CANAL RP

Núcleo de Produtos da   

Agência de Relações Públicas Unidade Experimental

Curso de Relações Públicas – Universidade Metodista de São Paulo

Ano III – Número 35 – 15 de abril de 2002

 

Eixos Temáticos levam à consolidação da identidade da Metodista

A Metodista abre amplos caminhos para pesquisa e extensão, criando e aprovando um novo processo de trabalho: os Eixos Temáticos Institucionais de Pesquisa. Este sistema foi sugerido por um Grupo de Trabalho, constituído para este fim, em 6 de dezembro de 2001, tendo sido agora aprovado pelo Conselho de Pesquisa e Extensão (CONSEPE), da UMESP.

A iniciativa tem por objetivo organizar, articular e fazer avançar a pesquisa institucional, orientada ao cumprimento da missão da universidade.

Estes eixos devem servir também para a articulação do Ensino e da Extensão, estimulando novas ações de Extensão e aperfeiçoando as já existentes.

Os diferentes pesquisadores vão trabalhar de forma associada, para indicar os focos principais e secundários dos dez Eixos Temáticos estabelecidos: 1. Meio Ambiente, ecologia humana, social e ambiental; 2. Bem-estar humano e saúde pública; 3. Bem-estar animal e saúde pública; 4. Potencial humano e gestão de organizações; 5. Tecnologia computacional; 6. Processos comunicacionais; 7. Linguagem, comunicação e sociedade; 8. Gestão educacional e formação de educadores; 9. Enfoques culturais da filosofia e da religião; 10. Teologia, ecumenismo e estudos do metodismo.

Espera-se que a criação desta nova orientação auxilie a UMESP a construir sua própria identidade e responder aos desafios presentes, contando com o envolvimento de diretores, coordenadores, docentes e pesquisadores, que deverão repensar as ações de Pesquisa, Ensino e Extensão, considerando também o direcionamento oferecido pelos Eixos Temáticos, cujo objetivo final é a consecução de uma cidadania plena no ambiente social.

 

Metodista abrirá curso de Direito

O Conselho Nacional de Educação (CNE) deu parecer favorável à instalação do curso de Direito na Universidade Metodista de São Paulo. Em reunião realizada nos primeiros dias de abril, o Parecer nº 123/02 CNE/CES foi aprovado, faltando ainda sua homologação pelo Ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, e publicação no Diário Oficial da União. A expectativa da Metodista é oferecer o curso no próximo Processo Seletivo, 2º semestre de 2002, com exame previsto para o dia 30 de junho, das 13 às 18 horas. (Fonte: www.metodista.br)

Encontro com clientes dos Projetos Experimentais do curso de Relações Públicas

Pelo segundo ano consecutivo, o curso de Relações Públicas promoveu o encontro com os clientes dos Projetos Experimentais de 2002.

Esse encontro visa estabelecer uma aproximação entre a universidade e os clientes destes projetos, despertar neles a credibilidade na instituição e nas agências responsáveis pela sua execução e facilitar o intercâmbio de informação entre as partes.

A abertura do encontro foi feita pelo professor Fábio França, e a recepção dos clientes, pela professora Jocélia Mainardi.

Após a apresentação da UMESP e do curso de Relações Públicas, que está comemorando 30 anos de sua instalação, foram detalhadas todas as fases de execução do projeto.

No final, abriu-se um debate com os clientes, que manifestaram sua satisfação em receber os alunos e em poder colaborar com eles na produção dos projetos. Todos agradeceram e elogiaram o encontro, afirmando manter o compromisso de colaborar com as agências, para que elas possam realizar excelente trabalho.

Mariana de Marco Geraldine

 

Dois eventos marcam o retorno da campanha Relações Paralelas

A Campanha Relações Paralelas promoveu, nos dias 18 e 20 de abril, dois encontros de estudos, que contaram com a participação de profissionais atuantes no mercado e a presença dos alunos do curso de RP.

No primeiro encontro, o professor Luiz Alberto de Farias, formado em Jornalismo e Relações Públicas, doutor em Integração da América Latina – Prolam/USP, discorreu sobre o tema Comunicação de Resultados. No segundo, o professor Líbero Pinca Filho, formado em Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas, demonstrou, com sua larga experiência, como conciliar o campo profissional e as atividades acadêmicas.

O tema geral “Relações Públicas: Multidisciplinar por Natureza”, apresentado sob diferentes enfoques pelos palestrantes, permitiu intenso debate sobre a teoria, os instrumentos e a prática de Relações Públicas, direcionados para um mercado em transformação.

  Mariana de Marco Geraldine

Jornalismo premia melhores projetos de 2001

    No último dia 27, em cerimônia no Auditório Sigma, foram entregues os prêmios aos melhores projetos experimentais de 2001, distribuídos em oito categorias. Foram vencedores:

  Guilherme Mendes

 

Concurso Universitário da ABRP

        A Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP) lança o XX CONCURSO UNIVERSITÁRIO DE MONOGRAFIAS E PROJETOS EXPERIMENTAIS DE RELAÇÕES PÚBLICAS.

Podem concorrer todos os estudantes de Relações Públicas que estejam localizados em território nacional e que atendam a todas as exigências propostas pelo regulamento,à disposição juntamente com a ficha de inscrição no site: www.abrpsaopaulo.com.br.

Os trabalhos escritos podem ser de dois tipos: projeto experimental ou monografia. Devem ser classificados nas categorias empresarial, governamental, Relações Públicas para públicos específicos, valorização da profissão e atividades comunitárias.

As inscrições podem ser efetuadas até o último dia do mês de maio. A taxa a ser paga pelos não-sócios é de R$150,00 e pelos sócios, de R$100,00. Os trabalhos deverão ser entregues em duas vias, uma impressa e outra em disquete, contendo o trabalho original.

        A ABRP busca desta maneira estimular os universitários e os futuros profissionais a empregar de forma eficiente seus conhecimentos teóricos e práticos sobre a profissão.

  Leonardo Filoso

 

Curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo

30 Anos

Tradição - Ética - Excelência

 

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Expediente 

O Canal RP:
informativo eletrônico produzido pelo Núcleo de Produtos e Instrumentos de Comunicação da Agência de Relações Públicas Unidade Experimental da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Seu objetivo é divulgar e promover a atividade profissional, tendo como referencial a qualidade UMESP e seu curso de Relações Públicas.

Equipe de Produção

Editor: Professor Ms. Fábio França (MTB1880)
Revisão:
Professora Débora Marie Tamayose
Equipe de Redação:
Bruno Crepaldi Rossini, Daniel Kasuiti Kaga, Eduardo Alves da Silva, Guilherme Mendes, Leonardo Filoso, Marcello Ghigonetto e Mariana de Marco Geraldine.
Coordenador do Núcleo de Produtos:
Prof. Ms. Fábio França CONRERP SP/PR-586.

FACULDADE DE JORNALISMO E RELAÇÕES PÚBLICAS

Diretora e Coordenadora do curso de Relações Públicas: Profª. Drª. Maria Aparecida Ferrari


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