Notícias

Estude RP na Metodista

Encontram-se abertas, até o dia 30 de novembro, as inscrições para o processo seletivo de 2003 do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista.
O curso de Relações Públicas da Metodista está completando 30 anos de sua constituição e coloca-se entre os melhores do país pelo seu projeto pedagógico, corpo de professores e grade curricular voltada para o composto teórico com grande carga de exercícios laboratoriais e de campo, devendo-se ressaltar as atividades da Agência Experimental do curso, que conquistou o primeiro lugar no Brasil no concurso Expocom/Intercom 2002 e oferece diferentes oportunidades de treinamento para os estagiários de seus diferentes núcleos.
Os vestibulandos podem se inscrever nos quatro campi da Universidade (Rudge Ramos, Planalto, Vergueiro e Guaratinguetá) e também na Faculdade Batista, que neste ano tem seu processo seletivo unificado com o da Metodista. Pré-inscrições podem ser feitas pela internet www.metodista.br e www.faculdadebatista.br, até o dia 25, ou pelo fax (11) 4366-5938, até o dia 29. Informações completas sobr e o vestibular poderão ser conferidas no Manual do Estudante, no site da Metodista, ou obtidas pelo disque-vestibular 0800-191177. Fique atento. Consulte e faça sua inscrição dentro do prazo.
Rogério G. Oliveira

Ex-alunos retornam à Metodista

Se você é ex-aluno da Comunicação Social da Metodista, marque em sua agenda: dia 23 de novembro, às 14h, na praça central do Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo. Trata-se do encontro com pessoas que fazem parte da história da vida acadêmica da Universidade Metodista de São Paulo e dos 30 anos dos cursos de Jornalismo, Propaganda e Relações Públicas.
Não perca a oportunidade de rever amigos, professores e, sobretudo, de acompanhar o desenvolvimento dos cursos da Metodista na área de Comunicação Social. Ainda há tempo.
Inscreva-se pelo site www.metodista.br ou 30anos@metodista.br

Como será o encontro dos ex-alunos ?
O evento será marcado pela Exposição dos 30 anos dos cursos e pelo lançamento de dois livros comemorativos da história dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, além de uma revista sobre as atividades do curso de Publicidade e Propaganda.
Os contatos para levantamento do cadastro dos ex-alunos começaram a ser feitos no mês de abril, recorrendo-se a todos os meios disponíveis para localizar milhares de alunos que se formaram na Metodista ao longo destes 30 anos: pesquisas pela internet, arquivos da UMESP, arquivos do CONRERP, do serviço telefônico, entrevistas com professores e centenas de e-mails enviados para ex-alunos. Além disso, foi publicado um anúncio em jornais e revistas de São Paulo, convocando os ex-alunos para comparecerem ao ev ento.
O trabalho de pesquisa foi intenso. De início, realizados em horário comercial, o que não trouxe resultados positivos. Novo planejamento foi elaborado, e os telefonemas começaram a ser feitos a partir das 18h; isso gerou melhor nível de respostas. Mas esforços continuam sendo feitos para conseguirmos um cadastro ainda mais completo. O objetivo está próximo de ser atingido, assim, esperamos um número bem maior de ex-alunos na comemoração dos 30 anos do que o dos que já confirmaram sua presença.
Se você é um ex-aluno, ex-professor, ex-coordenador ou ex-diretor da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, confirme sua presença acessando: www.metodista.br.
Leonardo Filoso, Fabiana Rossi ,
Guilherme Mendes e Rafael Baggio

Conrerp anuncia entrega do prêmio Opinião Pública

Na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, no próximo dia 2 de dezembro, às 19h30, acontecerá a entrega oficial do Prêmio Opinião Pública 2002, concedido pelo Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas, SP/PR. Ao todo, serão 10 empresas premiadas e dois destaques. Este prêmio é concedido aos melhores trabalhos que participam, anualmente, do concurso e representa o maior reconhecimento dado aos profissionais autores dos “cases” e às empresas para as quais prestam seus serviços.

Função dos relacionaista são definidas pelo Conselho Federal

da categoria

O CONFERP – Conselho Federal de Relações Públicas – acaba de divulgar a Resolução Normativa n° 43/02, publicada no diário Oficial da União do dia 28 de outubro de 2002, definindo as funções e as atividades privativas do Profissional de Relações Públicas.
A Resolução fundamenta-se na Lei 5.377 e no seu Regulamento e preocupa-se em definir uma série de conceitos comumente utilizados nas áreas de comunicação, para, em seguida, em seu Artigo 3, definir as funções privativas da atividade profissional de Relações Públicas. Devido à extensão e à importância do documento para a categoria, em nossa próxima edição, faremos comentários mais completos sobre ele.

 

 

RP em Foco

Projetos Experimentais concorrem aos prêmios na

Universidade Metodista

No próximo dia 6 de dezembro, o curso de Relações Públicas da UMESP vai premiar o melhor projeto experimental dos formandos de 2002.
Os Projetos Experimentais são desenvolvidos no decorrer do último ano do curso, por equipes de estudantes, em parceria com empresas-clientes, que são estudadas pelos alunos para que possam elaborar um plano estratégico de relacionamentos e de comunicação dessas empresas com seus públicos de interesse. Os projetos serão apresentados oficialmente para as bancas julgadoras no final de novembro e início de dezembro. As bancas contam também com a presença de representantes dos clientes.
Ao final das apresentações, dois prêmios são entregues aos estudantes: o prêmio “Dr. Cândido Teobaldo de Souza Andrade”, concedido ao aluno que tiver a melhor média de notas nos quatro anos do curso, e o prêmio “Talento Metodista”, que vai para o melhor Projeto Experimental de Relações Públicas do Ano.
Bruno Rossini e Leonardo Filoso


Comemoração dos 30 anos da Comunicação na Metodista

Neste ano, Universidade Metodista de São Paulo está em festa com as comemorações dos 30 anos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.
Como parte das celebrações, a Metodista realizará um encontro com ex-alunos dos três cursos. Será uma ótima oportunidade para rever amigos, trocar experiências e fazer novos contatos profissionais.
O evento será realizado no dia 23 de novembro, às 14 horas, em frente ao Salão Nobre, Campus Rudge Ramos da UMESP.
Os contatos para levantamento do cadastro começaram no mês de abril, e foram utilizadas pesquisas por internet, arquivos da UMESP, arquivos do Conrerp, serviço telefônico, professores e e-mails enviados para ex-alunos. Além disso, o evento dos 30 anos foi divulgado em jornais e revistas e no site da metodista.
Os ex-alunos contatados, em sua maioria, demonstraram interesse pelo evento e ficaram entusiasmados com a idéia de reencontrar antigas amizades.
Os contatos no início eram realizados em horário comercial, o que não trouxe resultados positivos, pois praticamente todos os ex-alunos trabalham durante o dia. No entanto, um novo planejamento foi feito. Começamos a realizar os contatos em novo horário: a partir das 18h, com isso, a evolução foi gradativa e satisfatória. Esforços ao máximo estão sendo realizados e desempenhados para que os contatos e os cadastros sejam finalizados com êxito.
O objetivo está próximo de ser atingido, pois, com a recente publicação nos veículos de comunicação, aguardamos novos contatos para cadastramento.
Se você é um ex-aluno, ex-professor, ex-coordenador ou ex-diretor da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, confirme sua presença acessando: www.metodista.br.
Guilherme Mendes e Rafael Baggio

Artigo

Congresso Universitário de Relações Públicas

A Seção Regional da ABRP do Maranhão revestiu-se de coragem e assumiu a responsabilidade de retomar a realização do XII Congresso Universitário, do XI Encontro de Professores e do VII Ciclo de Estudos Superiores de Relações Públicas, em São Luís, sob o acolhimento da Universidade Federal do Maranhão. Os eventos aconteceram de 30 de outubro a 1º de novembro e contaram com a presença de renomados professores e profissionais de Relações Públicas de vários Estados do Brasil, com predominância da presença de universitários e professores do Norte e do Nordeste.
Estes eventos fazem parte das grandes iniciativas da Associação Brasileira de Relações Públicas e são realizados a cada dois anos em diferentes cidades do país, com o objetivo de promover a participação de estudantes e profissionais de todas as regiões brasileiras no debate acadêmico sobre a atividade de Relações Públicas.
A intensa programação proposta como uma reflexão mais profunda sobre as “exigências do comunicador” foi desenvolvida por meio de conferências, grupos de discussão que abordaram temas como Teoria das Relações Públicas; Relações Públicas e Micropolítica; Comunicação Organizacional; Relações Públicas e o Terceiro Setor; Projetos Experimentais em Relações Públicas; Relações Públicas e os campos de conhecimento afins; Tecnologia da Comunicação, Pragmática das Relações Públicas e Experiências Laboratoriais em Relações Públicas. No mesmo período, foram realizadas 12 Oficinas dedicadas a práticas efetivas de Relações Públicas e também a I Mostra de Produção Acadêmico-Científica, na qual professores e alunos apresentaram seus trabalhos desenvolvidos nos três últimos períodos letivos.
Sem dúvida, o evento não contou com o esplendor de outros realizados nos tempos áureos da ABRP, mas, pela presença de qualificados profissionais e professores que contribuíram com seus esforços para a execução de toda a programação e pela presença de cerca de 200 universitários, foi um sucesso.
Merece ressaltar que o congresso aconteceu pela coragem dos responsáveis pela seção regional da ABRP e dos professores da Universidade Federal, que, sob a presidência do professor Esnel, enfrentaram os desafios de retomar a realização simultânea dos três eventos.
Com exceção dos profissionais convidados, de representantes da ABRP e do CONFERP, que chegaram a São Luis vindos de outros Estados, que não os do Norte e do Nordeste com suas faculdades, e de um único estagiário da região Sudeste, o congresso não contou com a participação de profissionais e faculdades das demais regiões do país. O fato demonstra o descaso dos responsáveis pelos 72 cursos de Relações Públicas do Brasil com a atividade, seu estudo e principalmente com a iniciativa da ABRP na realização dos eventos. Pode-se alegar que São Luís fica muito distante. Isso, nos dias de hoje, não serve como desculpa para o desinteresse geral da categoria e das faculdades em comparecer ao congresso, em incentivar seus alunos a participar, em criar condições para que pudessem custear suas passagens e sua hospedagem, e em financiar a ida de professores ao XI Encontro de Professores de Relações Públicas. Essa é a nossa realidade, cheia de criticas às instituições representativas da categoria, mas totalmente apática ao que se promove como meio de valorizar a profissão que tanto necessita de consolidação e de reconhecimento público. Agora é torcer para que o próximo congresso universitário mereça maior atenção das entidades representativas da profissão, das faculdades de relações públicas e dos profissionais que ainda se orgulham de serem Relações Públicas.
Fábio França

Expediente

O Canal RP: informativo eletrônico produzido pelo Núcleo de Produtos e Instrumentos de Comunicação da Agência de Relações Públicas Unidade Experimental da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Seu objetivo é divulgar e promover a atividade profissional, tendo como referencial a qualidade UMESP e seu curso de Relações Públicas.


Equipe de Produção


Editor: Professor Ms. Fábio França (MTB1880)
Revisão: Professora Ms. Débora Marie Tamayose
Equipe de Redação: Bruno Crepaldi Rossini, Daniel Kazuiti Kaga, Edson Rafael Baggio, Guilherme Mendes, Isabella Lopes H. de Freitas, Leonardo Filoso e Rogério G. de Oliveira
Coordenador do Núcleo de Produtos: Prof. Ms. Fábio França CONRERP SP/PR-586
FACULDADE DE JORNALISMO E RELAÇÕES PÚBLICAS
Diretora e Coordenadora do curso de Relações Públicas: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari

E-mail: canalrp@metodista.br

E-mail: agenciarp@metodista.br