Do editor


A publicação deste informativo segue o calendário acadêmico da Universidade Metodista, por isso, deixou de ser enviado a seus leitores no período de férias. Volta hoje a ser publicado quinzenalmente devendo chegar até dezembro aos leitores cadastrados. Nosso esforço continuará a ser dedicado aos temas específicos de RP, razão da existência da publicação. Continuamos de portas abertas para ouvir as opiniões e sugestões que nos forem enviadas e esperamos com a divulgação desta nova série do Canal RP atender às expectativas de quem vem nos acompanhando até o presente.

Homenagem ao professor Dr. Cândido Teobaldo de Souza Andrade

O dia 7 de agosto de 2003 ficará marcado na história das relações públicas no Brasil pelo falecimento do Dr. Cândido Teobaldo de Souza Andrade, quem primeiro lançou o consolidou a atividade de relações públicas no Brasil. Este número é totalmente dedicado à sua memória como homenagem da Faculdade de Jornalismo e de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo que criou, em 2001, o prêmio Dr. Cândido Teobaldo de Souza Andrade que é conferido, no final de cada ano, ao melhor aluno de cada turma que se forma no curso.

Homenagear o Mestre Teobaldo não é tarefa fácil diante da magnitude de sua personalidade e de seus feitos; torna-se quase impossível, no curto espaço desta publicação, descrever o perfil do professor Teobaldo e comentar suas atividades e a obra que nos deixou sobre as relações públicas.

Estamos falando da figura de um pioneiro, o primeiro a conquistar os graus universitários de doutor e livre-docente em Relações Públicas, no Brasil e no mundo. Estamos falando do cidadão brasileiro que, além de dedicação total a sua profissão, lutou pela liberdade, pela paz e pela democracia quando fez parte da força expedicionária brasileira nos campos de guerra da Itália.

No desempenho de sua atividade, fundou o curso de relações públicas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, e formou várias gerações de profissionais e pesquisadores, que hoje ocupam importantes posições no cenário das relações públicas brasileiras. Deu, também, sua contribuição ao curso de Relações Públicas da Universidade Metodista, na fase de sua implantação.

Como pioneiro, o professor Cândido Teobaldo ensinou aos brasileiros os primeiros passos em relações públicas. Graças a sua liderança, criou a Associação Brasileira de Relações Públicas, promoveu a redação e aprovação da Lei 5.377, de 11 de dezembro de 1967, que constituiu a profissão e tornou-se a primeira legislação sobre esta atividade profissional no mundo.

Além de instituir a ABRP, cuidou também de formar toda a infra-estrutura administrativa e organizacional da associação, em nível estadual e nacional.

Em seguida, o professor Teobaldo foi grande animador da profissão, quando promoveu para empresários os primeiros cursos livres de relações públicas no Brasil, que eram ministrados pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo e no Rio de Janeiro, e também, pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, IDORT, com sede em São Paulo.

Ciente de que não bastaria criar a Lei, a ABRP e os cursos de Relações Públicas nas Universidades Brasileiras, o professor Teobaldo foi pioneiro, também, na produção da primeira literatura brasileira sobre relações públicas, editando obras que são, hoje, amplamente utilizadas nos 64 cursos de relações públicas existentes no Brasil, inclusive na Universidade Metodista.

Para que tenhamos uma visão mais fiel do perfil do professor Teobaldo, fazemos aqui um resumo de sua vida profissional e das atividades desenvolvidas no campo das relações públicas.

TITULAÇÃO ACADÊMICA

- Doutor em Comunicações – Relações Públicas, em 15 de outubro de 1975, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

- Livre-docente em Relações Públicas Governamentais, em 28 de dezembro de 1978 também pela ECA/USP.

- Título de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em 14 de maio de 1949.

- Professor Titular da Escola de comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, em 15 de março de 1985.

- Professor de Educação Física da Escola Superior de Educação Física da Universidade de São Paulo, atual Faculdade de Educação Física, em 14 de março de 1940, onde foi também Técnico Desportivo (bola ao cesto e futebol) em 22 de dezembro de 1949.

- Pós-graduado em Ciências Sociais na Fundação Escola Superior de Sociologia Política de São Paulo em 1967.

MONOGRAFIAS E TESES:

- Relações Públicas no governo Estadual – monografia de Administração – 1962.

- Relações Públicas e Interesse Público – tese defendida no Departamento de Relações Públicas e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes da USP em 1973.

- Relações Públicas na Administração Direta e Indireta, defendida no Departamento de Relações Públicas e Propaganda da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, 1978.

LIVROS:

- Para entender Relações Públicas, primeira edição em 1962, segunda edição em 1965, pela Editora Biblos; terceira edição publicada em 1983 pela Editora Loyola, que também publicou a quarta edição em 1993.

- Soldado sem botas: contos. Editora Biblos: São Paulo, 1966.

- Curso de Relações Públicas: primeira edição em 1974; foi seguida de mais quatro edições, sendo a derradeira de 1994, que teve também algumas reimpressões.

- Psicossociologia das Relações Públicas: Editora Vozes, 1975; segunda edição pela Loyola em 1989.

- Le Destin des Relations Publiques - co-autor, Montreal, François L.de Martigny, 1977.

- Dicionário Profissional de Relações Públicas e Comunicação, primeira edição pela Editora Saraiva, 1978 e segunda pela Summus Editorial, 1996.

- Administração de Relações Públicas no Governo: São Paulo; Edições Loyola, 1982.

- Como Administrar Reuniões: São Paulo: Loyola: 1a. edição 1988. segunda edição em 1995.

ARTIGOS:

- Mais de 50 artigos publicados em jornais e revistas do país e do exterior; mais de 80 apostilas e opúsculos sobre diversos temas de relações públicas.

CARGOS DIRETIVOS EM ENTIDADES DE CLASSE:

- Associação Brasileira de Relações Públicas, entidade que ajudou a criar e a consolidar, além de ocupar diversos cargos, assumiu a presidência da associação nas gestões de 1968-1970 e de 1974-1976.

- Foi também presidente do Conselho Nacional da Associação no período de 1972-1974 e de 1976 a 1980.

- Foi Delegado do Sindicato dos Profissionais Liberais de Relações Públicas junto à Confederação Nacional dos Profissionais Liberais, em Brasília, de 1988 a 1989.

- Foi presidente da Federação Interamericana de Associações de Relações Públicas de 1973 a 1975.

TÍTULOS HONORÍFICOS:

- É sócio honorário e benemérito de várias seções da ABRP Nacional e de instituições Latino-americanas dos seguintes países, Paraguai, Uruguai, Colômbia e Panamá.

HOMENAGENS E PRÊMIOS

- Voto de Júbilo e Louvor da Câmara Municipal de São Paulo por seu Doutoramento em Relações Públicas – 1973.

- Diretório Acadêmico da Escola Superior de Relações Públicas, de Recife, PE, denominado como “Diretório Acadêmico Dr. Cândido Teobaldo de Souza Andrade (1973).

- Titulo de Honor de Promotor de Mérito de Relaciones Publicas, da Universidade de Barcelona. (1974).

- Troféu “El Chasqui de Plata”, da Federación Interamericana de Associaciones de Relaciones Públicas (Bogotá, 1973).

- Troféu “Bronce”, do Centro Interamericano de Pesquisa de Documentação de Relações Públicas (Bogotá, 1973.

- Troféu “El Guarany”, da Associação Paraguaya de Profesionales de Relaciones Públicas (Assunción, 1973).

- Medalha “Eduardo Pinheiro Lobo”, da ABRP-Nacional (Rio de Janeiro, 1986).

Esta síntese do currículo profissional do Dr. Cândido Teobaldo de Souza Andrade demonstra que estamos, portanto, diante de um profissional que representa a atividade de relações públicas em toda a sua dimensão; diante de um pioneiro, um empreendedor, e um realizador e de um exemplo para profissionais e estudantes que seguem a carreira de relações públicas.

Prêmio Dr. Cândido Teobaldo.

Em reconhecimento ao Dr. Cândido Teobaldo de Souza Andrade e em sua homenagem, a diretoria do curso de Relações Públicas da Metodista criou em 2001 o Prêmio que traz o seu nome e que é dado, anualmente, ao melhor aluno concluinte de cada turma do curso de relações públicas. A primeira entrega deste prêmio contou com a presença do Dr. Teobaldo, que foi entusiasticamente aplaudido pelos alunos e se manifestou extremamente reconhecido pela homenagem recebida da Metodista. Na ocasião foi-lhe entregue um pergaminho com os seguintes dizeres:

Prêmio Dr. Cândido
Teobaldo
de Souza Andrade

O Prêmio Dr. Cândido Teobaldo de Souza Andrade foi criado, em 2001, pela Coordenação do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, em homenagem e reconhecimento ao Dr. Teobaldo, emérito profissional, pelo pioneirismo na implantação e desenvolvimento da atividade de Relações Públicas no Brasil, na qual destacou-se como o primeiro acadêmico a receber o título de livre-docente na disciplina e, também, pela abertura de cursos, pela autoria maior de obras específicas e pela liderança inconteste da categoria, que projetou nos cenários nacional, latino-americano e internacional.

O Dr. Cândido Teobaldo tornou-se por seu exemplo e por sua obra, a maior referência brasileira em Relações Públicas, razão pela qual a Universidade Metodista confere, com orgulho, seu nome ao prêmio que concede ao melhor aluno do curso de Relações Públicas, distinguido pelo conjunto de notas obtidas ao longo de sua jornada.

São Bernardo do Campo, 7 de dezembro de 2001.

Professora Dra. Maria Aparecida Ferrari
Diretora da Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas
Coordenadora do Curso de Relações Públicas

Novas edições

Em nossas próximas edições, continuaremos a homenagear o Dr. Teobaldo, focalizando alguns aspectos fundamentais de seu perfil como homem, empreendedor; da significação de sua obra para as relações públicas no Brasil e de seu empenho pelas relações públicas no Brasil.


Professor Dr. Fábio França


Expediente

O Canal RP: informativo eletrônico produzido pelo Núcleo de Produtos e Instrumentos de Comunicação da Agência de Relações Públicas Unidade Experimental da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Seu objetivo é divulgar e promover a atividade profissional, tendo como referencial a qualidade UMESP e seu curso de Relações Públicas.


Equipe de Produção

Editor: Professor Ms. Fábio França (MTB1880)
Revisão: Professora Ms. Débora Marie Tamayose e João E.Teixeira.
Equipe de Redação: Ana Lúcia Molina, Daniel Kazuiti Kaga, Isabella Lopes H. de Freitas, Leonardo Filoso, Leonardo Godoy, Marcus Vinícius Machado.
Coordenador do Núcleo de Produtos: Prof. Ms. Fábio França CONRERP SP/PR-586
FACULDADE DE JORNALISMO E RELAÇÕES PÚBLICAS
Diretora e Coordenadora do curso de Relações Públicas: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari

E-mail: canalrp@metodista.br

E-mail: agenciarp@metodista.br

Este boletim é enviado para as pessoas cadastradas. Inclui indicação para ser removido. Portanto, não pode ser considerado SPAM e está de acordo com a nova legislação sobre correio eletrônico, Seção 301, Parágrafo (a)(2)(c), Decreto S.1618, Título Terceiro, aprovado pelo “105º Congresso Base das Normativas Internacionais sobre o SPAM”.

Para não receber mais o Canal RP, basta enviar um e-mail em branco para canalrp@metodista.br