CANAL RP

Ano III – Número 42 – 31 de julho de 2002

Curso de Relações Públicas – Universidade Metodista de São Paulo

Núcleo de Produtos e Instrumentos de Comunicação da   

Agência de Relações Públicas – Unidade Experimental

 

NOTÍCIAS

Metodista celebra aniversários

    Um culto especial na tarde do dia 26 de julho, no Auditório Sigma, marcou a comemoração de 32 anos do Instituto Metodista de Ensino Superior e os 5 anos da Universidade Metodista de São Paulo. Com a presença do Reitor Davi Ferreira Barros e de demais autoridades que compõem a administração da Universidade, o evento, além de ação de graças, serviu também para reconhecimento do trabalho do pessoal administrativo e dos professores, que receberam broches especiais em homenagem aos anos de trabalho na instituição. Foram entregues pins aos funcionários de 10, 15, 20, 25 e 30 anos de casa, diferenciados em sua apresentação e valor de acordo com o tempo de trabalho na Metodista.

 

 

São Luís será sede de importantes eventos de Relações Públicas

    Três eventos de Relações Públicas estão programados neste fim de ano em São Luís, MA. De 29 de outubro a 1º de novembro, a Universidade Federal do Maranhão – UFMA – receberá os participantes do XII Congresso Nacional Universitário de Relações Públicas - CNURP. Neste mesmo período, terão lugar o VII Ciclo de Estudos Superiores de Relações Públicas - CESURP e o XI Encontro Nacional de Professores de Relações Públicas - ENPRORP. O tema do congresso é O Comunicador e o redesenho da arquitetura social.

    Três mostras funcionarão paralelamente aos eventos: I Mostra de Produção Acadêmica; I Mostra da Produção Científica dos Professores de Relações Públicas e a I Mostra de Produção Acadêmica.

    Esses eventos são promovidos pela Seção Regional de São Paulo da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP) e estão sendo presididos pelo professor José Esnel Fagundes. informações: abrp-ma-cong@uol.com.br e www.abrpsaopaulo.com.br

 

Mariana M. Geraldine

 

Eventos especiais marcam os 30 anos do curso de Psicologia da Umesp

    O curso de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo, em comemoração aos seus 30 anos de existência, promoverá, de 22 a 24 de agosto, o X Encontro Estadual de Clínicas-Escola de Psicologia e a 25ª Semana de Psicologia. Os eventos reunirão estudantes de instituições de psicologia de todo o Estado de São Paulo, profissionais e pesquisadores para discussão da atividade do psicólogo. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de agosto.

    Os eventos estão sendo organizados pelo núcleo de Eventos da Agência de Relações Pública – U.E. da Universidade.

    Mais informações: www.metodista.br

Mariana M. Geraldine

 

É hora de publicar o Balanço Social

    Cresce no Brasil a preocupação com a responsabilidade social das empresas. Muitas já publicam seus balanços, dando conta das iniciativas desenvolvidas em benefício de seus colaboradores e da sociedade. Diversas entidades vêm se preocupando com o tema e, recentemente, as mais representativas selaram uma união e criaram o Prêmio Balanço Social, que será concedido, pela primeira vez aos documentos referentes ao ano de 2001, com o objetivo de divulgar e valorizar o trabalho social das empresas.

    Entre as entidades que se uniram, encontram-se a Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais – ABAMEC; a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – ABERJE;a Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social – FIDES; o  Instituto Brasileiro de Analises Sociais e Econômicas – IBASE – e o Instituto Ethos.

    A elaboração e a publicação de balanços sociais representam, no momento, uma das mais importantes práticas estratégicas na gestão de responsabilidade social. Este instrumento permite que as empresas possam planejar, avaliar e aperfeiçoar suas atividades, gerando transparência para suas ações e criando um canal de comunicação e diálogo com a sociedade.

    O objetivo maior do prêmio é estabelecer reconhecimento de alto prestígio nacional para os melhores balanços sociais, referentes às atividades do ano de 2001, nas categorias: regional, destaque meio ambiente, micro e pequenas empresas e grande prêmio destaque nacional.

    A comissão julgadora é indicada pelas entidades realizadoras do prêmio, e a premiação será feita por meio de troféus, entregues aos melhores balanços apresentados. Além disso, todas as organizações participantes serão agraciadas com um certificado de reconhecimento pela iniciativa de publicar o balanço social como forma de melhoria social e ambiental.

    O prazo para as inscrições vai até 30 de agosto de 2002. O regulamento está disponível no site da Aberje: www.aberje.com.br. As dúvidas sobre a iniciativa podem ser esclarecidas diretamente com a comissão organizadora pelo e-mail: balancosocial@terra.com.br.

Leonardo Filoso

 

Violência no espaço familiar é tema de programa de TV na Umesp

    No último dia 18 de julho, reuniu-se, na Agência de Rádio e TV da Universidade Metodista de São Paulo, uma equipe de profissionais para debater e gravar um programa, que tem como título: “Violência no espaço familiar”. A gravação será exibida pelo programa “Trocando Idéias”, que já é produzido há um ano e transmitido aos domingos pela TV Comunitária de São Paulo (Canal 14 na TVA e Net).

    Participaram do programa o secretário da justiça e da defesa da cidadania, Alexandre Moraes; a Dra. Maura Roberti, procuradora do Estado e membro do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP); e a psicóloga Dalka Ferrari, coordenadora do Centro de Referências às Vítimas de Violência do Instituto Sedes Sapientiae (CNRVV).

Leonardo Filoso

RP EM FOCO

 

 

Simpósio Internacional de Relações Públicas

 

    De 3 a 7 de julho de 2002, realizou-se em Bled, Eslovênia, o 9º Simpósio Internacional de Pesquisa e Relações Públicas dedicado ao tema: "Status do Conhecimento das Relações Públicas na Europa e ao redor do mundo".

    

    Pela primeira vez o encontro conjugou o Congresso Anual da Associação Européia de Educação e Pesquisa de Relações Públicas.

 

    Entre os conferencistas internacionais, registramos a participação da Dra. Maria Aparecida Ferrari, diretora da Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas da UMESP que mostrou a visão das Relações Públicas na América Latina.

 

    Em nossa próxima edição, apresentaremos informações mais amplas sobre o Simpósio.

 

CONFERP cria serviço de informação sobre Relações Públicas

    O Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (CONFERP) acaba de lançar um serviço de informação sobre Relações Públicas: o ConsulteRP. O objetivo deste serviço é informar, receber sugestões e trocar informações importantes sobre a atividade, os profissionais, o mercado de trabalho e o mundo acadêmico.

    Para que o projeto funcione, o CONFERP criou uma estrutura de assessoria nas áreas de Pesquisa em Relações Públicas (IPeRP), Assuntos Educacionais (CAE), Relações Universitárias (CRU), Integração América Latina (CIAL), Estudos de Relações Públicas (CERP) e Relações com a Imprensa (CRI).

    O serviço é aberto a profissionais e estudantes e está sob a responsabilidade do CONFERP, podendo ser acessado pelo endereço: ConsulteRP@conferp.org.br.

Mariana M. Geraldine

 

Criatividade anima recepção de calouros

    O curso de Relações Públicas da Umesp inova na recepção dos novos alunos, que será feita na semana de 5 a 8 de agosto. Agora, além da tradicional visita ao campus e às instalações da universidade, durante a primeira semana de aulas, os calouros irão conhecer os principais conceitos de relações públicas, a profissão, as entidades representativas da classe, bem como as disciplinas que irão cursar, além da infra-estrutura da Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas (FAJORP) e do curso de Relações Públicas e de sua Agência Experimental. Esta “imersão” terminará com testemunhos de alunos e ex-alunos sobre o curso e suas atividades profissionais.

    Deseja-se com esta recepção acadêmica colocar os calouros, desde o início, em contato com a atividade e suas vertentes, para que possam confirmar sua escolha e preparar-se para a vida profissional. Por isso, conhecerão também as disciplinas teóricas e práticas que compõem o currículo do curso.

Mariana M. Geraldine

RESENHA

Na Trilha da Excelência (Resenha)

    O jornalista Alexandre Volpi nos oferece uma primorosa Vida de Vera Giangrande ­– na trilha da excelência – uma lição de relações públicas e encantamento de clientes (Negócio Editora, São Paulo, 2002). São 215 páginas em que o leitor saudoso de dona Vera percorre a trajetória profissional de uma mulher que, como poucas, soube enfrentar desafios, antifeminismo, preconceitos, romper barreiras e construir uma carreira de sucesso, deixando profundas marcas no campo de Relações Públicas, da comunicação e do relacionamento das organizações com seus públicos, inclusive clientes. O livro acompanha dona Vera desde suas primeiras lutas no seio da família, seus primeiros empreendimentos até a demonstração de que seu encontro com a atividade de Relações Públicas determinou definitivamente sua vida como empreendedora imbatível e consultora de grandes organizações nacionais e multinacionais, às quais soube orientar com invejável competência, ponderação, ética e sabedoria.

    A atividade de relações públicas teve em dona Vera uma inigualável promotora. Ela contribuiu para a formação de muitos profissionais e presidiu diversas entidades nacionais e internacionais de Relações Públicas.

    A obra focaliza de modo especial, como não poderia deixar de ser, o trabalho e os triunfos de dona Vera como ombudsman do Pão de Açúcar, atividade que desempenhou de maneira extraordinária, deixando às empresas brasileiras o exemplo de como valorizar e lidar com os clientes. Este trabalho, em que demonstrou toda sua competência e entusiasmo, foi também o coroamento de uma vida profissional pautada sempre por competência, criatividade, honestidade, integridade e ética.

ARTIGO

Aqui, as coisas funcionam assim!

    Com sua autoridade de comunicador, o professor Wilson da Costa Bueno demonstra que a comunicação é o espelho da cultura de uma organização e, portanto, varia em função de um processo particular de gestão. Este princípio deve orientar o profissional de relações públicas na execução de suas atividades.

    Certamente, cada um de nós já ouviu esta expressão em algum momento e em algum lugar. Pois ela sintetiza uma verdade incontestável: cada empresa, cada entidade, cada país e (por que não?) cada pessoa em particular assume princípios, normas e valores que estão em sintonia com a sua trajetória, seja ela empresarial seja particular.

    Certamente, é por este motivo que têm sido cada vez mais freqüentes os conflitos entre nações, no mundo inteiro, porque é mesmo difícil para os integrantes de uma cultura entender a perspectiva dos integrantes de outra cultura.  

    Comer cachorro pode ser normal para os coreanos; uma suculenta picanha dá água na boca nos brasileiros (não vegetarianos, é claro!), mas é motivo de arrepios para os indianos, que têm na vaca um animal sagrado.

    As organizações, como sínteses de culturas locais ou nacionais e como resultado de um processo particular de gestão, também têm suas preferências e suas idiossincrasias, que devem ser compartilhadas por seus colaboradores. Quem não adere está fora: esta é a regra do jogo.

    Assim, até empresas que atuam num mesmo segmento da economia (e que, portanto, se reportam a um mesmo público) podem exibir (e, normalmente, o fazem) culturas diferentes: basta comparar a forma com que a TAM, a GOL, a VASP e a VARIG enxergam seus funcionários, seus clientes e o mercado, de maneira geral. Elas têm histórias diferentes e agem, pois, de maneira diferente.

    O mais importante ainda (pelo menos para nós) é que a comunicação se constitui, geralmente, no espelho da cultura e, portanto, varia em função de um processo particular de gestão (que, por sua vez, reflete a cultura em que ela se insere). Por isso, algumas empresas são pró-ativas, transparentes, interativas e outras relutam em se relacionar com os públicos, como se tivessem sempre algo para esconder.

    Trabalhar em organizações que valorizam a comunicação será (é obvio) mais confortável para os profissionais de Relações Públicas, porque, em princípio, eles não precisarão travar a batalha (às vezes inglória) de convencer os empresários de que a comunicação funciona, é estratégica, tem a ver com o seu negócio. Mas é preciso entender que, com alguma freqüência, será inevitável enfrentar este desafio. A organização moderna não pode abrir mão do relacionamento sadio e profissional com seus públicos e cabe ao profissional de RP (assim como aos comunicadores em geral) reafirmar isso, a cada momento.

    Há culturas e culturas empresariais. Como sempre, o melhor começo é admitir que, em princípio, não há certo ou errado, porque cada cultura tem sua alma, seu DNA. O que vale para uma, pode não valer para outra e isso é perfeitamente normal. Ou você ainda acha que os indígenas são atrasados, hein, cara pálida? O profissional de Relações Públicas, ao assumir este conceito básico, estará capacitado a promover mudanças. Sobretudo, buscará sempre valorizar a comunicação, a transparência, a interação. Afinal de contas, isso tem a ver com a nossa cultura. Para nós, as coisas também serão sempre assim!

Dr. Wilson da Costa Bueno

Professor Umesp

Curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo

30 Anos

Tradição – Ética – Excelência

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Expediente 

O Canal RP:
informativo eletrônico produzido pelo Núcleo de Produtos e Instrumentos de Comunicação da Agência de Relações Públicas Unidade Experimental da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Seu objetivo é divulgar e promover a atividade profissional, tendo como referencial a qualidade UMESP e seu curso de Relações Públicas.

Equipe de Produção

Editor: Professor Ms. Fábio França (MTB1880)
Revisão:
Professora Débora Marie Tamayose
Equipe de Redação:
Bruno Crepaldi Rossini, Daniel Kasuiti Kaga, Edson Rafael Baggio, Guilherme Mendes, Leonardo Filoso e Mariana de Marco Geraldine.
Coordenador do Núcleo de Produtos:
Prof. Ms. Fábio França CONRERP SP/PR-586.

FACULDADE DE JORNALISMO E RELAÇÕES PÚBLICAS

Diretora e Coordenadora do curso de Relações Públicas: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari


E-mail: canalrp@metodista.br 

 

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