nº 68 - 19/02/2004
 

NOTÍCIAS

ANO NOVO, VIDA NOVA, NOVO CANAL RP

Fora do ar desde o dia 15 de dezembro de 2003, o boletim eletrônico CANAL RP, editado pelo curso de Relações Públicas da Universidade Metodista volta a circular quinzenalmente neste início de ano letivo de 2004. Desejamos aos nossos leitores um Feliz Ano Novo e nos colocamos à sua disposição para debater a atividade e as funções de relações públicas. É fácil nos contatar: canalrp@metodista.br. Boa leitura.

Núcleo de Produtos e Instrumentos de Comunicação

 

PREMIADOS OS MELHORES PROJETOS EXPERIMENTAIS DO ANO

Os formandos do curso de Relações Públicas encerraram o ano de 2003 em grande estilo, fazendo a apresentação oficial dos Projetos Experimentais e concorrendo aos prêmios “Talento Metodista” e “Dr. Cândido Teobaldo de Souza Andrade”, criados para reconhecer a qualidade dos projetos da UMESP e valorizar o desempenho pessoal dos alunos durante o curso.
Após o julgamento da Banca Examinadora sobre todos os projetos do ano, foram escolhidos três grupos finalistas, que, no dia 5 de dezembro, reapresentaram seus projetos para uma Banca Especial, composta por professores da UMESP e por profissionais de relações públicas do mercado.
A agência premiada em primeiro lugar foi a Idéias Integradas, que atendeu a ONG Comunidade Inamar; o segundo lugar coube à agência Corporate, que trabalhou para a Clínica Axis; a agência Munire, que teve como cliente a Keiper do Brasil, ficou com o terceiro lugar.
Os três projetos finalistas participarão dos prêmios Expocom/Intercom e ABRP/SP, que acontecerão no decorrer de 2004, tendo nas inscrições subsidiadas pelo curso de RP.
Na mesma noite, foi entregue o Prêmio Dr. Cândido Teobaldo, recebido pela aluna Edna Lira, que obteve as melhores notas durante todo o curso.

Amanda Falchetti – V Semestre

 

7º CONGRESSO BRASILEIRO DE JORNALISMO EMPRESARIAL,
ASSESSORIA DE IMPRENSA E RELAÇÕES PÚBLICAS


Um dos eventos mais importantes para a área da Comunicação Corporativa da América Latina, o Congresso Mega Brasil será realizado nos dias 15 e 16 de abril, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.
As inscrições podem ser feitas por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente, no horário comercial, pelo telefone: (11) 5573 3627 ou pelo e-mail: eventos@megabrasil.com.br .

Priscila Delgado Martins - III Semestre

 

EMPOSSADA A NOVA DIRETORIA DO CONFERP

Os novos Conselheiros e a Diretoria Executiva do CONFERP (Conselho Federal de Relações Públicas) tomaram posse de seus cargos no dia 09 de janeiro, em Brasília. A nova diretoria tem como lema “Nova Gestão: Integração e Trabalho” e é constituída pelos profissisonais: João Roberto Ianhez (Presidente), Jorge Eduardo de Araújo Caixêta (Secretário Geral), Terezinha de Andrade Leal (Tesoureira), Andréia Silveira Athaydes, Djalma Pereira de Carvalho, Francisco Etelvino Biondo, Sebastião Amoedo de Barros e pelos seguintes suplentes: Elaine Terezinha Fleischmann Benfica, Ana Karla Carmo de Melo, Esnel José Fagundes, Márcio Simeone Henriques, Maria Helena Diniz, Mercedes Elizabeth Del Carmen Von Glehn dos Santos, Tupã Gomes Corrêa.
Confira as propostas da nova diretoria no site www.conferp.org.br e colabore para que seus objetivos sejam atingidos, pois afinal, é para você, que acredita nas Relações Públicas, que o Conferp trabalha.

Talita Mendes – III Semestre

 

______________________________________

RP ON-LINE

CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS DA METODISTA GANHA
O PRÊMIO OPINIÃO PÚBLICA

Criado pelo Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas (CONRERP) - 2ª Região - SP/PR, o Prêmio Opinião Pública - POP é o reconhecimento mais cobiçado conferido aos profissionais e empresas de Relações Públicas do país.
Com o objetivo de incentivar a criatividade e reconhecer o trabalho dos profissionais e das empresas que mais se destacaram pelos projetos realizados para seus clientes no ano, o POP chegou à sua 23ª edição em 2003. Nesse ano, entre as grandes empresas premiadas como a Petrobras, Aventis Farma, BASF, Companhia Vale do Rio Doce, Caterpillar, Senado Federal, Companhia Siderúrgica Belgo Mineiro, Sercomtel Telecomunicações, estava o curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, vencedor na categoria “Relações para Públicos Específicos” com o projeto “Relações Paralelas”.
Esse projeto é fruto de um trabalho coletivo de professores e da Agência de Relações Públicas – Unidade Experimental. Entre as diversas atividades que o compõem merecem ser ressaltados os eventos: “Encontro com os Pais de Alunos”, “Oficinas de Relações Públicas”, “Semana de Imersão para os Calouros”, “Encontro com os Clientes dos Projetos Experimentais” e o boletim eletrônico “Relações Paralelas”, que veicula artigos dos professores do curso.
O objetivo principal do Projeto Relações Paralelas é informar aos públicos internos e externos do curso sobre a atividade e as funções de relações públicas e cultivar a aproximação da Universidade com seus públicos especiais: pais de alunos, clientes dos projetos experimentais e comunidade interna. Ao mesmo tempo, o projeto envolve os alunos e motiva-os a entender melhor e a praticar desde a faculdade as atividades de relações públicas.
O POP foi entregue no dia 10 de dezembro pela presidente do CONRERP SP/PR, Terezinha de Andrade Leal, no Itaú Cultural, com a presença de profissionais da categoria. A Metodista se fez representar pela diretora da Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas, Dra. Maria Aparecida Ferrari, acompanhada de professores e alunos do curso premiado.

Leonardo Fraga Godoy – III semestre

 

______________________________________

ARTIGO

Relações Públicas é...

No “P.S. para as relações públicas”, All Ries e Laura Ries apontam a fragilidade de RP diante da propaganda e a submissão dos profissionais de RP aos ditames de marketing, que ficam calados nas reuniões quando o assunto era estratégia de marketing.
E acrescenta: “Muitos profissionais de RP falam em atuar como ombudsman, ou a voz do consumidor dentro da empresa, e não como a voz da empresa em si”.

Depois de reconhecer que os gerentes das empresas estão apenas começando a reconhecer o poder das relações públicas na construção de marcas, diz: “os profissionais de relações públicas têm hoje uma oportunidade única de tomar as rédeas de marketing de seus clientes, de se tornar a principal fonte externa de conselhos de marketing, de se tornar uma força propulsora da construção de marcas. Não é hora para timidez. Não é hora certa para a noiva relutante”.

O próprio All Ries reconhece: “Não vai ser fácil. O pequeno porte e a natureza fragmentada dos negócios de RP são graves limitações. Além disso, o setor de RP está perigosamente dividido entre o papel e a função das relações públicas”.
Comenta, inclusive o autor que quando líderes de relações públicas e a própria Associação Americana de Relações Públicas, ao definirem a profissão, usam muita palavras, mas não se referem a “nenhuma menção ao que consideramos ser a função mais importante de RP: a construção da marca.

E, para insistir na importância da construção da marca, All Ries diz: “Tudo é uma marca. Coca-Cola é uma marca. Estados Unidos da América é uma marca. Relações Públicas é uma marca. E como se constrói uma marca? Tenta-se inserir palavras na mente das pessoas. Coca-Cola é isso aí. Os Estados Unidos são a maior democracia do mundo. Daí o bordão: Liberdade Duradoura. Mas o que é RP?”

Deixando de lado definições tradicionais sobre RP, All Ries afirma: “Tem um trabalho a fazer, talvez o trabalho mais importante de qualquer empresa. Construir uma marca”.
E analisando as funções de RP dentro de uma empresa, All Ries conclui: “Se você não construir uma grande marca, essas funções, por mais bem tratadas que sejam, não ajudarão a empresa a conquistar sucesso”.

“Qualquer um que trabalhe em uma empresa tem que ser um coringa. Talvez tenha de fazer o planejamento, preparar o orçamento, redigir relatórios e dezenas de outras tarefas. Mas nenhuma delas deve distrai-lo do objetivo central de sua especialidade”.
“No caso de RP, a especialidade é a construção da marca”.
(A Queda da propaganda: da mídia para à mídia espontânea. Rio de Janeiro: Campus, 2002, p. 291-294).


Professor Dr. Fábio França


Equipe de Produção

Editor: Professor Ms. Fábio França (MTB1880)
Revisão: Professora João E. Teixeira.
Equipe de Redação: Amanda Falchetti, Leonardo Godoy, Priscila Delgado Martins, Talita Mendes e Tharcila Tecchio.
Estagiária Responsável:
Priscila Delgado Martins
Coordenador do Núcleo de Produtos: Prof. Ms. Fábio França CONRERP SP/PR-586

FACULDADE DE JORNALISMO E RELAÇÕES PÚBLICAS
Diretora e Coordenadora do curso de Relações Públicas:
Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari

E-mail: canalrp@metodista.br

E-mail: agenciarp@metodista.br