Notícias

2ª Jornada de Iniciação Científica e 5° Seminário de Extensão

A Universidade Metodista de São Paulo promove, entre os dias 29 e 31 de maio de 2003, a 2ª Jornada de Iniciação Científica e 5° Seminário de Extensão.
Não perca o período de inscrição, de 2 a 9 de maio, no site www.metodista.br.
Inscreva-se para assistir comunicações orais, conferências, mesas-redondas, seminários, oficinas e demais atividades!
Serão conferidos certificados de participação.

Novidade no Curso de Relações Públicas

Para quem estuda de manhã, não tem sido nada fácil conseguir um estágio. Isso porque as empresas exigem o cumprimento de jornada integral. Pensando nisso, a FAJORP está implantando um novo sistema no curso de Relações Públicas: a partir do próximo semestre, os alunos aprovados no vestibular irão estudar pela manhã somente até o 4° semestre, sendo transferidos para o período da noite nos dois últimos anos. Com essa iniciativa, a FAJORP espera facilitar a vida daqueles que tentam entrar no mercado de trabalho via estágio.

Vestibular 2° Semestre de 2003

A partir de 5 de maio, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo do 2° semestre de 2003. As inscrições poderão ser feitas via internet e nos postos autorizados, até o dia 14 de junho; e nos campi da Metodista, até o dia 23 de junho. A prova será realizada no domingo, dia 29 de junho, das 14 às 18 horas.

A taxa de inscrição é R$ 60,00 e o Manual do Candidato é gratuito.
Informações no site da Metodista.

Leonardo Fraga Godoy
Estagiário do Núcleo de Produtos, I semestre.

 

RP on line

Abertas as inscrições para o concurso de Projetos Experimentais

Estão abertas as inscrições para o Concurso Universitário de Monografias e Projetos Experimentais de Relações Públicas, promovido pela ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas). O concuurso tem por objetivo estimular o aprimoramento da formação acadêmica e incentivar os futuros profissionais a empregar, de forma eficiente e prática, seus conhecimentos teóricos.
Poderão concorrer todos os Cursos de Comunicação que oferecem a habilitação em Relações Públicas, estejam localizados dentro dos limites do território nacional, e que atendam todas as exigências do regulamento.
Poderão ser inscritos monografias ou projetos experimentais, em uma das seguintes categorias: Empresarial, Governamental, Relações Públicas para Públicos Específicos, Valorização da Profissão e Atividades Comunitárias.
As Monografias ou Projetos Experimentais serão avaliados por uma Banca Examinadora, indicada pela Comissão de Cultura da ABRP/SESP.
No último concurso, a Universidade Metodista de São Paulo foi premiada nas categorias Governamental e Atividades Comunitárias.
As inscrições deverão ser feitas na sede da Associação Brasileira de Relações Públicas, até o último dia útil do mês de maio.
Para mais informações acesse o site www.abrpsaopaulo.com.br, ou ligue para (11)3885-8619.

Marcus Vinícius Machado
Estagiário do Núcleo de Produtos, I semestre.

 

Aracaju será sede do XXVII CONBRARP

O XVII Congresso Brasileiro de Relações Públicas será realizado em Aracaju/SE, de 29 a 31 de maio. O objetivo do evento, segundo seus organizadores é “proporcionar o aperfeiçoamento profissional, avaliar o dimensionamento da profissão e contribuir para o surgimento de novas publicações e difusões de trabalhos técnicos, direcionados para as necessidades do mercado, com enfoque no cliente-cidadão, visando à construção de um novo tempo para as relações públicas no Brasil”.
site: www.conbrap.infonet.br


Daniel Kazuiti
Estagiário do Núcleo de Produtos, III semestre.

 

Artigo

Um valioso dossiê sobre relações públicas

A revista Comunicação & Sociedade, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Umesp, publica análises e informações substanciosas sobre temas, produtos e fatos das Ciências da Comunicação. No número 39, elas estão presentes em dois artigos, uma memória, seis resenhas, oito registros de eventos marcantes da área e em resumos de 46 dissertações e dez teses defendidas no Pós-Com em 2002.

São relevantes os dois textos da seção de artigos Investigação sobre as lógicas do comentário social crítico, de José Luiz Braga, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos (São Leopoldo - RS); e A etnografia crítica da recepção, de Veneza M. Ronsini, professora de Telejornalismo da Universidade Federal de Santa Maria (RS).

Mas o grande destaque são os cinco textos do dossiê “Relações públicas e contemporaneidade”, preparados especificamente para essa edição. Segundo a Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari, coordenadora da pauta agendada pelos editores, “eles refletem a inquietação hodierna dos pesquisadores em buscar novos conhecimentos a respeito da disciplina e da prática das relações públicas em diferentes contextos geográficos”.

James E. Grunig, dos Estados Unidos, em A função das relações públicas na administração e sua contribuição para a efetividade organizacional e societal destaca que as relações públicas devem fundamentar-se na estratégia, na simetria e na diversidade. “A prática de tais princípios - diz ele - envolve uma fundamentação mais moral e ética para a área, que tende a ampliar seu papel na construção de relacionamentos sociais mais harmoniosos”.

Em sintonia com esse pensamento, Betteke van Ruler, da Holanda, e Dejan Vercic, da Eslovênia, em Perspectivas européias das relações públicas, sugerem uma reflexão para o enfoque pró-social das relações públicas, "de forma que elas se tornem uma força altamente valiosa e eficaz para resolver conflitos sociais e melhorar as relações no contexto de uma sociedade livre e aberta”.

No cenário brasileiro, Margarida M. Krohling Kunsch, em Tendências da produção científica em relações públicas e comunicação organizacional no Brasil, e Fábio França, em Subsídios para o estudo do conceito de relações públicas no Brasil, revelam a fragilidade dos avanços da produção científica nacional. Os autores “apostam num movimento de acadêmicos e profissionais para estruturar, com novos estudos e novas pesquisas, um corpo de conhecimentos que seja suficiente para caracterizar as relações públicas brasileiras”.

A partir dessas abordagens, Ferrari fez uma densa síntese, classificando-as como novos aportes das relações públicas para o século XXI. “Elas permitem reconhecer a importância dos trabalhos desenvolvidos em distintos países, reforçando a busca pela própria identidade e pelas características locais das relações públicas”, afirma.

Na mesma edição, Mirtes Vitoriano Torres e Waldemar Luiz Kunsch também resgatam, em texto de cinco páginas, a memória dos 50 anos dos primeiros cursos regulares de relações públicas no Brasil, iniciados em 1953 na Fundação Getúlio Vargas.

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O n. 39 pode ser encontrado na Livraria Direta, junto ao Edifício Alpha. Exemplares das edições anteriores podem ser solicitados pelo e.mail editora@metodista.br. Informações sobre assinatura da revista, que é semestral, podem ser obtidas pelo mesmo e.mail ou através do site http://editora.metodista.br/assinaturas.htm.


Prof. Ms. Waldemar Luiz Kunsch

Editor-adjunto de Comunicação & Sociedade


Expediente

O Canal RP: informativo eletrônico produzido pelo Núcleo de Produtos e Instrumentos de Comunicação da Agência de Relações Públicas Unidade Experimental da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Seu objetivo é divulgar e promover a atividade profissional, tendo como referencial a qualidade UMESP e seu curso de Relações Públicas.


Equipe de Produção

Editor: Professor Ms. Fábio França (MTB1880)
Revisão: Professora Ms. Débora Marie Tamayose e João E.Teixeira.
Equipe de Redação: Ana Lúcia Molina, Daniel Kazuiti Kaga, Isabella Lopes H. de Freitas, Leonardo Filoso, Leonardo Godoy, Marcus Machado.
Coordenador do Núcleo de Produtos: Prof. Ms. Fábio França CONRERP SP/PR-586
FACULDADE DE JORNALISMO E RELAÇÕES PÚBLICAS
Diretora e Coordenadora do curso de Relações Públicas: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari

E-mail: canalrp@metodista.br

E-mail: agenciarp@metodista.br

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