Notícias

IV Encontro de Pais de Alunos de Relações Públicas acontece com sucesso na Metodista

O IV Encontro com os Pais dos Alunos de Relações Públicas teve lugar sábado, 5 de abril, no Salão Nobre da Universidade Metodista. Quase 300 pessoas estiveram presentes, entre pais de alunos, alunos e professores do curso. Foram recebidos pela Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari, diretora da Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas.
O palestrante convidado – o executivo Pedro Luiz Dias, diretor de Comunicação Social da General Motors do Brasil – explicou de maneira objetiva o que são e o que fazem as Relações Públicas em benefício das empresas e da sociedade. Ele acenou com as amplas oportunidades de carreira que a atividade oferece e insistiu na importância da preparação profissional para garantir o sucesso nessa profissão sem fronteiras.
Seguiu-se à palestra um painel que contou com a presença do palestrante, do professor Fábio França, que coordenou o debate, e ainda dos professores do curso de Relações Públicas Denize Aparecida Guazelli, João Evangelista Teixeira, Jocélia Maris Mainardi, Paulo Regis Salgado, Rita Helena Elias Nicoliello e Walmir de Medeiros Lima.
O debate foi animado pela participação de pais de alunos e dos próprios alunos presentes. Predominaram as perguntas sobre as condições reais oferecidas pelo mercado para o trabalho dos relações-públicas, as formas de conciliar a vida pessoal com a profissional. Suscitaram especial interesse as questões sobre a prática da responsabilidade social pelas empresas e a forma como o relações-públicas pode contribuir para ajudá-las nesse campo.
Era de se ver o contentamento dos pais, elogiando a iniciativa da Metodista e a importância dessa aproximação, pois, em geral, como observavam, há um distanciamento muito grande da universidade dos pais de alunos e dos próprios alunos. Por isso, o exemplo da Metodista merecia ser seguido.
Outro fator também muito comentado pelos pais foi a facilidade que os alunos têm de contatar seus professores e de receber deles as orientações de que precisam. O IV Encontro com os Pais de Alunos confirmou a validade da iniciativa do curso de Relações Públicas e ressaltou a preocupação que os pais têm pela qualidade do ensino ministrado a seus filhos e pela sua colocação bem-sucedida no mercado de trabalho. Diante dessas reações tão favoráveis, já ficou anunciada a realização do V Encontro no segundo semestre de 2003.

 

Novos talentos chegam à Agência de Relações Públicas

No mês de fevereiro, a Agência de Relações Públicas U.E. anunciou a abertura de vagas para estagiários em seus três núcleos – Eventos, Pesquisa de Opinião e Produtos e Instrumentos de Comunicação. Mais de 55 candidatos se inscreveram e passaram pela prova de seleção e por uma entrevista com um dos coordenadores dos núcleos. A seguir, os nomes dos estagiários contratados, distribuídos pelos núcleos de suas preferências.

Núcleo de Eventos – Andréia Miyuki Kakazu, Carla Tomie Ishikawa, Christina Rachel Cardoso das Graças, Elisa Coelho Feltran, Grasiella de Souza Coelho, Isabela de Sousa Ferreira, Juliana Rendelucci Silva, Mariana Negrão Lopes, Thaís Barbosa e Alcântara, Roberta Glória Alves Dias e Tatiana Tavares Santos.
Núcleo de Pesquisa de Opinião – Marcos de Araújo Oliveira, Renata Mazin de Oliveira e Tatiana Aparecida Gimenes Pereira.
Núcleo de Produtos - Ana Lúcia Mendes Molina, Leonardo Fraga Godoy e Marcus Vinícius Chalita Alves Machado.
Além das mudanças em seu quadro de estagiários, a Agência de RP conta ainda com a colaboração do Prof. Paulo Régis Salgado, especializado em Relações Públicas Governamentais, e do Prof. Octávio Sanches, dedicado à editoria eletrônica de publicações. Os estagiários exercem suas funções sob a orientação dos coordenadores dos Núcleos da Agência.

Isabella Lopes Hespanha de Freitas
Estagiária do Núcleo de Produtos, II semestre.

Formaturas marcam o mês de março de 2003 na UMESP

No último dia 21 de março, aconteceu, no Salão Nobre da Universidade Metodista de São Paulo, a formatura dos cursos de Relações Públicas e Radialismo, na qual receberam seus diplomas 47 alunos de Relações Públicas e 46 de Rádio e TV.
A cerimônia foi presidida pelo Prof. Dr. Sebastião Carlos de Moraes Squirra, diretor da Faculdade de Comunicação Multimídia, que no ato representou o magnífico Reitor Dr. Davi Ferreira Barros. A solenidade contou ainda com a presença da diretora da Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas, Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari.
Foram homenageados pelos formandos em Rádio e TV as professoras Nanci Rodrigues Barbosa, Samantha Viana Castelo Branco Rocha Carvalho, além dos professores João Plaça Júnior, paraninfo, e o patrono convidado Antônio Rebesco.
Os formandos em Relações Públicas escolheram como patrono o profissional de RP Flávio Valsani, diretor executivo da LVBA, e como paraninfo o professor Aílson Genaro. Foram homenageados os professores do curso Fábio França e José Antônio Daniello.
Da Fajorp, merece ainda destacar a festa de formatura de 101 jornalistas, presidida pela diretora, Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari, que, na cerimônia, representou o magnífico Reitor Dr. Davi Ferreira Barros. O patrono eleito pelos formandos foi o jornalista Ricardo Kotscho; como paraninfo, o professor Dr. José de Sá. As homenagens especiais foram dedicadas à professora Marli dos Santos e ao professor José Antônio Daniello.
A organização dessas formaturas ficou sob a responsabilidade do Núcleo de Eventos da Agência Experimental de Relações Públicas, coordenada pelas professoras Isildinha Martins e Jocélia Maris Mainardi e pelo professor Paulo Régis Salgado.

Marcus Machado
Estagiário do Núcleo de Produtos, I semestre
.

Participe em abril do 6º Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas

 

Será realizado nos dias 8, 9 e 10 de abril o 6º Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas.
Entre os convidados estão José Carlos de Salles Gomes Neto (Presidente do Grupo Meio & Mensagem), Álvaro de Souza (Presidente da Câmara Americana do Comércio de São Paulo) e Dorothea Werneck (ex-ministra do Trabalho e da Indústria, Comércio e Turismo).
Mais de 60 profissionais estarão reunidos neste evento, com o objetivo de analisar "cases" e promover um debate sobre temas atuais, como a Comunicação Interna, Responsabilidade Social, Qualidade de Vida, Relações Governamentais, entre outros.
O Congresso acontece em São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças. Para mais informações, acesse: www.megabrasil.com.br.


Isabella Freitas,
Estagiária do Núcleo de Produtos, II semestre
.

A Metodista convida para a 2ª Jornada de Iniciação Científica e o 5º Seminário de Extensão

A previsão é de grande movimentação de estudantes e profissionais na 2a Jornada de Iniciação Científica e no 5º Seminário de Extensão, eventos que acontecerão nos dias 29, 30 e 31 de maio nos quatro campi da Universidade Metodista. Este evento de iniciação científica apresenta trabalhos realizados por alunos de graduação nas diferentes áreas do conhecimento. No Seminário de Extensão, serão discutidos trabalhos de alunos da graduação e da pós- graduação nas linhas de especialização, mestrado e doutorado.
Os "papers", para serem aprovados, deverão cumprir todas as exigências solicitadas no Manual de Inscrição e obedecerem a um dos dez eixos temáticos propostos pela universidade. As apresentações poderão ser individuais ou na forma de painel.
Para mais informações, entre em contato com o Núcleo de Eventos/Congresso – Agência de Relações Públicas – U. E., pelo telefone (11) 4366-5777 ou na sala 216, Edifício Zeta, Campus Rudge Ramos. E-mail: congresso@metodista.br

Ana Lúcia Mendes Molina
Estagiária do Núcleo de Produtos, II semestre.

Artigo

Para a sua carreira, não bastam as aulas

“Gutta cavat lapidem – a gota escava a pedra”. Esta é, desde a Antiguidade, a imagem mais famosa para indicar a constância e a tenacidade. Nós a escolhemos para explicar a importância do empenho pessoal na aquisição do conhecimento. No ensino universitário, a expressão passou a ser sempre empregada com regularidade e foi até completada para sua melhor adequação ao uso acadêmico.

Proverbial na Antiguidade, frases similares à citada acima se encontram em Lucrécio, Sêneca, Tibulo e Propércio. Mas a idéia passou a ser mais divulgada a partir do poeta Ovídio (Epistolae ex Ponto 4, 10, 5 e Ars amatoria, 1,473s) quando pergunta: “o que haverá de mais duro do que a pedra e de mais mole do que a água? No entanto, as duras pedras são cavadas pela água mole”. Ao gutta cavat lapidem, Giordano Bruno (O Candelabro, 3, 6) acrescentou: non vi sed saepe cedendo – “não pela força, mas caindo muitas vezes”. De acréscimo em acréscimo, tornou-se famosa a variante cunhada na Idade Média que diz assim: gutta cavat lapidem non vi sed saepe cadendo; sic addiscit homo, non vi sed saepe legendo, que em português pode ser traduzida: “a gota escava a pedra não pela força, mas por cair com freqüência; assim o homem se instrui: não pela força mas pela leitura freqüente”. Mas temos ainda outra variante: sic homo fit doctus non vi sed saepe studendo, ou seja: “assim o homem torna-se sábio não pela força, mas pelo estudo constante”.
Entre outros comentários, há quem busque a origem do provérbio na Bíblia, em Jó 14,19, em que se encontra a expressão lapides excavant aquae, que significa: “a água desgasta as pedras”; ou o atribua a Aristóteles. O certo é que expressou no decorrer do tempo e, em diferentes línguas, o mesmo sentido: não é pela força que se vence, mas pela constância, pela tenacidade, pela aplicação permanente, pela dedicação à conquista do objetivo estabelecido. Para fixar melhor esta idéia, vejam os leitores como é expressa em português, italiano e espanhol:
Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
A goccia a goccia s’incava la pietra e Goccia a goccia si cava anche la roccia.
La piedra es dura y la gota menuda, mas cayendo de contino hace cavadura.
Agora, os leitores podem perguntar: por que tanto latinório para explicar uma coisa tão simples? Muitas vezes, ao que nos parece óbvio, não damos a devida atenção. É evidente que, para qualquer estudante conquistar o conhecimento exigido para desempenhar com sucesso sua profissão, não basta que compareça às aulas, principalmente se as transforma mais em “ponto de encontro” do que em horas de aprendizagem e de reflexão. Os sábios foram sempre conscientes de que sem afinco, persistência, dedicação, firmeza de ânimo, trabalho assíduo, perseverança não se chega ao sucesso. Na história do conhecimento, existe outra expressão chamada “paciência beneditina” que pode ser assim entendida: só adquire a sabedoria quem é perseverante, constante, firme, inabalável, infatigável, devotado em sua busca. “Alcança quem não cansa”.
Por isso, às vezes, recordar as tradições acadêmicas pode ser um alerta para quem não acredita mais no estudo, mas apenas na fugacidade das imagens que se esvaem e não deixam lembranças duradouras na mente. Para o bom profissional de Relações Públicas não bastam imagens. O fundamental na sua atividade é o conhecimento, o domínio da teoria, do saber fazer. Caso contrário, jamais poderá ser bem-sucedido, pois não é um fabricante de imagens fugidias, mas de conceitos sólidos a respeito das organizações para as quais presta seus serviços.
E conceitos não se formam na opinião pública pela força, mas pelo inteligente trabalho de persuasão desenvolvido de maneira constante junto aos públicos de interesse estratégico das instituições e organizações, que reconhecem no relacionista o profissional capaz de entendê-las e de promovê-las de modo a serem reconhecidas pelos seus valores éticos e pelos benefícios que trazem para as comunidades nas quais atuam.

Professor Dr. Fábio França

Expediente

O Canal RP: informativo eletrônico produzido pelo Núcleo de Produtos e Instrumentos de Comunicação da Agência de Relações Públicas Unidade Experimental da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Seu objetivo é divulgar e promover a atividade profissional, tendo como referencial a qualidade UMESP e seu curso de Relações Públicas.


Equipe de Produção

Editor: Professor Ms. Fábio França (MTB1880)
Revisão: Professora Ms. Débora Marie Tamayose e João E.Teixeira.
Equipe de Redação: Ana Lúcia Molina, Daniel Kazuiti Kaga, Isabella Lopes H. de Freitas, Leonardo Filoso, Leonardo Godoy, Marcus Machado.
Coordenador do Núcleo de Produtos: Prof. Ms. Fábio França CONRERP SP/PR-586
FACULDADE DE JORNALISMO E RELAÇÕES PÚBLICAS
Diretora e Coordenadora do curso de Relações Públicas: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari

E-mail: canalrp@metodista.br

E-mail: agenciarp@metodista.br