CANAL RP

Ano III – Número 45 – 13 de setembro de 2002

Curso de Relações Públicas – Universidade Metodista de São Paulo

Núcleo de Produtos e Instrumentos de Comunicação da   

Agência de Relações Públicas – Unidade Experimental

 

NOTÍCIAS

24 trabalhos da Universidade Metodista conquistam prêmio Expocom/Intercom em Salvador

    Trinta trabalhos finalistas, realizados pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo – Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV – concorreram ao Prêmio da 9ª Expocom – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação –, no último dia 4, em Salvador, BA, durante o XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. O número de trabalhos premiados comprovam a qualidade dos cursos da Metodista e o aproveitamento dos alunos na produção de tantas peças premiadas no maior concurso nacional da área de pesquisas da comunicação. A seguir, a relação, por curso, dos trabalhos premiados na Expocom 2002.

RELAÇÕES PÚBLICAS

Agência Jr./Experimental

1º. lugar

Prisma da Agência de Relações Públicas

Autoras: Fabiana Pegorin e Angelita Baratela da Silva

Orientadora: Márcia Perencin Tondato

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

 

Organização de evento

 

3º. lugar

Feira de Debates de Comunicação

Autora: Laura Bonafé Braga

Orientadora: Jocélia Maris Mainardi

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

 

Projeto Experimental - Governamental

 

2º. lugar

Posto de Bombeiros Jardim do Mar

Autora: Thaís Germano Pereira (T4A Gestão da Comunicação)

Orientador: Fábio França

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

 

Menção Especial

Programa Juventude Cidadã

Autor: Everton Schultz Ramos (Yes! Assessoria de Comunicação)

Orientador: Fábio França

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

 

Projeto Experimental - Institucional

 

2º. lugar

Ação Social Nossa Senhora de Fátima

Autora: Vivian Yoshie Yamashita (Rp.com)

Orientador: Fábio França

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

 

Menção Especial

ASCCI – Ação Solidária contra o Câncer Infantil

Autora: Bianca Bernardes Franco (Global Assessoria em Relações Públicas)

Orientadora: Denize Guazelli

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

CINEMA E VÍDEO

 

Vídeo Educativo

 

1o. lugar  

Fábrica de Sonhos                                             

Autor: Armando Barbosa Neto e equipe

Orientador: Antônio de Andrade          

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

 

Vídeo-Minuto

 

2o. lugar

Girando com, traçando junto                                                 

Autora: Amanda Moreira e equipe

Orientadora: Nanci Barbosa

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

JORNALISMO

 

Agência Jr./Experimental

 

2o. lugar

Agência Experimental de Jornalismo da Umesp                                                                 

Autor: Coletivo

Orientadora: Marli dos Santos

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

 

Agência de Notícias

 

3o. lugar  

Agência de Notícias – Metodista Ciência                                                                     

Autora: Denise Aleluia

Orientadora: Samantha Castelo Branco

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

 

Jornal Impresso

 

Menção Especial

Claro!                                                

Autor: Coletivo

Orientador: Coletivo    

Instituição de Ensino: Universidade de São Paulo

 

3o. lugar  

Jornalismo em Ação                                                       

Autor: Thiago Medaglia

Orientadora: Marli dos Santos

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

 

Jornal Mural

 

1o. lugar

Mural Metodista                                                     

Autores: Alunos III Semestre

Orientador: Maurício Gasparotto           

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

 

Jornal Digital

2o. lugar

Meu Mundo                                                  

Autora: Daniela Zezel

Orientadores: Samantha Castelo Branco e Ronaldo Entler

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

 

Livro-reportagem

 

1o. lugar

Dia de Visita                                                

Autores: Ana Caroline Castro, Anderson Rodrigues, Carina Flosi, Leila Roma e Michelle Rodrigues

Orientadora: Samantha Castelo Branco

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

 

Projeto de Assessoria de Imprensa

 

3o. lugar

Faça Parte da Solução                                                   

Autora: Flávia Moreno 

Orientadores: Arlete Prieto e José dos Reis

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

 

Radiojornalismo

 

Menção Especial  

Nas ondas do rádio – A história em sintonia com o rádio no Brasil            

Autor: Francisco Prado

Orientadores: Maria Luíza Rinaldi e Eduardo Borga          

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

Telejornal

 

2o. lugar  

Telejornal da Metodista                                                                 

Autores: Alunos do 5º e 6º semestres de Jornalismo

Orientadores: Rosemeire Fernandes, Fernando Villar e Sílvia Cavalli

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

 

Vídeo-reportagem

 

3o. lugar  

Bengalas Azuis                                                             

Autora: Meriane Morseli

Orientadores: Rosemeire Fernandes, Fernando Villar e Sílvia Cavalli 

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

 

Agência Jr./Experimental

1o. lugar

Portfolio – Agência de Comunicação Mercadológica                    

Autora: Ana Paula Galvão Farias

Orientadora: Simone Navacinski         

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

 

Campanha de promoção

 

2o. lugar

Glico Snack                                                  

Autora: Sandra Karila

Orientadora: Lana Cristina dos Santos

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

 

Pesquisa mercadológica

 

2o. lugar

As campanhas de estímulo à doação de sangue         

Autor: Rodney Ribeiro

Orientador: José Antonio Daniello  

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

 

Menção Especial

Top of Brand ABC/2002

Autora: Lilian Guimarães

Orientadora: Márcia Perencin Tondato            

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

 

Publicidade digital

 

1o. lugar

Você é seu próprio líder                                                 

Autor: Bruno Staniscia

Orientador: Sérgio Genciavskas      

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

 

2o. lugar

Expofappt Spots & Jingles                                                          

Autora: Mirella Ricci

Orientador: Sérgio Genciavskas

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo      

 

3o. lugar

CEAD - Centro de Educação Continuada e à Distância                           

Autora: Mirella Ricci

Orientador: Sérgio Genciavskas      

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

 

Menção Especial

Organograma da Agência de Comunicação Mercadológica

Autora: Mirella Ricci

Orientador: Sérgio Genciavskas      

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

 

Spot

1o. lugar

Levis, o clássico em jeans

Autor: Cleber Zamaro

Orientadora: Simone D. G. Navacinsk        

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

 

RÁDIO E TV

 

Agência Jr./Experimental

 

Menção Especial

Portifólio 2001 - 2001                                     

Autora: Yohana Ciotti Back

Orientadora:  Nanci Barbosa        

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

 

Programa de Televisão

 

2o. lugar

Ruptur@                                                       

Autor: Celso Viviani

Orientadora: Nanci Barbosa

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

Videoclipe           

 

3o. lugar

Será que temos esse tempo para perder?

Autora: Yohana Ciotti Back

Orientadora: Nanci Barbosa

Instituição de Ensino: Universidade Metodista de São Paulo

 

Mariana M. Geraldine

 

ADS conquista Prêmio Valor Social

A ADS Assessoria de Comunicação ganhou, na primeira semana do mês de setembro, o Prêmio Valor Social, que é concedido pelo jornal Valor Econômico. A agência foi vencedora na categoria Micro e Pequenas empresas, com o projeto “Todo Mundo Teen”, que tem como meta levar conhecimentos de internet e jornalismo a alunos da escola pública Ennio Voss, localizada no bairro do Brooklin, em São Paulo. A ADS é uma das agências de comunicação brasileira mais respeitada no mercado mundial, chegando a ganhar o Golden Award da IPRA (international Public Relations Association), no ano de 1997.

  Bruno Crepaldi Rossini

 

 
Metodista convoca ex-alunos para evento de aniversário

    Os cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Metodista estão completando 30 anos de sua instituição. Entre as diversas comemorações, será realizado o Dia do Ex-aluno, no dia 9 de novembro, no Campus Rudge Ramos, para que todos aqueles que um dia aqui estiveram possam celebrar festivamente esta data tão significativa.

    Você que estudou na Metodista, venha encontrar seus amigos, rever sua escola e conhecer as mudanças implantadas ao longo de todos estes anos. Envie-nos um e-mail com endereço completo para que possamos enviar pelo correio o convite formal do evento. Se preferir, entre em contato conosco pelo telefone 4366-5667, das 12h às 19h.

 

Dia Interamericano de Relações Públicas

    O Dia Interamericano de Relações Públicas, comemorado no dia 26 de setembro, está completando 42 anos de sua criação. Foi instituído na I Conferência Interamericana de Relações Públicas, patrocinada pela CONFIARP – Confederação Interamericana de Relações Públicas, em 1960.

    A CONFIARP tem como membros fundadores o Brasil, o Chile, a Argentina, os Estados Unidos, o México e o Uruguai, entre outros países das Américas. Essa associação tem como objetivo principal promover o intercâmbio de idéias e experiências, bem como zelar pelo exercício da profissão de Relações Públicas. É coordenada por um conselho diretivo, integrado por um representante de cada uma das associações a ela filiadas, além de ser assessorada por um conselho permanente, que é integrado por ex-presidentes, após indicação e eleição do conselho diretivo.

    No Brasil, podem ser citados como premiados pela CONFIARP, a ABRP – Associação Brasileira de Relações Públicas –, e alguns profissionais, como Cândido Teobaldo de Souza Andrade.

Leonardo Filoso

RP EM FOCO

 

Agência de Relações Públicas conquista o 1º. lugar nacional na premiação Expocom/Intercom

    A Agência de Relações Públicas - Unidade Experimental, do curso de Relações Públicas da Umesp, concorrendo ao prêmio Expocom com as agências da Universidade Católica de Pelotas (2º lugar) e com a da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (3° lugar), foi contemplada com o prêmio pela primeira colocação na 9ª Expocom – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, categoria Agência Jr. Experimental de Relações Públicas. A solenidade de premiação ocorreu no último dia 4, em Salvador-BA, durante o XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

    A Agência Experimental do curso de Relações Públicas foi, inicialmente, apenas uma assessoria (1981), tornando-se, posteriormente, agência, que expandiu suas atividades a partir de sua nova constituição, ocorrida em 2001. Parte integrante do curso de Relações Públicas da universidade, a Agência de Relações Públicas – U.E. foi instituída como tal em 1985 e era responsável pelas atividades de Elaboração de Cerimonial, Imprensa, Promoções e Secretaria. Antes, levava o título de Assessoria Experimental de Relações Públicas. Em 2001, foi reestruturada e passou a ser constituída por três núcleos: Eventos, Pesquisa, Produtos e Instrumentos de Comunicação, nos quais os alunos do curso trabalham como estagiários.

    O Núcleo de Eventos organiza e cuida da logística de qualquer tipo de evento, desde o planejamento até a execução, trabalhando com eventos institucionais e promocionais. Pesquisas institucionais, de mercado, de comunicação interna, de clima organizacional e de expectativas de empregados são feitas pelo Núcleo de Pesquisa. Já o Núcleo de Produtos e Instrumentos de Comunicação trabalha com uma gama maior de veículos: publicações impressas e mídia de tecnologia eletrônica, empregando a Internet, e Intranet.

Mariana M. Geraldine

3º Encontro com Pais de Alunos do curso de Relações Públicas acontece no início da primavera

    Em sua 3ª edição, o Encontro com Pais de Alunos tem como objetivo promover a integração da universidade com as famílias de seus alunos e dar-lhes a oportunidade de discutir a atividade de Relações Públicas, profissão esta escolhida por seus próprios filhos como carreira profissional.

    O evento contará com a presença de profissionais atuantes no mercado, que vão contar suas experiências e discutir com pais e professores questões relacionadas ao mercado de trabalho, às oportunidades de carreira e aos diferentes campos de especialização que podem ser escolhidos por quem atua em Relações Públicas. Nesta encontro, os temas programados serão debatidos primeiro em grupos e depois em plenário.

    Espera-se que este 3º Encontro, mais dinâmico, tenha a mesma receptividade que os dois anteriores e contribua para a promoção e a boa aceitação das Relações Públicas pela comunidade em que está situada a Universidade Metodista.

    O evento será realizado no próximo dia 21, às 9h, no Auditório Capa, Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo, localizada na Rua do Sacramento, 230 – São Bernardo do Campo.

   Guilherme Mendes e Rafael Baggio

Cidadania e voto

    Há temas que, muitas vezes, fogem da consideração dos profissionais de Relações Públicas. Entre estes pode-se mencionar a necessidade de contribuir para a formação cívica dos cidadãos. Sem muito alarde, pode-se inculcar nas mentes das pessoas idéias simples, mas muito eficazes, como, por exemplo, a lembrança do dever do voto e da melhor forma de torná-lo um instrumento da democracia. Todos os cidadãos conscientes de seus direitos sabem que, por ocasião de um pleito eleitoral, devem fazer uso do voto como forma de consolidar a democracia do país. O cidadão que visa o aprimoramento das instituições democráticas está também ciente de que o voto é a principal arma de que dispõe para lutar contra toda sorte de discriminações e injustiças sociais e para contribuir para que governantes idôneos assumam posições que gerem retorno para o bem comum.

     É dever de todos usar o direito do voto com muita seriedade e bom senso cívico. Dizer que todo político é desonesto e incompetente é uma forma de tirar a responsabilidade de nossas mãos. Cabe a cada eleitor procurar informações a respeito da vida de cada candidato, de seu desempenho, de sua atuação como político para não votar em candidatos desqualificados intelectual ou moralmente.

       Daniel Kazuiti  

ARTIGO

Relações Públicas na Intercom - I

    De 1º a 5 de setembro de 2002, realizou-se em Salvador o XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, cujo tema central foi “Comunicação para a Cidadania.” Entre os congressos de comunicação brasileiros, o da Intercom é, sem dúvida, o de maior tradição, seriedade e abrangência e destaca-se pela pesquisa científica na área da Comunicação e pela reunião de pesquisadores de todo o país, representando o que há de melhor em nossas universidades. Desta forma, o que acontece nesse magno evento indica resultados importantes das inovações do setor e sinaliza as tendências do estudo das diversas disciplinas ligadas à comunicação em suas diferentes aplicações. Tal fato levou-nos a levantar o que esse Congresso, organizado pela presidente da Intercom, professora Dra. Cicilia Maria Krohling Peruzzo, nos apresenta sobre Relações Públicas. Vale notar que o evento conta com um Núcleo Específico – o NP5 – de Pesquisa, Relações Públicas e Comunicação Organizacional, que neste ano ficou sob a responsabilidade da professora Dra. Cláudia Peixoto Moura, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

    Os trabalhos desse núcleo foram desenvolvidos nos dias 4 e 5 de setembro, em seis sessões: três no dia 4, quando foram apresentados 4 trabalhos sobre relações públicas, e três no dia cinco, com a exposição de 11 trabalhos. Além das mesas-redondas, outros temas foram apresentados e serão relacionados no final desta matéria.

    A primeira sessão (Mesa-redonda 4/9) focalizou “Estudos e tendências de Relações Públicas e da Comunicação Organizacional”. Nesta sessão, a pesquisadora professora Dra. Margarida Maria K. Kunsch (ECA/USP) brindou o auditório com o trabalho: A produção científica em comunicação organizacional e relações públicas nos cursos de pós-graduação em comunicação no Brasil (1970 a 2000).

    Tendo por tema a “Responsabilidade Social e Cidadania nas Organizações”, foi feita a segunda sessão, coordenada pelo professor Dr. Roberto Fonseca Vieira (Univercidade/RJ), na qual distinguiram-se os trabalhos da professora Grazielle Betina Brandt (Unisc) “Reflexões sobre o planejamento de Relações Públicas e as práticas de Responsabilidade Social no segundo setor” e da professora Celsi Bronstrup Silvestrin (UfPR) “Relações Públicas no Terceiro Setor: confronto e compromisso”.

    A terceira sessão, cujo tema foi “Imagem corporativa, comunicação estratégica e novas tecnologias”, contou com a presença do professor André Quiroga Sândi (Unisinos), que discorreu sobre “Novas competências do relações-públicas frente às tecnologias de informação”.

    A pesquisa da professora Margarida é inédita e versa sobre a produção científica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, tendo como referencial as teses de doutorado e livre-docência e as dissertações de mestrado defendidas de 1970 a 2000 em cinco centros de pós-graduação em Comunicação no Brasil (ECA/USP, UMESP, PUCSP, FAMECOS/PUCRS E FCSCL).

    A professora Grazielle procura demonstrar a viabilidade do trabalho de relações públicas aliado ao exercício da responsabilidade social, atribuindo a ele a tarefa de ajustar as ações de responsabilidade social e voltá-las para as tendências culturais, econômicas e políticas, com a finalidade de atender aos interesses dos públicos com os quais a empresa se relaciona.

    O trabalho do professor André Quiroga Sândi aponta as exigências de novas competências para que o relacionista se torne um gerenciador e estrategista no uso das novas tecnologias, que hoje são fundamentais para o desempenho competitivo das empresas.

    Em nossos próximos números, completaremos os comentários sobre o tratamento dado a Relações Públicas no Intercom 2002.

Fábio França

 

Curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo

30 Anos

Tradição – Ética – Excelência

 

Para receber o Canal RP, envie um e-mail para

canalrp@metodista.br

 

Expediente 

O Canal RP:
informativo eletrônico produzido pelo Núcleo de Produtos e Instrumentos de Comunicação da Agência de Relações Públicas Unidade Experimental da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Seu objetivo é divulgar e promover a atividade profissional, tendo como referencial a qualidade UMESP e seu curso de Relações Públicas.

Equipe de Produção

Editor: Professor Ms. Fábio França (MTB1880)
Revisão:
Professora Débora Marie Tamayose
Equipe de Redação:
Bruno Crepaldi Rossini, Daniel Kazuiti Kaga, Edson Rafael Baggio, Guilherme Mendes, Isabella Lopes H. de Freitas, Leonardo Filoso, Mariana de Marco Geraldine e Rogério G. de Oliveira
Coordenador do Núcleo de Produtos:
Prof. Ms. Fábio França CONRERP SP/PR-586

FACULDADE DE JORNALISMO E RELAÇÕES PÚBLICAS

Diretora e Coordenadora do curso de Relações Públicas: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari


E-mail: canalrp@metodista.br 

 

E-mail: agenciarp@metodista.br  

 

Este boletim é enviado para as pessoas cadastradas. Inclui indicação para ser removido. Portanto, não pode ser considerado SPAM e está de acordo com a nova legislação sobre correio eletrônico, Seção 301, Parágrafo (a)(2)(c), Decreto S.1618, Título Terceiro, aprovado pelo “105º Congresso Base das Normativas Internacionais sobre o SPAM”.

 

Para não receber mais o Canal RP, basta enviar um e-mail em branco para canalrp@metodista.br