CANAL RP

Fevereiro de 2003

O retorno às aulas traz consigo o lançamento dos cursos de extensão na área de Relações Públicas. Por meio deste Suplemento do Canal RP, informamos que a Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas criou oportunidades especiais para profissionais e estudantes que pretendem aprimorar seus conhecimentos para poderem competir de maneira mais adequada no mercado globalizado.

A partir de agora, você poderá contar com quatro novos cursos de extensão, nas áreas de Relações Públicas e Comunicação Organizacional.

Gestão Estratégica de Relações Públicas e Comunicação Corporativa

O curso visa demonstrar como a gestão estratégica de Relações Públicas e da comunicação corporativa deve ser compreendida e praticada dentro de um contexto dos relacionamentos das empresas com seus públicos e com o mercado, valorizando Relações Públicas como uma atividade de liderança e gestora qualificada dos relacionamentos das empresas com seus públicos.

Programa:

      Conceitos de planejamento estratégico e gestão estratégica;

      Planejamento estratégico e empresarial;

      Relacionamentos estratégicos e orientação da ação empresarial com públicos internos e externos;

      Técnica e arte de relacionamento com públicos específicos;

      Comunicação como instrumento de estratégias de relacionamento;

      Comunicação corporativa;

      Gestão estratégica da propaganda institucional;

      Elaboração de planos estratégicos de relações públicas;

Informações complementares

Carga horária: 40h/a

Horário: Sábados, das 9h às 13h

Número de vagas: 20

Responsável pelo curso: Prof. Dr. Fábio França – Profissional de Relações Públicas e de jornalismo; graduado em Filosofia e Psicologia. Doutor em Relações Públicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Foi gerente de Relações Públicas de um multinacional durante 17 anos. Hoje atua como consultor de empresas e conferencista. Professor pesquisador do curso de RP da Universidade Metodista, onde é  Coordenador do Núcleo de Produtos da Agência Experimental de Relações Públicas

Local do curso:

Campus Rudge Ramos
Rua do Sacramento, 230 - Rudge Ramos
São Bernardo do Campo - SP - CEP 09640-000

Local de inscrição:
Campus Vergueiro
Av. Senador Vergueiro, 1.301 – Centro
São Bernardo do Campo – SP – CEP 09750-001

Documentos para inscrição:

      cópia do Curriculum vitae

      RG (xerox)

      cópia do histórico escolar

Valor: 2 x de R$ 274,00

Produção de Textos Institucionais

O curso tem como objetivo rever e consolidar os fundamentos gramaticais e lingüísticos da boa escrita, deixando claro o conceito de texto institucional, sobretudo em seu aspecto de comprometimento com a organização.

Programa

      Concordância nominal, pronominal, verbal e irregular;

      Regência;

      Estrutura lógica dos períodos;

      Conceitos e característica dos textos institucionais;

      Distinção do texto jornalístico e publicitário;

      O texto para folheto institucional, relatórios financeiros e relatórios sociais;

      O texto institucional para os instrumentos de comunicação administrativa: a carta, o memorando e o discurso;

      House organ, press-release, kit de imprensa, artigos especiais.

Informações complementares

Carga horária: 40h/a

Horário: Sábados, das 8h às 12h

Número de vagas: 20
Responsável pelo curso: Prof. João Evangelista Teixeira – Graduado em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João D'el Rei, Minas Gerais; e Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas pela Faculdade Anhembi-Morumbi de São Paulo.

Local do curso:
Campus Rudge Ramos
Rua do Sacramento, 230 - Rudge Ramos
São Bernardo do Campo - SP - CEP 09640-000

Local de inscrição:
Campus Vergueiro
Av. Senador Vergueiro, 1.301- Centro
São Bernardo do Campo - SP - CEP 09750-001

Documentos para inscrição:

      cópia do Curriculum vitae

      RG (xerox)

      cópia do histórico escolar

Valor: 2 x de R$ 274,00

Pesquisa de Opinião em Comunicação Organizacional

O curso tem por objetivo fornecer aos alunos instrumental teórico e prático para a elaboração de pesquisas de opinião, analisando diferentes abordagens de levantamento de opiniões na comunicação organizacional.

Programa

      Teoria da opinião pública;

      Pesquisa de opinião;

      Etapas do projeto de pesquisa: fundamentação teórica, problema, hipóteses;

      Planejamento da pesquisa: técnica, amostra, instrumentos;

      Análise e interpretação.

Informações complementares

Carga horária: 40h/a

Horário: quintas-feiras, das 19h30 às 21h e sábados, das 8h às 9h30

Número de vagas: 20

Responsável pelo curso: Profa. Ms. Márcia Perencin Tondato – Graduada em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Comunicação Social pela mesma instituição. Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atua na área de Pesquisa de Mercado, atendendo grandes organizações. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa da Agência Experimental de Relações Públicas.

Local do curso:
Campus Rudge Ramos
Rua do Sacramento, 230 - Rudge Ramos
São Bernardo do Campo - SP - CEP 09640-000

Local de inscrição:
Campus Vergueiro
Av. Senador Vergueiro, 1.301- Centro
São Bernardo do Campo - SP - CEP 09750-001

Documentos para inscrição:

      cópia do Curriculum vitae

      RG (xerox)

      cópia do histórico escolar

Valor: 2 x de R$ 274,00

Ouvidoria – Canal de relacionamento nas organizações públicas e privadas

O curso pretende transmitir conceitos sobre ouvidoria, ombudsman e serviços de atendimento a entidades de defesa do consumidor. Demonstra o papel do profissional de relações públicas na qualidade do atendimento a consumidores/usuários

Programa

      Ouvidoria, ombudsman e SAC;

      Cidadão e consumidor;

      Ampliação dos direitos da cidadania;

      Qualidade;

      Acesso à informação;

      Relações Públicas e o consumidor;

      A organização do trabalho do ouvidor;

      Contribuição da ouvidoria para a melhoria da qualidade de produtos e serviços;

      Projeto de estruturação de um serviço de atendimento (trabalho prático).

Informações complementares

Carga horária: 36h/a

Horário: Sábados, das 9h às 13h

Número de vagas: 20
Responsáveis pelo curso: Profa. Ms. Denize Guazzelli – Graduada em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Comunicação Social pela mesma instituição. Trabalhou em renomadas organizações como Avon, Papel Simão, Sharp, entre outras. Atualmente é profissional de Relações Públicas e Ouvidora na Fundação SEADE e também Conselheira do CONRERP-SP/PR (2ª Região).

Prof. Edson Pinzan – Bacharel em Ciências Sociais, Mestrando em Geografia Humana. Professor de Geografia Aplicada ao Turismo e Antropologia Cultural. Trabalhou como ouvidor no Centro Estadual de Educação Tecnológico Paula Souza, sendo responsável pela implantação do projeto de melhoria e respeito no atendimento ao cidadão.

Local do curso:
Campus Rudge Ramos
Rua do Sacramento, 230 - Rudge Ramos
São Bernardo do Campo - SP - CEP 09640-000

Local de inscrição:
Campus Vergueiro
Av. Senador Vergueiro, 1.301- Centro
São Bernardo do Campo - SP - CEP 09750-001

Documentos para inscrição:

      cópia do Curriculum vitae

      RG (xerox)

      cópia do histórico escolar

Valor: 2x de R$ 256,00

ATENÇÃO!!!

As aulas terão início no dia 15 de março. Vagas limitadas. Inscreva-se sem demora.

Curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo

30 Anos

Tradição – Ética – Excelência

 

Para receber o Canal RP, envie um e-mail para

canalrp@metodista.br

Expediente 

O Canal RP: informativo eletrônico produzido pelo Núcleo de Produtos e Instrumentos de Comunicação da Agência de Relações Públicas Unidade Experimental da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Seu objetivo é divulgar e promover a atividade profissional, tendo como referencial a qualidade UMESP e seu curso de Relações Públicas.

Equipe de Produção

Editor: Professor Ms. Fábio França (MTB1880)
Revisão:
Professora Débora Marie Tamayose
Equipe de Redação:
Bruno Crepaldi Rossini, Daniel Kazuiti Kaga, Edson Rafael Baggio, Guilherme Mendes, Isabella Lopes H. de Freitas, Leonardo Filoso e Rogério G. de Oliveira
Coordenador do Núcleo de Produtos:
Prof. Ms. Fábio França CONRERP SP/PR-586

FACULDADE DE JORNALISMO E RELAÇÕES PÚBLICAS

Diretora e Coordenadora do curso de Relações Públicas: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari


E-mail: canalrp@metodista.br 

E-mail: agenciarp@metodista.br