nº 73- 02/06/2004

 

EDIÇÃO ESPECIAL

CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS DA UMESP ESTÁ NA INTERNET

Nesta edição especial do Canal RP, anunciamos o lançamento do web site do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista, no dia 25 de maio, no Auditório Sigma da UMESP, com a presença da professora Dra. Maria aparecida Ferrari, diretora da FAJORP, de professores, alunos, convidados e de representantes da UMESP e da General Motors do Brasil, patrocinadora da página. O evento foi marcado pela palestra do empresário Renato Pimazzoni, presidente da Formil Farmacêutica Ltda, que focalizou o tema: Administração por Gestão do Conhecimento.

O projeto desta página foi desenvolvido pelo Núcleo de Produtos e Instrumentos de Comunicação da Agência Experimental do curso a partir do segundo semestre de 2001 e faz parte das comemorações do 30 anos de criação do curso na Metodista. Desde a elaboração do projeto até a sua concretização, foram feitas muitas pesquisas e coleta de dados referentes à atividade de Relações Públicas, agora, disponíveis para professores e alunos da área de Comunicação Social na grande rede internacional de informação.

Este novo website está sendo editado como mídia de caráter acadêmico e tem por objetivo divulgar notícias, estudos, artigos e pesquisas sobre Relações Públicas. Está estruturado em três grandes links: Importante Saber, Na Prática e Seu Espaço, que serão explicados nesta edição. Nesta fase experimental da página, alguns links estão em construção, mas serão desenvolvidos seguindo a programação que faz parte dos trabalhos de manutenção e atualização desse website.
O endereço para conhecê-lo é: www.metodista.br/agenciarp

Priscila Delgado Martins – III Semestre

 

IMPORTANTE SABER

Link que aborda temas de relevância para a profissão, constituído pelos seguintes sublinks:

- Curso: aborda o curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, que enfatiza a teoria contemporânea da atividade e suas técnicas, visando a formação do gestor de relacionamentos dos assuntos públicos e corporativos das organizações.

- Legislação: destaca a lei 5.377 e toda a legislação que regulamenta a profissão, dando espaço também para as Conclusões do Parlamento Nacional, que defende a flexibilização da profissão.

- Códigos de Ética: A ética é o princípio básico de qualquer profissão. Esse sublink apresenta o Código de Ética do CONFERP e alguns dos mais conhecidos códigos de ética que orientam o exercício internacional de Relações Públicas.

- Entidades Representativas: descreve o papel das entidades que representam a atividade, sejam as de caráter oficial (CONFERP, CONRERPs, SINPRORP) ou civil, como a Associação Brasileira de Relações Públicas.

- História da Atividade: esse sublink, em construção, trata das origens e desenvolvimento das Relações Públicas no Brasil, focalizando também sua história internacional.

- Faculdades de Relações Públicas: esse sublink trás a relação das faculdades e cursos superiores de relações públicas do Brasil, segundo levantamento feito pelo Núcleo de Pesquisa da Agência do curso da UMESP.

Carolynne Bonfatti – III Semestre
Fernando Barone – I Semestre

 

NA PRÁTICA

Este link destina-se especificamente aos estudantes de Relações Públicas, focalizando temas de interesse geral como:
- Mercado de Relações Públicas: informações sobre o mercado de trabalho, o perfil do profissional, as exigências atuais da profissão, como ser bem-sucedido e vencedor na carreira escolhida e dicas de marketing pessoal.
- Agências e consultorias de RP: apresenta as principais agências e consultorias de Relações Públicas, nacionais e internacionais, com seus respectivos endereços virtuais.
- Entrevistas: espaço destinado à divulgação de entrevistas feitas com profissionais de Relações Públicas, que tem por objetivo debater a atividade e promover o conhecimento das inovações introduzidas pela prática profissional e funcionar também como estímulo para estudantes e jovens profissionais.
- Personalidades: sublink destinado a descrever o perfil de profissionais da atividade que se destacam por seus trabalhos e pela colaboração que vêm dando às Relações Públicas.
- Premiações: relação dos principais concursos que visam promover estudos sobre a atividade e mostrar os bons resultados alcançados pelos trabalhos realizados estudantes e profissionais.

Christina Raquel das Graças – III Semestre
Leornardo Godoy – III Semestre

SEU ESPAÇO

Esta parte do website é talvez a que mais interessará aos estudantes pelo qualidade e volume de informações de seus sublinks.
- Agência Experimental: focaliza a constituição e o desenvolvimento da Agência do curso de Relações Públicas, que já foi premiada como a melhor do Brasil.
- Biblioteca: fonte maior de informação do website: acervo, bibliografia, artigos, publicações, lançamentos, dicas para estudantes.
- Projetos Experimentais e Monografias: relação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes que apresenta inicialmente os realizados por alunos da UMESP.
- Lançamentos: acompanhamento de inovações e edições de livros sobre Relações Públicas e assuntos afins.
- Glossário: link dedicado à apresentação dos termos específicos de Relações Públicas, estudados sob a ótica da inovação e das novas tendências da atividade.
- Canal RP: reprodução do informativo quinzenal “Canal RP”, editado pelo Núcleo de Produtos e Instrumentos de Comunicação.
- Fórum: espaço ainda em preparação destinado ao estabelecimento de debates abertos sobre Relações Públicas.
- Contato: Espaço para a comunicação com os responsáveis pela página, receber informações, sugestões, elogios e críticas.

Amanda Falchetti – V Semestre

______________________________________

ARTIGO

POR QUE O WEBSITE DO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS DA UMESP?

A idéia de construir uma página virtual dedicada à atividade de Relações Públicas, sob a responsabilidade do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista, surgiu em 2001 como uma das ações comemorativas dos 30 anos de criação dos cursos de Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, que foram realizadas em 2002. Do que foi programado, conseguimos lançar o livro “Relações públicas na UMESP: trinta anos de história”, de autoria do professor João Evangelista Teixeira, que focaliza a formação do curso, sua estruturação e as inovações que introduziu, colaborando para a história da própria atividade no Brasil. Lançamos também a revista “Estudos de Jornalismo e Relações Públicas”, publicação da Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas, dedicada à divulgação da produção científica dos professores e alunos e ao debate de temas específicos dos cursos da FAJORP.

Quem trabalha com a produção de sites para a Internet conhece bem as dificuldades que isso representa. Planejamento, estrutura da engenharia da página, pesquisas, estudos, composição de equipes de trabalho, corpo de redatores, ao lado de outras preocupações como o financiamento da página para que possa, não só aparecer na Internet, mas para que seja alimentada, desenvolvida e atualizada de modo a conquistar o interesse dos internautas.

Essas dificuldades aumentam quando está em jogo objetivos puramente acadêmicos, o renome do curso e da própria Universidade Metodista. Afinal, conseguimos equacionar o projeto de modo a torná-lo viável a ponto de o estarmos lançando hoje. Animou-nos, ainda, na criação dessa página, o fato de ser pioneira no meio acadêmico, uma vez que não nos consta a existência de website similar na Internet, gerada por outros cursos de Relações Públicas. São conhecidos os sites das Universidades, limitados em grande parte à divulgação institucional e à promoção de seus vestibulares.

Essa página virtual, programada de maneira ampla, focaliza não só o curso da Metodista, mas o mundo das Relações Públicas pelo volume de informações que oferece a quem quiser consultá-la.

A preocupação fundamental é com a originalidade de sua concepção, de seus textos, e sua apresentação profissional em suas propostas e nas orientações que possa oferecer a professores e alunos. Espera-se preservar essa originalidade e os aspectos acadêmicos pela excelente seleção de material, qualidade de textos e dos comentários sobre os temas abordados e pela permanente atualização da página, fatores que devem distinguir sua presença na Internet.

Os objetivos da página estão formulados em propostas bem precisas:
- Ser fonte permanente de informação e promoção das Relações Públicas como processo, atividade profissional, função e profissão liberal, dedicada aos relacionamentos com os públicos e à gestão dos assuntos públicos das organizações.
- Estimular a produção de pesquisas e de textos especializados sobre Relações Públicas pelos professores e alunos da UMESP e dar conhecimento público desse trabalho.
- Divulgar a visão contemporânea das Relações Públicas e contribuir para a mudança de paradigmas sobre essa atividade no Brasil.
- Criar oportunidades de treinamento dos estagiários da Agência de Relações Públicas e dos demais alunos do curso na produção de textos acadêmicos e na utilização das atuais técnicas de multimídia e de comunicação.
- Criar espaço para debates sobre os temas profissionais e abrir um canal interativo com o público universitário e profissional.
- Divulgar o curso de Relações Públicas, suas atividades e projetar na opinião pública o conceito de qualidade do ensino da Universidade Metodista de São Paulo, em especial na área de Relações Públicas.

Os públicos de interesse imediato da home page são representados pelo mundo acadêmico das Relações Públicas – professores, alunos e profissionais com os quais a página deseja manter intensa interatividade por meio de parcerias e intercâmbios.

Para estabelecer essa troca de idéias, nada melhor, nos dias de hoje, do que a utilização da Internet, a super-estrada da informação e o instrumento de comunicação global, acessada por milhões de pessoas. O uso dessa estrada da comunicação permitirá estabelecer a interatividade do curso da Metodista com as entidades da categoria, com os profissionais e com todos, ou parte, dos cursos que são oferecidos pelas 72 faculdades de Relações Públicas existentes em nosso país.

Espera-se que essa iniciativa contribua para despertar o interesse dos jovens profissionais pelas Relações Públicas como atividade profissional e profissão necessária, hoje mais do que nunca, para atender às necessidades de relacionamento bem dirigido das organizações com os seus públicos estratégicos.

A página, identificada pela presença da marca da Universidade Metodista, caracteriza-se como originária da Agência Experimental e do Curso de Relações Públicas. É um produto da Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas da UMESP e, como tal, é de responsabilidade da diretoria da FAJORP, que estimulou e patrocina sua criação com o apoio da Universidade.

A concretização dessa página deve-se ao patrocínio da General Motors do Brasil a quem agradecemos na pessoa do seu Diretor de Comunicação, o dr. Pedro Luiz Dias. Nosso agradecimento estende-se ainda à Universidade Metodista, em especial ao Departamento de Tecnologia e Informática e à Assessoria de Comunicação Social, não apenas pelo apoio, mas também pela hospedagem dessa página no domínio da Umesp.

Professor Dr. Fábio França

INFORME-SE MAIS SOBRE RELAÇÕES PÚBLICAS!

ACESSE O NOVO SITE DE RELAÇÕES PÚBLICAS DA METODISTA E O SITE DO SINDICATO DOS PROFISSIONAIS LIBERAIS DE RELAÇÕES PÚBLICAS NO ESTADO DE SÃO PAULO.

www.metodista.br/agenciarp

www.sinprorp.org.br


Equipe de Produção

Editor: Professor Ms. Fábio França (MTB1880)
Revisão: Professor João E. Teixeira.
Equipe de Redação: Amanda Falchetti, Leonardo Godoy, Fernando Barone, Priscila Delgado Martins, Carolynne Bonfatti.
Estagiária Responsável:
Priscila Delgado Martins
Coordenador do Núcleo de Produtos: Prof. Ms. Fábio França CONRERP SP/PR-586

FACULDADE DE JORNALISMO E RELAÇÕES PÚBLICAS
Diretora e Coordenadora do curso de Relações Públicas:
Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari

E-mail: canalrp@metodista.br

E-mail: agenciarp@metodista.br

Este boletim é enviado para as pessoas cadastradas. Inclui indicação para ser removido. Portanto, não pode ser considerado SPAM e está de acordo com a nova legislação sobre correio eletrônico, Seção 301, Parágrafo (a)(2)(c), Decreto S.1618, Título Terceiro, aprovado pelo “105º Congresso Base das Normativas Internacionais sobre o SPAM”.

Para não receber mais o Canal RP, basta enviar um e-mail para canalrp@metodista.br com o assunto "cancelar assinatura".