Notícias

Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas lança sua revista acadêmica.

No final do I semestre de 2003, a FAJORP lançou a revista Estudos de Jornalismo e Relações Públicas, cujo objetivo é abrir espaço para a divulgação da produção científica, de pesquisas e estudos de relações públicas e jornalismo, de professores da faculdade e de outros pesquisadores. A revista é de caráter semestral, devendo ser publicada nos meses de junho e novembro de cada ano. Neste primeiro número encontram-se artigos dos professores Maria Aparecida Ferrari, Fábio França e João Evangelista Teixeira (relações públicas) e de Rúbia de Oliveira Vasques, Verônica Aravena Cortez e Marli dos Santos (jornalismo). Complementam o texto resenhas e informações relativas ao tema da nova publicação. Leitura indispensável para profissionais e estudantes do setor de comunicação.

Ficha técnica:
Estudos de Jornalismo e Relações Públicas
Diretora responsável: Maria Aparecida Ferrari
Editor executivo: João Evangelista Teixeira
Editor de relações públicas: Waldemar Luiz Kunsch
Editora de jornalismo: Mônica Pegurer Caprino
Projeto e produção gráfica: Otávio Sanches
Conselho editorial: Arlete Prieto, Fábio França, João Evangelista Teixeira, Maria Aparecida Ferrari (presidente), Mônica Pegurer Caprino, Valdir Aparecido Boffetti, Waldemar Luiz Kunsch.

Calouros fazem a festa

Novo semestre. Novas perspectivas. Clima de festa para receber os calouros do curso de Relações de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo.
Uma rica programação, denominada “Semana de Imersão”, permitiu que os calouros fizessem sua festa: entraram em contato com profissionais da área, conheceram de perto o curso que vão fazer e ainda diversas curiosidades sobre a profissão. Ouviram professores, profissionais, testemunhos de alunos atuais e de ex-alunos que já estão lutando profissionalmente no mercado de trabalho. Afinal, tiveram uma visão completa sobre a atividade, o curso, as disciplinas, a necessidade da capacitação e da aquisição das habilidades exigidas para se tornarem “gestores de relacionamentos”.
Ao todo, 73 novos alunos passaram pela Semana de Imersão e já conheceram a realidade do curso e tudo o que a Universidade Metodista pode lhes proporcionar ao longo dos quatro anos de vida acadêmica. O grupo de estagiários da Agência de Relações Públicas que, sob o comando da Professora Jocélia Maris Mainardi, organizou a recepção dos calouros de relações públicas dá as boas-vindas aos novos colegas e desejam que todos eles encontrem a realização profissional na carreira pela qual optaram.

Estagiários que trabalharam na Semana de Imersão:
Christina Rachel
Cristina Ferrari Vendruscolo
Daniela Cossa
Daniel Kazuiti Kaga
Guilherme Luiz da Silva Mendes
Leonardo Filoso
Leonardo Fraga Godoy
Marcus Vinícius C. Machado
Thaís Alcântara

 

Professor da Metodista apresenta nova conceituação de públicos no VII Seminário Internacional de Comunicação realizado na PUC de Porto Alegre.

A Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, que tem seu campus em Porto Alegre, realizou, nos dias 25 e 26 de agosto, o VII Seminário Internacional de Comunicação. Presentes grandes nomes do cenário acadêmico internacional como os conferencistas Pierre Lévy, Derrick de Kerckhove, Liss Jeffrey, Gaetan Tremblay, vindos de grandes centros acadêmicos internacionais como: Harvard University, University of Toronto, Université Louis Pasteur.
Da Universidade Metodista de São Paulo, compareceu o professor Dr. Fábio França, que apresentou no Grupo de Trabalhos sobre Relações Públicas, coordenado pelo professor Dr. Roberto Porto Simões, uma nova conceituação sobre a definição de públicos em relações públicas. Como resultado de sua pesquisa, o Dr. Fábio França trabalha com uma conceituação lógica de relacionamentos, fundamentada também na hierarquização e nas relações jurídicas dos públicos com a organização. Esta conceituação altera completamente os posicionamentos tradicionais sobre a definição de públicos em relações públicas; é de aplicação universal e determina de maneira precisa cada tipo de público e todas as suas relação com a empresa.

 

Artigo

Estudos: um lançamento para estimular a pesquisa e a reflexão no campo do jornalismo e das relações públicas.

Queixa-se no cenário acadêmico brasileiro da falta de textos fundamentados em pesquisas e do grande número de afirmações genéricas sobre os mais variados temas em muitas áreas do conhecimento. No campo da comunicação, por exemplo, prolifera uma permanente confusão semântica, nascida da pretensão de alguns em querer deixar sua marca por meio de uma suposta “inovação conceitual” para velhos conceitos. Assim, temos comunicação institucional, integrada, mercadológica, aproximativa, corporativa, endomarketing, metacomunicação, transcomunicação e outras expressões que não resistem à uma análise profunda quanto a sua objetividade e cientificidade.
Há, por outro lado, a tendência ao preciosismo intelectual daqueles que pretendem gerar textos para um seleto número de leitores, com o objetivo de somarem pontos na avaliação pelos organismos oficiais. Se virtus est in médio, será possível encontrar uma publicação que atenda ao espírito científico e também ao interesse do graduando?
Concentrando-se nessa via, a Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas (FAJORP) da Universidade Metodista de São Paulo acaba de lançar sua revista que recebeu o significativo nome de Estudos. Mas por que e em que contexto surgiu esse lançamento?
Em primeiro lugar, essa revista vem marcar os 30 anos da criação dos cursos de comunicação (publicidade e propaganda, jornalismo e relações públicas) na Universidade Metodista. Esse evento foi também comemorado pelo lançamento de livros específicos sobre cada curso. À busca por uma conceituação mais profunda sobre Relações Públicas, editou-se Relações Públicas na UMESP: 30 anos de história, de autoria do professor João Evangelista Teixeira. Em seguida, dentro da revista Comunicação e Sociedade (Metodista), publicou-se um dossiê sobre relações públicas, que examina o conceito da atividade nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil.
A nova revista Estudos de Jornalismo e Relações Públicas, FAJORP, Metodista, está voltada para a publicação de estudos e de pesquisas dos professores responsáveis pelo desenvolvimento de uma linha consciente de pesquisas no campo das relações públicas. Reforça a decisão de seus editores de a transformar em um ponto de partida em busca da excelência do ensino, da pesquisa e da extensão. Propõe ser um espaço aberto para a publicação dos textos e das pesquisas dos professores que compõem o quadro docente dos dois cursos e procurará manter uma linha editorial voltada para os pilares da preparação dos alunos para o exercício futuro de cada uma das habilitações que representa.
Com este posicionamento científico-prático, os editores pretendem que Estudos se consolidem como referência inovadora para a reflexão sobre a atividade de relações públicas e do jornalismo, beneficiando professores e alunos.

Professor Dr. Fábio França

 


Expediente

O Canal RP: informativo eletrônico produzido pelo Núcleo de Produtos e Instrumentos de Comunicação da Agência de Relações Públicas Unidade Experimental da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Seu objetivo é divulgar e promover a atividade profissional, tendo como referencial a qualidade UMESP e seu curso de Relações Públicas.


Equipe de Produção

Editor: Professor Ms. Fábio França (MTB1880)
Revisão: Professora Ms. Débora Marie Tamayose e João E.Teixeira.
Equipe de Redação: Daniel Kazuiti Kaga, Leonardo Filoso, Leonardo Godoy, Marcus Vinícius Machado.
Coordenador do Núcleo de Produtos: Prof. Ms. Fábio França CONRERP SP/PR-586
FACULDADE DE JORNALISMO E RELAÇÕES PÚBLICAS
Diretora e Coordenadora do curso de Relações Públicas: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari

E-mail: canalrp@metodista.br

E-mail: agenciarp@metodista.br

Este boletim é enviado para as pessoas cadastradas. Inclui indicação para ser removido. Portanto, não pode ser considerado SPAM e está de acordo com a nova legislação sobre correio eletrônico, Seção 301, Parágrafo (a)(2)(c), Decreto S.1618, Título Terceiro, aprovado pelo “105º Congresso Base das Normativas Internacionais sobre o SPAM”.

Para não receber mais o Canal RP, basta enviar um e-mail em branco para canalrp@metodista.br