre a necessidade de se ter fé inabalável na profissão, cujo exercício, como ele mesmo observa, pode representar grande realização e satisfação pessoal.

A entrevista transcorreu em clima amigável, ilustrada por fatos curiosos da vida profissional do Dr. Joaquim Ribeiro, sempre pronto a atender às solicitações dos estudantes que procuram conhecer melhor a atividade profissional de Relações Públicas.

O CANAL RP agradece a este insigne profissional que colaborou de maneira permanente e profícua para a consolidação de RP no Brasil e continua sendo exemplo inigualável para os relações-públicas pelo seu dinamismo na promoção de Relações Públicas no Brasil.

"Deve-se, sim, procurar aprender e não tentar ser mais um, nesta, ou em qualquer outra profissão" Joaquim Ribeiro Júnior.

 

Leonardo Filoso

Assine o Canal                            Críticas/Sugestões

Expediente 
O Canal RP: informativo eletrônico quinzenal produzido pelo Núcleo de Produtos e Instrumentos de Comunicação da Agência de Relações Públicas Unidade Experimental da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Seu objetivo é divulgar e promover a atividade profissional, tendo como referencial a qualidade Umesp e seu curso de Relações Públicas.

Equipe de Produção

Editor: Professor Ms. Fábio França (MTB1880)
Revisão: Professora Débora Marie Tamayose
Web Designer: Mara Oliveira Martine 
Equipe de Redação: Fernanda de Souza Santos, Guilherme Mendes, Leonardo Filoso, Mara Oliveira Martine, Marcello Ghigonetto, Mariana de Marco Geraldine e Michelle Yendis
Coordenador do Núcleo de Produtos: Prof. Ms. Fábio França CONRERP SP/PR-586

FACULDADE DE JORNALISMO E RELAÇÕES PÚBLICAS
Diretora e Coordenadora do curso de Relações Públicas: Profª. Drª. Maria Aparecida Ferrari

E-mail: agenciarp@metodista.br
E-mail: canalrp@metodista.br

Nova legislação sobre correio eletrônico Seção 301, parágrafo (a) (2) (c), Decreto S. 1618, Título Terceiro, aprovado pelo 105º Congresso Base das Normativas Internacionais sobre o SPAM.

Este e-mail não poderá ser considerado SPAM quando inclua uma forma de ser removido.

Se desejar deixar de receber o Canal RP, basta enviar um e-mail em branco a canalrp@metodista.br