CANAL RP

Núcleo de Produtos e Instrumentos de Comunicação da   

Agência de Relações Públicas - Unidade Experimental

Curso de Relações Públicas – Universidade Metodista de São Paulo

Ano III – Número 36 – 26 de abril de 2002

 

Encontro com os pais debate horizontes de Relações Públicas

    Há mais de um ano, o curso de Relações Públicas deu início a uma campanha de esclarecimento sobre a profissão. O projeto, denominado “Relações Paralelas”, vem focalizando, pelo uso de diversos instrumentos de comunicação, as disciplinas do curso como forma paralela para se entender o multirrelacionamento próprio da atividade de Relações Públicas.

    Um dos principais objetivos do projeto em questão é levar também aos pais dos alunos do curso informações bem fundamentadas que os façam perceber o acerto da escolha de seus filhos por uma profissão contemporânea, que oferece múltiplas possibilidades de carreira profissional bem-sucedida, tanto do ponto de vista individual como de retorno dos investimentos feitos na formação acadêmica.

    Em sua 2ª edição, o Encontro com os Pais de alunos do curso de Relações Públicas contou com a presença de profissionais atuantes no mercado e de professores do curso, com o objetivo de debater questões pertinentes ao futuro dos jovens estudantes. Esta foi a forma encontrada para promover a integração dos pais com a universidade, levando-os a conhecer o campus onde seus filhos estudam, os professores que os orientam e as perspectivas do futuro profissional que os aguarda.

    O evento foi um sucesso, marcado pela presença de mais de 100 pessoas, na manhã do sábado, dia 20 de abril, na Metodista. A empresária Yara de Moraes, vice-presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas, desenhou o contexto histórico da atividade no Brasil. A professora Jocélia Mainardi, da UMESP, mostrou as amplas possibilidades de carreira que a profissão oferece em um mundo globalizado e em transformação, enquanto o professor Roberto Constante Filho, executivo da Edelman Worldwide do Brasil, apresentou o mercado das agências multinacionais no Brasil.

    Um forte contraponto à visão acadêmica da profissão foi feito pelo empresário Ricardo Botelho ao demonstrar aos pais que compartilha a mesma angústia que eles em relação ao futuro de seus filhos e à forma diferente que eles têm de pensar e conduzir suas vidas profissionais. Botelho comentou que, embora a formação acadêmica seja necessária, na prática, o que conta é a competência, pois as empresas querem profissionais empreendedores e capazes de desempenhar os mais variados papéis. Ressaltou, ainda, que o sucesso dos jovens não está em fazer o que os pais querem, mas em saber definir suas opções e decidir qual será o seu caminho, com base na identificação de suas aptidões. Para o empresário, são exatamente estes diferenciais que irão garantir a colocação do profissional no mercado.

    Após as apresentações dos palestrantes, seguiu-se debate que contribuiu para esclarecer incertezas sobre a profissão de relações públicas e mostrar as oportunidades disponíveis no mercado de trabalho, tanto nacional como internacional. A conclusão do evento foi feita pela diretora da Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas, Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari, incentivadora da integração pais/universidade.

 

São Paulo sediará o 17º Congresso Brasileiro de Comunicação Empresarial

    O 17º Congresso Brasileiro de Comunicação Empresarial acontecerá nos dias 23 e 24 de maio, em São Paulo. Organizado pela Comtexto Comunicação e Pesquisa, o evento contará com a participação de excelentes profissionais, que apresentarão temas relevantes da atualidade, como Comunicação Empresarial e Cidadania, Comunicação Interna, Media Training, Comunicação e Gerenciamento de Imagem e Responsabilidade Social, entre outros.

    O evento contará com palestras, debates, apresentações de cases e pesquisa, que demonstrarão e discutirão o propósito, o “como fazer”, e a importância da comunicação para as organizações no mercado globalizado e competitivo em que vivemos. Este debate e esta reflexão deverão envolver comunicadores empresariais antenados aos novos tempos, profissionais de Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Marketing, além de administradores, professores, pesquisadores e estudantes de comunicação.

   Entre os nomes que figuram no programa estão personalidades como Rodolfo Guttilha, Diretor de Assuntos Corporativos da Natura e Presidente da ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial); Profa. Dra. Heloiza Matos (ECA/USP); Mário Rosa, jornalista e ex-editor da Veja; Prof. Dr. Carlos Eduardo Lins da Silva, editor-adjunto do Valor Econômico; e Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno, docente do programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP e do departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP.

  Para obter mais informações, acesse o site www.comtexto.com.br.

  Mariana de Marco Geraldine

 

Relação Humana. Fator decisório na hora da contratação

    Vivemos na chamada “Era das Competências”, na qual a lei vigente para boa parte dos candidatos a vagas de trabalho pode ser resumida da seguinte forma: “aquele que melhor desempenha determinada função é o profissional indicado para exercê-la”, ou seja, a competência na execução define quem será contratado. A formação acadêmica passa a ter, neste sentido, um caráter quase secundário. Entretanto, dentro deste cenário, o fator relacionamento está ganhando grande destaque. Com isso, não basta apresentar um currículo pleno de especializações, MBAs e outros cursos, é preciso ter competência para relacionar-se no ambiente de trabalho.

    Essa tendência é comprovada por uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, que, com base no estudo de milhares de casos, descobriu o principal motivo de demissões nos Estados Unidos. O resultado é surpreendente: duas de cada três pessoas foram demitidas por possuir dificuldades de relacionamento com seus colegas.

    Outra fonte que credita esta tendência é o levantamento feito pelo Carneggie Institute of Technology, que constatou, após análise de 10.000 casos, que 85% das admissões foram feitas com base na habilidade que o candidato possuía de se relacionar com os outros. Apenas nos 15% de casos restantes predominou a valorização das especializações adquiridas.

    Para o profissional de Relações Públicas, esta é uma informação muito valiosa. Ao conferir um progressivo valor à qualidade dos relacionamentos que os colaboradores desenvolvem com seus colegas, as empresas tornam-se mais abertas aos trabalhos deste profissional. Cabe a nós aproveitarmos, de forma competente, essa nova tendência.

  Mariana de Marco Geraldine

 

Ética e cidadania para as Relações Públicas

    No início tudo parece ser estranho, sem aparente vinculação, mas, conforme o tempo vai passando, o aluno vai percebendo quão importantes são as disciplinas teóricas para sua formação profissional. Prova disso é a disciplina Ética e Cidadania, injustamente desvalorizada por muitos alunos.

    Em busca da compreensão da importância dessa disciplina, o Canal RP teve o prestígio de conversar com o professor Sávio Scopinho, da Universidade Metodista de São Paulo.

    Durante a conversa, o professor afirmou que a ética transcende os limites de comportamento do sujeito na universidade ou na profissão, alcançando todos os âmbitos de sua vida pessoal e social. Quando aplicada à profissão de Relações Públicas, a ética torna-se fundamental, já que, como profissionais, lidamos com seres humanos, influenciando suas idéias, crenças e convicções.

    Refletir sobre essa matéria durante o curso significa, portanto, oportunidade de estudar os limites de uma conduta ética tanto em nossa vida pessoal quanto profissional, de forma a contribuirmos para a construção de uma sociedade melhor.

Leonardo Filoso

 

Casa do Vídeo reabre em sede própria

    Mais que uma produtora de vídeos e locadora de equipamentos de edição e externas, a Casa do Vídeo (Motta Lima Produções e Comunicação Ltda.) transformou-se numa moderna empresa de soluções integradas de comunicação, capaz de atender às necessidades de todos os tipos.

    Voltando a investir em produções próprias para televisão, mas sem abandonar as iniciativas dedicadas ao mundo da comunicação, a Casa do Vídeo renasce com força total em sede própria no PoloRio de Cine, Vídeo e Comunicação, instalada em abril deste ano.

    Depois de quase dez anos comandando atividades culturais direcionadas à divulgação da Associação Brasileira de Imprensa, a produtora volta a concentrar suas atividades em projetos próprios, como produção de programas de TV, documentários e vídeos institucionais.

    Para mais informações, acesse o site www.casadovideo.com.  

Guilherme Mendes

                                                                             

Curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo

30 Anos

Tradição - Ética - Excelência

 

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Expediente 

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informativo eletrônico produzido pelo Núcleo de Produtos e Instrumentos de Comunicação da Agência de Relações Públicas Unidade Experimental da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Seu objetivo é divulgar e promover a atividade profissional, tendo como referencial a qualidade UMESP e seu curso de Relações Públicas.

Equipe de Produção

Editor: Professor Ms. Fábio França (MTB1880)
Revisão:
Professora Débora Marie Tamayose
Equipe de Redação:
Bruno Crepaldi Rossini, Daniel Kasuiti Kaga, Edson Rafael Baggio, Eduardo Alves da Silva, Guilherme Mendes, Leonardo Filoso, Marcello Ghigonetto e Mariana de Marco Geraldine.
Coordenador do Núcleo de Produtos:
Prof. Ms. Fábio França CONRERP SP/PR-586.

FACULDADE DE JORNALISMO E RELAÇÕES PÚBLICAS

Diretora e Coordenadora do curso de Relações Públicas: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari


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