N°77 - 02/09/2004

NOTÍCIAS

RPCOM CONQUISTA O 1º LUGAR NA INTERCOM

A participação do curso de relações públicas da Universidade Metodista de São Paulo no XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação rendeu prêmios para sete dos nove projetos enviados. O grande destaque foi o RPCom, boletim do curso elaborado pelos alunos do VI semestre, que conquistou o 1º lugar na Categoria House-Organ.
Os outros premiados foram:

Categoria: Newsletter Digital

Título: Canal RP
Líder da Equipe: Priscila Delgado Martins
Orientador: Prof. Dr. Fábio França
Colocação: 2º lugar

Título: Relações Públicas Website
Líder da Equipe: Leonardo Fraga Godoy
Orientador: Prof. Dr. Fábio França
Colocação: 3º lugar

Categoria: Agência Jr./Experimental

Título: Agência de Relações Públicas Unidade Experimental
Líder da Equipe: Jaqueline Masetto
Orientador: Prof. Ms. Jocéli Maris Mainardi
Colocação: Menção Honrosa

Categoria: Projeto Experimental Empresarial

Título: Clínica Axis
Líder da Equipe: Edna Lira
Orientador: Prof. Denize Guazzelli
Colocação: 2º lugar

Categoria: Projeto Experimental Institucional

Título: Comunidade Inamar
Líder da Equipe: Daniele de Oliveira
Orientador: Prof. Ms. Jocélia Maris Mainardi
Colocação: 2º lugar

Título: Instituição Cláudio Amâncio
Líder da Equipe: Leninne Freitas
Orientador: Prof. Dr. Fábio França
Colocação: Menção Honrosa

Destaque também para o curso de Jornalismo que conquistou os seguintes prêmios:

Agência de Jornalismo
Colocação: 1º lugar

Vídeo orientado pelo Prof. Valdir Boffetti
Colocação: 1º lugar

Trabalho orientado pelo Prof. Jorge Tarquini
Colocação: 2º lugar

Carolynne Bonfatti – IV semestre


ESTAGIÁRIA FALA SOBRE INTERCOM

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação promove todos os anos o Congresso Intercom. Sua XXVII edição está acontecendo na Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul em Poro Alegre, com o tema “Comunicação , acontecimentos e memória”.
Este congresso tem importância fundamental para o desenvolvimento da comunicação social, pois conta com a participação de profissionais, professores e pesquisadores nacionais e internacionais que oferecem a nós, estudantes, uma extraordinária oportunidade de troca de idéias e experiências e, principalmente, de reflexão sobre a profissão que escolhemos.
Como estagiária da Agencia de Relações Publicas da Umesp aguardava com grande ansiedade a vinda para Porto Alegre, pois é minha primeira participação em um evento de tal importância.
Na consolidação de congressista, pude ampliar minha rede de relacionamento pessoal e conhecer as novas formas de pensar a comunicação.
O contato com profissionais de sucesso me tranqüiliza quanto ao fato de ter escolhido a profissão certa.

Cláudia Moreno – III semestre

______________________________________

 

RP ON LINE

REESTRUTURAÇÃO DA MARCA CORPORATIVA LEGO

Recentemente a imagem corporativa da Lego, quarta maior fabricante de brinquedos do mundo, de origem Dinamarquesa, foi repensada e reintegrada à tradição da empresa.
As discussões iniciais se concentravam na fragmentação da marca, na perda de reputação entre certos segmentos de consumidores e nos esforços incoerentes para gerir a marca.
Para a reconstrução mundial da marca Lego, a organização reformulou toda sua estratégia, inclusive de Publicidade e de Relações Públicas.
O processo de reestruturação da marca contou com quatro ciclos, sendo o primeiro voltado para definir a marca corporativa e relacioná-lo com visão corporativa, o segundo vincular a visão à cultura e á imagem, o terceiro promover o comprometimento das partes interessadas com a cultura e imagem e por fim a última etapa integrar visão, cultura e imagem.
Após a reestruturação, a solução dos conflitos em cada um dos ciclos permitiu à empresa trabalhar sua marca corporativa.

Marcela Sanches – III semestre

Fonte: Revista HSM Management - Julho/Agosto 2004


NOVA ERA DE MERCADO, NOVO FOCO DE TRABALHO: A NOVA PREOCUPAÇÃO DAS EMPRESAS AGORA É COM A IMAGEM

Anos atrás, as empresas trabalhavam sob dois aspectos com relação às oportunidades do mercado: controle de custos e aumento de lucros. Seguiu-se a Era Industrial, em que todas as decisões eram tomadas nas fábricas, para uma economia comandada pela percepção dos consumidores.
Na última década, o mundo dos negócios assistiu a uma das maiores revoluções de sua história: a excelência no relacionamento com os clientes e trabalhar com funcionários satisfeitos passou a ser o grande viés de investimentos das empresas.
Casos como o da empresa brasileira Alpargatas, que saiu da bancarrota só pelo reposicionamento do seu principal produto, as Havaianas, são exemplos de como a criatividade e a preocupação com uma boa imagem podem mudar os rumos de uma empresa, independente do seu porte.
Lançada em 1962, a sandália chegou aos anos 90 com uma imagem desgastada; tinha-se a idéia de que os maiores consumidores do produto eram as classes C e D.
A virada de jogo ocorreu com sucessivos lançamentos, campanhas com celebridades e um programa internacional de relações públicas.
Assim, o produto que era feito para o consumidor de baixa renda tornou-se referência e passou a ser vendido em grandes butiques como a Galeries Laffayette, em Paris.
Resultado: em 2003, foram vendidos 112 milhões de pares de Havaianas, sendo que destes, 5,3 milhões para 60 países. Com essa reviravolta, a Alpargatas alcançou um faturamento de 38% só com as vendas das “legítimas”.
Ao focar aspectos como relacionamento com clientes, motivação dos funcionários mantendo-os satisfeitos, estabelecimento de uma boa convivência com a imprensa e antecipação a possíveis crises, as empresas do século 21 estarão não só trabalhando para a constante renovação de seus produtos e serviços, como também estarão dando a si próprias uma grande chance de serem os “Top of Mind” de seus mercados de atuação.
A popularização da tecnologia, que se tornou acessível a todos, fez com que o consumidor se tornasse muito mais exigente; hoje em dia, como a qualidade dos produtos em geral é a mesma, o iferencial fica por conta das ações e projetos além- produto desenvolvidos pelas empresas.

Christina Rachel - IV Semestre

Fonte: EXAME Melhores e Maiores - Julho 2004

_____________________________________

 

ARTIGO

DIRETORA DA FACULDADE DE JORNALISMO E RELAÇÕES PÚBLICAS ABORDA, NA INTERCOM, O DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS NOS PAÍSES DO MERCOSUL

Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari

A Coordenadora do Curso de Relações Públicas e Diretora da Fajorp, Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari, proferiu palestra na XXVII Intercom, que se realiza, de 30 de agosto a 3 de setembro, em Porto Alegre, na Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Ao abordar o tema “O desenvolvimento das Relações Públicas nos países do Mercosul: histórico e trajetória da atividade”, a professora propôs uma reflexão sobre o desenvolvimento da profissão com o objetivo de identificar os elementos da história que influenciaram a trajetória da atividade em cada um dos países membros do tratado e desenvolver um debate crítico que ajude a compreender a importância da atividade na sociedade contemporânea.

Em função da escassez de literatura específica sobre o tema, tanto no Brasil como nos demais países do Mercosul, Ferrari teve que desenvolver pesquisa, utilizando-se das variáveis desenvolvidas por Vercic (1998) que são os sistemas político, econômico e cultural; o relacionamento com a mídia e a importância dos grupos de ativistas, para identificar os elementos que influenciaram o desenvolvimento e a trajetória das relações públicas nesses países. Utilizando as mesmas variáveis, desenvolveu estudos de como está estruturado o ensino da atividade nos países pesquisados, procurando estabelecer um paralelo entre a crise na educação com o débil perfil que tem a atividade na sociedade e no contexto organizacional.
Após apresentar um histórico da profissão, contextualizado nas três variáveis de Versic, a professora Ferrari concluiu sua palestra afirmando que, com exceção do Brasil e a seguir da Argentina, os demais países ainda não conseguiram legitimar as relações públicas como uma atividade estratégica. Falta-lhe apoio das entidades e associações de classe para atuar junto aos empresários e estudos que produzam conhecimento científico para apoiar a atividade.

 

INFORME-SE MAIS SOBRE RELAÇÕES PÚBLICAS!

ACESSE O NOVO SITE DE RELAÇÕES PÚBLICAS DA METODISTA E O SITE DO SINDICATO DOS PROFISSIONAIS LIBERAIS DE RELAÇÕES PÚBLICAS NO ESTADO DE SÃO PAULO.

www.metodista.br/agenciarp

www.sinprorp.org.br


Equipe de Produção

Editor: Professor João Evangelista Teixeira (MTB1253)
Revisão: Professor João Evangelista Teixeira e Professor Dr. Fábio França
Equipe de Redação: Carolynne Bonfatti, Christina Rachel Cardoso das Graças, Marcela Sanches
Estagiária Responsável:
Carolynne Bonfatti
Coordenador do Núcleo de Produtos: Prof. Dr. Fábio França CONRERP SP/PR-586

FACULDADE DE JORNALISMO E RELAÇÕES PÚBLICAS
Diretora e Coordenadora do curso de Relações Públicas:
Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari

E-mail: canalrp@metodista.br

E-mail: agenciarp@metodista.br

Este boletim é enviado para as pessoas cadastradas. Inclui indicação para ser removido. Portanto, não pode ser considerado SPAM e está de acordo com a nova legislação sobre correio eletrônico, Seção 301, Parágrafo (a)(2)(c), Decreto S.1618, Título Terceiro, aprovado pelo 105º Congresso Base das Normativas Internacionais sobre o SPAM.

Para não receber mais o Canal RP, basta enviar um e-mail para canalrp@metodista.br com o assunto "cancelar assinatura".